28ª edição

O renomado velejador Amyr Khan Klink, 61 anos, confirmou sua participação na 28° edição da Refeno, com partida marcada para o dia 24 de setembro, a bordo da embarcação Paratii 2, de 96 pés. Conhecido por sua originalidade no design, o veleiro pesa entre 75 toneladas a 110 toneladas (cheio). Nenhum peso na embarcação é “morto”, ou seja, não há chumbo para o seu equilíbrio e nenhum tipo de cabo. A estabilidade fica por conta dos dois mastros de fibra de carbono e da hidrodinâmica do casco, que é como o resto do barco que é de alumínio.
A estrutura do Paratii 2 foi feita com alumínio aeronáutico, enquanto a área externa do barco leva um alumínio naval especialmente desenvolvido para a embarcação, bem como a solda. Essa liga leva magnésio na composição. Isso o protege da corrosão e dispensa pintura, evitando, portanto, a poluição do mar.
Além de velejar, em seu currículo, Amyr Klink carrega a realização de mais de 2,5 mil palestras no Brasil e no exterior e tem mais de 30 anos de experiência neste setor. Em suas palestras, alguns assuntos abordados são inovação, liderança, motivação, criatividade e estratégia.
Além disso, Klink é autor de cinco livros. O primeiro deles, lançado em 1985, é denominado de “Cem dias entre Céu e Mar”. Parati entre dois pólos (1992); As Janelas do Paratii (1993); Mar Sem Fim (2000); e Linha D’Água (2006), completam as publicações de sua autoria.
Foto: Divulgação
Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingwww.nautica.com.br
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Feita à mão, embarcação de mogno com estilo clássico foi construída por antigo restaurador de barcos Riva
As "ondinhas" formadas pelos barcos parecem inofensivas, mas são perigosas
Navegação noturna envolve mais riscos e exige o dobro de atenção no posto de comando; confira
Equipamento pode ter diferentes formas e adequações; saiba qual faz mais sentido para o seu barco
As obras poéticas de Aude Bourgine pretendem despertar admiração pela natureza e o desejo de protegê-la