43ª Regata Ciaga

O Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) convida todas as classes de vela para a XLIII Regata a Vela CIAGA, que será disputada no dia 12 de setembro, em Niterói. O evento, que acontecerá na enseada de São Francisco, no Clube Naval Charitas, contou com a presença do medalhista olímpico Torben Grael, que palestrou aos alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) no seu lançamento, em 27 de agosto.
O velejador contou um pouco da sua história e transmitiu aos futuros profissionais do mar experiências que os jovens alunos poderão levar para a vida embarcada. “Somos todos irmãos através do mar”, enfatizou Torben. Além do campeão olímpico, a noite trouxe duas velejadoras da Marinha do Brasil, as Terceiro-Sargentos Juliana Senftt e Gabriela Nicolino, que estarão disputando a próxima Olimpíada, em 2016, no Rio de Janeiro.
Durante a apresentação foi realizada a entrega de Distintivos da Ordem dos Veleiros, destinados a alunos, militares e civis que prestaram valiosos serviços ao Grêmio de Vela da EFOMM (GVEFOMM). Este ano, os agraciados foram o Comandante do CIAGA, Contra-Almirante Gilberto Cezar Lourenço, o velejador Torben Grael, o Comandante do Corpo de Alunos da EFOMM, Capitão-de-Fragata Gilmar e os militares do Departamento de Formação Marinheira do Centro de Instrução.
O Comandante do CIAGA ressaltou que o evento foi uma oportunidade ímpar aos jovens alunos. “O mar nos aproxima, eu sempre disse isso. O Brasil foi descoberto por velejadores. É inegável que nossos velejadores estão levando a nossa Bandeira por todo o mundo. A proximidade da vela com a Marinha Mercante não poderia ser esquecida. Aqui no CIAGA forjamos os alunos para as dificuldades no mar e a Marinha do Brasil, com muito esforço, mantém essa estrutura”, concluiu o Almirante Lourenço.
Foto: Divulgação
Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Navegação noturna envolve mais riscos e exige o dobro de atenção no posto de comando; confira
Equipamento pode ter diferentes formas e adequações; saiba qual faz mais sentido para o seu barco
As obras poéticas de Aude Bourgine pretendem despertar admiração pela natureza e o desejo de protegê-la
Local foi inundado há 64 anos para a construção da barragem hidrelétrica e hoje recebe mergulhadores
Embarcação offshore se chama SOV 7017, e foi a grande novidade da construtora Damen em evento na Holanda