Velejadora do Criloa coloca sua casa para competir em Ilhabela


O barco Criloa, inscrito na Semana de Vela de Ilhabela na categoria dos Clássicos, é literalmente a casa da comandante Carina Joana, que vive sozinha no 35 pés. A velejadora comprou em 2016 a embarcação, um Impala de Sparkman & Stephens, construído em 1973 na Itália. “Ele é barco, ele é casa, é aquela prisão cheia da liberdade que preciso. O Criloa é o meu lugar no mar”. A primeira experiência do Criloa em regatas com Carina Joana de comandante foi na segunda etapa da Copa Suzuki, que ocorreu no mês de junho de 2017, no mesmo local das provas da Semana de Vela de Ilhabela.
“Viver a experiência de um evento náutico tão animado! Me ver parte desse grupo. Aprender, aprender, aprender! Sobre regatas, manobras cada vez mais bem feitas pela tripulação, sobre abrir, fechar e dar um belo jibe no balão!!! O principal, simples e objetivo objetivo é … velejar, e velejar bem! Não tem nada melhor que isso!”, disse Carina Joana. “A Semana de Vela de Ilhabela representa um espaço de testes e descobertas. É uma competição, sobretudo, comigo mesma. Quero me ver velejando melhor a cada regata, mais integrada ao meu barco e mais segura”.
Carina Joana falou mais a respeito do evento. “Participo da classe dos Clássicos. É uma disputa linda e leve, entre amigos. Não penso em ganhar a regata em posição, meu pódio é outro. Quando a gente entra na disputa pra viver a regata a sensação sempre é de ganhar, e vamos, no decorrer dessa semana identificar nossos”.
Uma curiosidade sobre o Criloa é que o barco participou da regata Cape to Rio em 1976 com uma tripulação feminina. Em 2015, Carina Joana fez sua primeira Semana de Vela de Ilhabela tripulando o veleiro Marisco, comandado na época pela Renata Liu.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Embarcação de 70 metros da Vripack ainda busca impulsionar a indústria com projeto 100% em código aberto
Animais marinhos foram flagrados na região fluminense neste domingo (13); Veja imagens!
Jornada de 83 dias que virou série passou por surpresas, testou a tripulação em desafios e precisou de muito planejamento
Competição reúne atletas profissionais, medalhistas olímpicos, amadores e cruzeiristas de 19 a 26 de julho
Projeções foram feitas com base no cenário mais otimista de aquecimento global. Entenda os impactos