Mãos à obra: Angelo exibe talento de marcenaria em novo episódio do veleiro Bravura
Barco que será motorizado por Yanmar recebe piso de madeira, anteparas na cozinha e mais espaço para mobília interna


Cada vez mais o sonhado barco a vela vai ficando menos alumínio e mais madeira. No 13º episódio de “Construção do Veleiro Bravura”, que estreará hoje no Canal Náutica do YouTube, às 20h, Angelo troca a máquina de solda pela serra esquadrejadeira, arregaça as mangas e avança na mobília interna da embarcação, que será motorizada por Yanmar.
Quase um doce lar: veleiro Bravura recebe revestimento interno e teste de quilha
Haja braço! Angelo Guedes molda tubos “na mão” em novo episódio de Veleiro Bravura
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A diferença da parte de dentro do barco é notória se comparado ao episódio anterior. Esqueça os alumínios por toda parte: Angelo fez questão de encaixar o chão de madeira — que ainda será revestido — , montar os tanques de água e o camarote de proa, além de ainda deixar um bom pé-direito de aproximadamente 1,93 metro.


Aos poucos, a parte interna vai parecendo cada vez mais uma “casinha” — até espaço para um futuro fogão foi criado. Conforme explicou Angelo, os móveis foram planejados, mas tiveram que passar por pequenos ajustes, mas nada que tirasse o sono do construtor amador.
Entretanto, uma dificuldade persegue Angelo durante o 13º episódio. Para mobiliar a parte interna, ele precisa construir as peças na sua garagem e trazê-las, de alguma maneira, para dentro do Bravura. Isso tudo com o paranaense vindo de uma recente cirurgia no joelho.


Exemplo disso foi a porta de entrada do camarote de popa, que era muito grande para entrar no veleiro da maneira “convencional”. Para contornar esse problema, Angelo produziu o item dentro da própria embarcação, onde improvisou uma mesa de trabalho e fabricou tudo ali mesmo.


No 13º episódio do Veleiro Bravura, Angelo também instala as anteparas da cozinha e as reveste com laminado de pet, 100% sustentável e conhecido por garantir alta resistência a impactos, umidade e água.
Do lado de fora da embarcação, pouca coisa mudou. A quilha ainda falta ser revestida de chumbo e o convés do veleiro Bravura está bem bagunçado. Mas esse é um problema que promete ser resolvido nos próximos capítulos.
Impulsionado pela Yanmar
Não que Angelo Guedes precisasse de um incentivo ainda maior para realizar o seu sonho. Mas, com o apoio da fabricante de motores Yanmar, tudo ficou mais fácil — pelo menos no quesito motorização.


O equipamento que será o “coração” do Veleiro Bravura é o Yanmar 3JH40, tido como o menor motor marítimo diesel common rail interno do mundo em termos de deslocamento, dimensões e peso.
Com 3 cilindros, o motor oferece uma potência de 40mhp, que, segundo a marca, permitirá que novos proprietários de barcos de lazer menores se beneficiem, pela primeira vez, das vantagens de eficiência e desempenho, por conta da tecnologia de injeção de combustível CR gerenciada eletronicamente.


De acordo com a Yanmar, a tecnologia common rail do 3JH40 oferece consumo mínimo de combustível e níveis de ruído e emissão excepcionalmente baixos, que resultam numa operação praticamente sem fumaça e odor.
O 3JH40 de quatro tempos refrigerado a água é a solução ideal para novas construções e aplicações de repotenciação, especialmente para pequenos barcos a motor, saveiros, embarcações comerciais leves e veleiros monocasco — como é o caso do Bravura.
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Para não perder nenhum episódio dessa épica jornada, inscreva-se no Canal da Náutica no YouTube e ative o sininho. Assim, você sempre será notificado quando um vídeo estrear — não só da “Construção do Veleiro Bravura”, mas também de outras produções NÁUTICA.
A série terá episódios novos toda terça-feira, às 20h (horário de Brasília). Embarque nessa aventura com a gente!
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