43ª Regata Ciaga

Por: Redação -
08/09/2015

O Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) convida todas as classes de vela para a XLIII Regata a Vela CIAGA, que será disputada no dia 12 de setembro, em Niterói. O evento, que acontecerá na enseada de São Francisco, no Clube Naval Charitas, contou com a presença do medalhista olímpico Torben Grael, que palestrou aos alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) no seu lançamento, em 27 de agosto.

O velejador contou um pouco da sua história e transmitiu aos futuros profissionais do mar experiências que os jovens alunos poderão levar para a vida embarcada. “Somos todos irmãos através do mar”, enfatizou Torben. Além do campeão olímpico, a noite trouxe duas velejadoras da Marinha do Brasil, as Terceiro-Sargentos Juliana Senftt e Gabriela Nicolino, que estarão disputando a próxima Olimpíada, em 2016, no Rio de Janeiro.

Durante a apresentação foi realizada a entrega de Distintivos da Ordem dos Veleiros, destinados a alunos, militares e civis que prestaram valiosos serviços ao Grêmio de Vela da EFOMM (GVEFOMM). Este ano, os agraciados foram o Comandante do CIAGA, Contra-Almirante Gilberto Cezar Lourenço, o velejador Torben Grael, o Comandante do Corpo de Alunos da EFOMM, Capitão-de-Fragata Gilmar e os militares do Departamento de Formação Marinheira do Centro de Instrução.

O Comandante do CIAGA ressaltou que o evento foi uma oportunidade ímpar aos jovens alunos. “O mar nos aproxima, eu sempre disse isso. O Brasil foi descoberto por velejadores. É inegável que nossos velejadores estão levando a nossa Bandeira por todo o mundo. A proximidade da vela com a Marinha Mercante não poderia ser esquecida. Aqui no CIAGA forjamos os alunos para as dificuldades no mar e a Marinha do Brasil, com muito esforço, mantém essa estrutura”, concluiu o Almirante Lourenço.

Foto: Divulgação

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Vírus gigante encontrado no Ártico pode amenizar efeitos do aquecimento global

    Estudo aponta que o organismo, mil vezes maior do que o vírus da gripe, consegue desacelerar o derretimento do gelo; entenda

    Estrada de pedra de 7 mil anos atrás é registro da história no fundo do Mar Adriático

    Cerâmicas e outros artefatos encontrados no local são vestígios que podem ter pertencido a antiga civilização de Hvar, na Croácia

    Curtir paisagens com água diminui a frequência cardíaca, apontam estudos

    Efeito positivo da água sobre a pressão arterial foi comprovado em três experiências com humanos

    Estaleiro holandês Feadship lança seu primeiro superiate movido a energia solar

    Embarcação de 59,5 metros representa mais um passo da marca rumo ao objetivo de ser neutra para o clima até 2030

    Mestra levará seu maior barco ao Marina Itajaí Boat Show 2024

    Estaleiro estará no evento náutico com três opções de lanchas que vão de 29,5 pés a 35 pés