Veleiros de Santos e região conquistam 1ª competição de Vela de Oceano após a quarentena

Por: Redação -
20/08/2020

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1ª etapa da Copa ICS Regatas de Percurso, realizada no Guarujá (SP), teve a estreia positiva do sistema de tracking, o rastreamento de barcos criado pela ABVO

O Iate Clube de Santos, no Guarujá (SP), sediou, no último fim de semana, em parceria com o Clube Internacional de Regatas e a ABVO (Associação Brasileira Veleiros de Oceano), a 1ª etapa da Copa ICS Regatas de Percurso. A competição foi a primeira de Vela de Oceano no Brasil após a quarentena que paralisou os eventos da modalidade desde meados de março por conta da Covid-19. Ao todo foram 17 barcos na raia nas classes ORC, IRC e RGS.

Na classe ORC, o barco Asbar IV, de Jonas Penteado, do Iate Clube de Santos, foi o campeão por apenas um segundo de diferença diante do Chroma Lexus, com o King, de Fernando Faccio, em terceiro.

“Esta primeira etapa da Copa ICS de Regatas de Percurso reabriu o calendário com otimismo e muita disputa. Largamos com o tempo completamente fechado, chuva, ventos médios e um mar de onda que perdurou durante todo o percurso. Nós do Asbar IV fomos o primeiro na ORC com apenas um segundo de diferença do Lexus/Chroma, mas também já perdemos regatas por dois segundos ou seja, faz parte do jogo”, disse Jonas Penteado que velejou de máscara e só lamentou não poder confraternizar com os amigos após as disputas, algo tradicional dos eventos de Vela de Oceano, mas eliminado por conta dos protocolos contra a Covid-19. “Ouso dizer que velejar com a máscara não foi tão incômodo quanto o fato de não encontrar os amigos na confraternização pós regata que embora não acontecendo, não diminuiu a satisfação de todas as tripulações em velejar”.

Na classe IRC, o barco Bravo, do Clube Internacional de Regatas, de Santos (SP), foi o vencedor com tripulação paulistana apenas 10 segundos a frente do Inaê 40 e 27 segundo do Asbar IV que fechou o pódio.

O comandante do barco campeão, o paulista Jorge Berdasco, destacou: “Foi com grande expectativa, bateu aquele friozinho na barriga. Depois de quase seis meses sem regatas, tivemos oportunidade de treinar pela primeira vez e competir. Para nós do Bravo, um Skipper 30 (30 pés e o menor barco da IRC na regata), o mar ruim, atrapalha muito. Adotamos a estratégia de deixar o barco bem “solto” e, ao final, o resultado foi excelente. O equilíbrio pode ser visto na súmula, onde os quatro primeiros estão separados por 2 minutos. Contamos com vários barcos muito bons e competitivos”, apontou Berdasco comentando sobre o protocolo seguido pela organização na luta contra o coronavírus. “Cuidados e procedimentos por conta da pandemia da Covid: ainda é bem preocupante essa questão da saúde e tomamos os cuidados com todos os tripulantes. Usamos as máscaras na montagem/preparação do barco. Um de nossos tripulantes optou por manter a quarentena”.

Na classe RGS foram duas disputas com para o H3+ do comandante santista Carlos Rato: “Essa regata Ilha das Cabras é uma das mais importantes aqui em Santos, juntamente com Arvoredos,Laje de Santos e Laje da Conceição. Essa foi muito especial, principalmente pelo retorno as regatas como foi muito disputada. Tivemos alguns barcos de fora,como Xamã da Ilhabela, Beleza Pura de Ubatuba e outros. Muito boa regata”. O segundo lugar ficou com o Beleza Pura 2 e o terceiro com o Viva.

Na Cat 2, o troféu ficou com o Gaia III deixando o Pit-Go em segundo e o Ronin em terceiro.

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Estreia do sistema de rastreamento de tracking para regatas 

A competição teve o teste positivo do sistema de rastreamento dos veleiros em tempo real através do aplicativo de celular chamado RaceQS criado por Bayard Neto, comandante do Inaê 40.

“A adesão foi excelente! Quase 100% dos barcos foram rastreados. Um ou outro deve ter encontrado problemas na configuração, alguns deixaram o telefone solto no barco e, como o mar estava muito mexido, interfere muito na movimentação do avatar do tracking. Mas foi uma experiência bacana e estamos aprendendo novas funcionalidades todo dia”, disse Bayard.

“Achei muito válida a experiência. É um sistema muito funcional e ajuda quem quer acompanhar à distância e nós que estamos em competição. Acessamos durante a regata e o tracking se mostrou mais uma ferramenta para a navegação”, apontou Berdasco aprovando o sistema.

Mario Martinez, comodoro da ABVO e comandante do Rudá, que competiu na regata, salientou a importância do sistema e do retorno às competições: “É uma novidade criada pelo Bayard com total apoio da ABVO e que foi aprovada pelos velejadores e já confirmamos o uso dela nas próxima regata em Ubatuba. É um facilitador para o público acompanhar a regata e os familiares dos velejadores. Quem competiu pode analisar após as regatas e trabalhar para futuras táticas em disputas posteriores. Nós da ABVO estamos muito felizes com a competição que atendeu todo o protocolo de distanciamento, velejadores de máscara em terra e sem confraternização ao término da mesma para atender a este momento atípico que vivemos no Brasil e no mundo. Estamos muito felizes em poder voltar a competir e oferecer provas para nossos velejadores que estavam com saudades das disputas no mar”.

Confira os Resultados da competição:

ORC

1 – Asbar IV – ICS – 2h11min38s

2 – Chroma Lexus – ICS – 2h11min39s

3 – King – ICS – 2h14min55s

4 – Xamã – YCI – 2h30min49s

IRC

1 – Bravo – CIR – 2h45min18s

2 – Inaê 40 – Pier 27 – 2h45min28s

3 – Asbar IV – ICS – 2h45min45s

4 – Rudá – CIR – 2h47min21s

5 – King – ICS – 2h47min42s

6 – Xamã – YCI – 3h10min33s

RGS

1 – H3+ – 2h39min34s

2 – Beleza Pura 2 – 2h53min47s

3 – Viva – 3h21min37s

4 – Fugaz – 3h29min35s

5 – Squalus 1 – 4h08min33s

Cat 2

1 – Gaia III – 2h08min24s

2 – Pit GO – 2h08min28s

3 – Ronin – 2h23min58s

4 – Pitanga – 2h58min30s

5 – Pelicano – Não completou

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