Velas do Brasil


A vela foi o segundo esporte que mais trouxe medalhas olímpicas para o Brasil (17 no total), além de inúmeros títulos mundiais, porém era muito difícil encontrar um material que contasse toda a história do esporte no país. A escritora Maria Elizabeth Labouriau, no entanto, conseguiu reunir muito mais que isso.
No livro Velas do Brasil, da Essential Idea Editora, ela descreve desde o surgimento da primeira flotilha, a criação do primeiro Yacht Clube e a participação do primeiro brasileiro em um campeonato internacional, até as medalhas olímpicas de 2008, prestando uma justa homenagem àqueles que sempre incentivaram o esporte, como Peter Dirk Siemsen, coordenador e patrocinador do livro, Eduardo Souza Ramos, entre outros.
Nas 500 páginas do livro é possível encontrar a história das principais classes do país, como Pinguim, Guanabara, Carioca, Brasil, até as olímpicas como Finn e 470; história de campeonatos e regatas contadas pelos próprios velejadores; um acervo bem grande de fotos, além de um glossário muito rico com termos náuticos e explicações sobre barcos e vento.
“Este é um registro histórico super importante, pois registra o início da vela no Brasil, visita os principais centros vélicos e entrevista vários velejadores. Nele a autora busca mostrar que a história da vela é contínua e segue sendo escrita”, afirmou Nelson Ilha, velejador, juiz de regata e personagem do livro.
Foto: Fotolia/Divulgação
Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Batizada de DolphinGemma, plataforma foi treinada com dados comportamentais de golfinhos-pintados-do-Atlântico
Símbolo do Velho Chico, embarcação centenária se prepara para retomar travessia entre Pirapora e Juazeiro
Bianca Colepicolo defende o potencial do turismo das águas e sua integração com as linhas de ações institucionais
Proprietário surpreendeu estaleiro italiano com o pedido durante a construção do gigante, agora ainda mais personalizado
Solução liga Ilha Lefkada ao continente grego sem impedir o trânsito nas águas