Volvo em Itajaí

Por: Redação -
19/04/2015

Uma regata em slow-motion e bem diferente do que geralmente ocorre na costa de Itajaí, litoral de Santa Catarina. A In-port Race brasileira, prova que antecede a próxima etapa da Volvo Ocean Race, teve ventos fracos, quase nulos, que dificultaram a vida das seis equipes que participaram da regata deste sábado (18). A vitória ficou com a equipe holandesa do Team Brunel, que aproveitou uma pequena briza e cruzou em primeiro depois de mais de uma hora de prova.

A regata teve de tudo, menos vento. Já começou atrasada em 10 minutos e quando largou, não passava de 6 nós. O movimento das ondas e a merreca testavam a paciência dos atletas. O Team SCA e o Abu Dhabi, reforçados por ídolos do esporte brasileiro como Torben Grael e Cafu, respectivamente, começaram melhor e se revezaram na ponta. O Dongfeng chegou a pular na frente quando literalmente o vento sumiu, mas foi o Team Brunel que terminou em primeiro lugar.
O resultado colocou os holandeses em primeiro lugar na tabela do campeonato paralelo das regatas locais. Os pontos não entram na classificação geral e serão usados apenas em caso de desempate.
“É uma maneira de começar bem a próxima perna. Tivemos mais sorte no fim e vencemos. Os nossos velejadores fizeram um bom trabalho”, disse Bouwe Bekking, comandante do Team Brunel. A equipe venceu pela primeira vez um In-port Race, mas mesmo assim lidera o campeonato.
Segundo colocado, o Abu Dhabi Ocean Racing também caiu para segundo no geral das inports, mas lidera o evento que realmente vale. Com o pentacampeão Cafu a bordo, os árabes se mostraram bastante contentes com o desempenho numa regata incomum. “Geralmente a gente não corre provas com quase nada de vento. Mesmo assim valeu”, disse Ian Walker. Já o convidado do futebol gostou do que viu, mesmo boiando por mais de uma hora. “Adorei e faria outra vez. O segundo lugar foi uma homenagem pra mim. O número dois é o da minha camisa”, brincou Cafu.
Com Torben Grael de consultor a bordo, as meninas do Team SCA mostraram que têm timming de regata e estão na briga. O resultado poderia ter sido melhor, mas a equipe pagou uma punição e perdeu o pódio, terminando em quarto. “O trabalho delas foi muito bom, tudo muito controlado, sem gritaria e afobação. A força não é igual a dos homens, mas a quantidade de meninas supera. Elas manejam bem o barco”, disse Torben Grael.
“Conseguimos velejar bem mais uma vez. É ruim dar um 360 e pegar uma punição, claro, mas o vento também caiu bastante, deixando tudo mais difícil. Lutamos até o final”, explicou a holandesa do Team SCA, Carolijn Brouwer.
Quem quase não foi pra in-port por problemas no mastro foi o MAPFRE. O barco espanhol com o brasileiro André ‘Bochecha’ Fonseca a bordo. “Nosso objetivo era dar de presente uma vitória para Itajaí. O vento acabou na largada e não apareceu. Tinha onda e os barcos balançam bastante. Nossa modalidade é assim. Estamos acostumados, faz parte”, contou o brasileiro André ‘Bochecha’ Fonseca.
A largada para Newport, nos Estados Unidos, está marcada para o domingo (19), às 14h. Acompanhe tudo ao vivo no site www.volvooceanrace.com
Resultado da regata In-port de Itajaí:
1º – Team Brunel
2º – Abu Dhabi Ocean Racing
3º – Dongfeng Race Team
4º – Team SCA
5º – MAPFRE
6º – Team Alvimedica
Team Vestas Wind – DNS
Classificação geral das In-port Races:
1º – Team Brunel – 15 pontos
2º – Abu Dhabi Ocean Racing – 16 pontos
3º – Team SCA – 20 pontos
4º – Dongfeng Race Team – 21 pontos
5º – Team Alvimedica – 26 pontos
6º – MAPFRE – 30 pontos
7º – Team Vestas Wind – 44 pontos

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Boat Show anuncia o calendário 2024 de eventos com grandes novidades

    Salvador e Brasília entram para o circuito dos maiores salões náuticos do país; coquetel reuniu players do mercado nesta quinta (2), no Rio Boat Show

    Nova lancha da Ross Mariner exposta no Rio Boat Show é sucesso do estaleiro e boa opção de modelo de entrada

    Até o quarto dia de salão, oito unidades da nova 190 Pro Series foram comercializadas; lancha sai a partir de R$ 147 mil

    GB Yachts apresenta catamarã com propulsão elétrica da Fountaine Pajot no Rio Boat Show

    Sócio e diretor comercial da GB Yachts, Bruno Scotelaro apontou principais destaques do barco à equipe de NÁUTICA; veja

    Confira quem passou pelo lounge de NÁUTICA no 4º dia de Rio Boat Show 2024

    Espaço vip da Revista Náutica conta com visitas ilustres na 25ª edição do salão náutico

    Inédito no Brasil, veleiro Dufour 41 é destaque da CL Barcos no Rio Boat Show 2024

    Com ampla boca e pé direito alto, novidade importada da França apresenta recursos atrativos para o público