Visita ilustre em Ilhabela
Baleias jubartes tornaram-se espectadoras privilegiadas da Regata Ilha de Toque-Toque, abertura da Semana de Vela de Ilhabela para a classe C30 neste domingo (3). O barco Katana Portobello, de Florianópolis, venceu a prova de percurso que começou com vento fraco, de quadrante nordeste, em torno de cinco nós. No início da tarde o vento rondou para sul e a intensidade chegou a oito nós. O diretor de Meio Ambiente do Yacht Club de Ilhabela (YCI), Júlio Cardoso registrou o salto de uma das baleias.
A disputa pela primeira colocação foi acirrada entre o Katana Portobello (César Gomes) e a tripulação paulista do Caiçara (Marcos Cesar). A mesma situação prevaleceu entre o atual campeão brasileiro e da Semana de Vela, Loyal (Marcelo Massa), e Zeus Sailing Team (Inácio Andersen) na briga pelo terceiro lugar. Em seguida, +Realizado, Kaikias, Barracuda e Caballo Loco cruzaram a linha de chegada, respectivamente. A regata desta segunda-feira (4) também será válida pelo Grand Prix de C30.
“Fomos agraciados com a presença das baleias junto à Ilha de Toque-Toque, enquanto travávamos disputa acirrada com o Katana pela liderança da regata”, comentou o comandante do Caiçara, Marcos César. Para o timoneiro do Caballo Loco, as jubartes tornaram-se a principal atração do dia. “Na ida para Toque-Toque optamos por velejar no meio do canal e ficamos para trás. Não conseguimos nos recuperar, mas em compensação fomos contemplados com o espetáculo proporcionado por três baleias à nossa frente”, relatou Mauro Dottori.
Disputam Semana de Vela, Grand Prix e Campeonato Brasileiro: Caballo Loco (Mauro Dottori), Caiçara (Marcos de Oliveira César), Loyal (Marcelo Massa), Kaikias (Felipe Echenique), Barracuda (Humberto Diniz) e +Realizado (José Luiz Apud), todos de São Paulo, além dos dois barcos de Florianópolis: Zeus (Inácio Vandersen), campeão em 2014, e Katana (Cesar Gomes). O Loyal defende os títulos, Brasileiro e da Semana de Vela, ambos conquistados em 2015, enquanto o Caiçara é o atual campeão do Circuito Ilhabela. Nesta segunda-feira (4) haverá regata especial para convidados a bordo.
Foto: Marcos Méndez / SailStation
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Estrutura feita originalmente para equipar um navio HMS Destroyer ainda fica próxima a ponto marcante da franquia de Harry Potter
Prevista para fevereiro, unidade estará às margens do Rio Capibaribe, em complexo que possui marina de classe internacional
Brasil tem defasagem de vagas para barcos em marinas, impactando turismo e empregos
Gesto é de grande valor para cientistas, que ainda pouco sabem sobre comportamentos da espécie ameaçada
St. Petersburg Boat Show 2025 estreia nesta quinta-feira (16), nos Estados Unidos, com estaleiro pernambucano