Watercraft X-01: o iate trimarã mais incrível que você já viu

05/01/2022

A curiosa embarcação que você vê aqui talvez jamais seja produzida — por enquanto, é fruto, apenas, da imaginação dos projetistas da DRF Designer, de Moscou, que nem barcos constrói. Mas é uma pena, porque a ideia é pra lá de original: com visual exclusivíssimo, o Watercraft X-01 foi concebido para ser um iate trimarã movido por energia solar, antecipando o design e tecnologias que estarão presentes no nosso dia a dia em um futuro não muito distante — possivelmente a partir do ano 2030.

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Com foco em inovação e na abertura de novos horizontes, a DRF Designer imaginou um iate que atendesse aos muito ricos que exigem de uma embarcação muito mais que o conforto. A começar pela corrida pela produção de embarcações cada vez mais “limpas”, ou seja, que não emitam monóxido de carbono, um dos gases responsáveis pelo aquecimento global, daí os painéis solares em sua superestrutura.

Pelas imagens, dá para notar também que o Watercraft X-01 terá uma estrutura de catamarã, com dois cascos laterais e uma e um convés central flutuante (que nunca toca na água). A área reservada ao pouso de um helicóptero, na proa, revela que o barco terá dimensões enormes, embora a DRF não tenha divulgado o seu comprimento.

As estruturas laterais não só ajudarão a impulsionar a embarcação, mas cada um dos cascos apresenta grandes escotilhas laterais, que seriam as entradas na cabine, ou garagens para os chamados brinquedos náuticos. Na ponta de cada casco está programada a instalação de jacuzzis pessoais, grandes o suficiente para um grande número de hóspedes.

A julgar pelas proporções do iate, até dez pessoas podem tomar relaxar ali ao mesmo tempo. A área embaixo do heliporto foi ocupado por uma linda piscina coberta, com espaço no entorno para ser usado como um local de festa.

Quanto ao casco central, flutuante, a única maneira de suspendê-lo seria criando aquela construção de barbatana vista na parte traseira do barco. A frente da estrutura está suspensa por dois braços, que fazem a ponte com os cascos laterais.

Quanto à propulsão, a presença de grandes painéis solares acima do convés deixa claro que o trimarã pretende ter o mínimo de impacto de carbono possível na atmosfera, atendendo às pressões ambientalistas. Por enquanto, é só projeto. Mas, se ganhar forma, será novidade muito bem-vinda. Se dará certo, só o tempo dirá. Mas só aparência já vale o like, né?

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