Yamaha Rightwaters lança programa de reciclagem de plástico

Por: Redação -
20/08/2021

Trabalhando em conjunto com a Nexus Fuels, de Atlanta, e Tommy Nobis Enterprises, de Marietta, no estado norte-americano da Geórgia, a Yamaha Rightwaters pretende devolver mais de 4,5 toneladas de polietileno e folhas de plástico de polipropileno aos seus materiais básicos antes do final do ano. A ação servirá como uma prova de conceito para um programa nacional planejado para reduzir o desperdício de plástico nos cursos de água do país.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

Funcionários da Yamaha discutiram o projeto em detalhes para uma audiência de conservacionistas, pescadores e legisladores na Kenai Classic Roundtable on Recreational Fishing, em 18 de agosto de 2021.

“O apoio da Yamaha à ação de conservação começou há quase três décadas com a Kenai River Sportfishing Association (KRSA) e seus esforços para conservar o Kenai e outros rios no Alasca”, disse Martin Peters, que lidera as iniciativas de sustentabilidade para a Yamaha US Marine Business Unit. “A tradição de conservação levou à criação do programa de sustentabilidade Yamaha Rightwaters em 2019, e é mais apropriado que anunciemos nossa mais recente iniciativa Yamaha Rightwaters durante a Kenai Classic Roundtable on Recreational Fishing, um evento fundado pela KRSA e Yamaha em 2013 como um fórum nacional para discutir as questões e políticas que afetam a pesca recreativa”.

“A água impulsiona todos os programas da Yamaha Rightwaters”, continuou Peters. “Criamos a Yamaha Rightwaters para resolver problemas que afetam a água limpa da qual todos dependemos. Polietileno e polipropileno constituem grande parte do lixo plástico em nossos oceanos, afetando a vida marinha que ali vive. Vemos esse esforço para manter os plásticos fora de nossos oceanos e aterros sanitários, e um passo para garantir estoques sustentáveis ​​e saudáveis ​​de peixes em nossos rios e oceanos”.

Leia também

» Emirates Team New Zealand vai construir barco movido a hidrogênio

» Biólogo desenvolve técnica de reflorestamento de corais no mar do Caribe

» Ilha de arquipélago vulcânico do Caribe é uma das mais sustentáveis do mundo

A Yamaha desenvolveu um programa de logística reversa para devolver as capas de proteção de alguns construtores de barcos, revendedores varejistas e duas de suas instalações de produção de barcos, Skeeter Boats, de Kilgore, no Texas, e Yamaha Jet Boat Manufacturing, de Vonore, no Tennessee. Os materiais serão enviados para Tommy Nobis Empresas, que vão separar plásticos recicláveis ​​de outros materiais, como zíperes de plástico, cordões e ilhós. A Tommy Nobis Enterprises enviará então o material – conhecido como matéria-prima na indústria de reciclagem – para a Nexus para processamento em matérias-primas, que variam de gases a ceras. Essas matérias-primas serão utilizadas para outros produtos.

“Os esforços de sustentabilidade da Yamaha Rightwaters estão empurrando a indústria naval para um novo plano de conservação, e a equipe Nexus está otimista e entusiasmada com esta iniciativa de reciclagem de plásticos”, disse Jean Jordan da Nexus Fuels. “Esperamos que juntos possamos validar este programa piloto e expandi-lo em um futuro próximo”.

“Quando vimos o  processo de pirólise do Nexus em funcionamento no ano passado, ficamos entusiasmados e sabíamos que esta era a melhor solução possível para esses materiais, alguns dos quais são difíceis de reciclar com outros métodos porque são uma mistura dos dois materiais, ambos polietileno e polipropileno”, disse Peters. “Nexus é a única operação que comprovou de ponta a ponta que pode pegar economicamente os resíduos plásticos da Yamaha Marine e convertê-los em polímero circular virgem com parceiros como Chevron Phillips e Shell Chemical”.

“Claro, há um custo”, disse ele. “Parte do objetivo do piloto é determinar como reduzir o custo da logística reversa para que possamos criar um programa nacional para todo o sistema”, finalizou.

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Boat Show anuncia o calendário 2024 de eventos com grandes novidades

    Salvador e Brasília entram para o circuito dos maiores salões náuticos do país; coquetel reuniu players do mercado nesta quinta (2), no Rio Boat Show

    Nova lancha da Ross Mariner exposta no Rio Boat Show é sucesso do estaleiro e boa opção de modelo de entrada

    Até o quarto dia de salão, oito unidades da nova 190 Pro Series foram comercializadas; lancha sai a partir de R$ 147 mil

    GB Yachts apresenta catamarã com propulsão elétrica da Fountaine Pajot no Rio Boat Show

    Sócio e diretor comercial da GB Yachts, Bruno Scotelaro apontou principais destaques do barco à equipe de NÁUTICA; veja

    Confira quem passou pelo lounge de NÁUTICA no 4º dia de Rio Boat Show 2024

    Espaço vip da Revista Náutica conta com visitas ilustres na 25ª edição do salão náutico

    Inédito no Brasil, veleiro Dufour 41 é destaque da CL Barcos no Rio Boat Show 2024

    Com ampla boca e pé direito alto, novidade importada da França apresenta recursos atrativos para o público