Veleiro comandado por franceses confirma título da Multi50 na Transat Jacques Vabre


O vencedor da Transat Jacques Vabre Normandie Le Havre na classe Multi50 foi o barco Groupe GCA Mille et un Sourires, comandado pelos franceses Gilles Lamiré e Antoine Carpentier. A dupla completou a regata de 8 mil quilômetros entre Le Havre, na França, e Salvador, na Bahia, em 11 dias, 16 horas, 34 minutos e 41 segundos.
O multicasco cruzou a linha de chegada na madrugada desta sexta-feira (8) e como manda a tradição da competição, os velejadores foram recebidos com fogos de artifício, camarão, frutas e caipirinha no píer do Terminal Turístico da Bahia.
A média de velocidade do Groupe GCA Mille et un Sourires foi de 15,50 nós ou 28,71 km/h. “Quando partimos, já estávamos cansados, é uma desvantagem quando sabemos que devemos entrar no ritmo imediatamente. A semana em Le Havre foi intensa! Tivemos problemas para entrar na regata, mas confiamos no barco!”, disse Gilles Lamiré.
O barco assumiu a liderança após a passagem pelas Ilhas Canárias e conseguiu ampliar a vantagem para os outros dois concorrentes nos ventos indecifráveis dos Doldrums, zona perto da Linha do Equador.
O segundo colocado ao que tudo indica será o Solidaires en Peloton – ARSEP, que deve concluir a prova na Baía de Todos-os-Santos até o início da tarde desta sexta-feira (8). O Primonial saiu da briga pela vitória após fazer um pit-stop em Cabo Verde e só deve completar a Transat Jacques Vabre Normandie Le Havre no sábado (9).
Foi a primeira conquista de Gilles Lamiré na Transat Jacques Vabre. Já Antoine Carpentier confirmou seu segundo título na regata internacional. Em 2017, a bordo do VandB, o velejador francês fez dupla com Maxime Sorel na vitoriosa campanha da Class40. O barco leva o nome de duas instituições francesas. O Grupo GCA é o principal distribuidor da Toyota e Lexus no país, com 56 concessionárias.
Já a Mille et Un Sourires, tradução para o português de mil e um sorrisos, é uma associação sediada na Bretanha (Saint-Marcel, Morbihan) que atende crianças com deficiência, doentes terminais e familiares. A linha de ação da entidade é “devolver sorrisos às crianças enfermas.
A Transat Jacques Vabre Normandie Le Havre largou em 27 de outubro de Le Havre, na Normandia francesa com 59 barcos, um recorde para a competição. A prova reúne 11 nacionalidades na temporada 2019, a 14ª da história. São três classes na disputa: Class40, Multi50 e IMOCA. A competição também é conhecida como Rota do Café por parar em um país produtor da comoditie.
Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!
Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones
Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização (redacao@nautica.com.br). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Brinquedo de luxo da CudaJet promete sensação próxima ao que seria um voo humano. Assista em ação!
Natural do Oceano Atlântico, animal já foi encontrado nas águas do Brasil, do México e dos EUA
Pilotos elegeram destinos paradisíacos durante o verão europeu para curtir recesso no meio da temporada
Desastre aconteceu durante um treino após falha na engrenagem. Equipe não participará da disputa neste final de semana
Além das embarcações, estande da marca estará recheado de produtos das linhas Adventure e Eletric. Confira os valores!