43º Campeonato Brasileiro de Standard e 4.7 termina na capital paulista


O 43º Campeonato Brasileiro de Laser Standard e 4.7 terminou neste sábado, 21, na capital paulista. Alex Veeren, de Santa Catarina, foi o campeão da classe Standard, com 13 pontos perdidos. A regularidade foi a grande arma de Alex nesta competição que, pelo número reduzido de regatas, não permitiu que os velejadores descartassem nenhum resultado. Alex venceu a primeira regata da competição e seguiu entre os cinco primeiros nas outras três regatas válidas para o campeonato.
O segundo lugar ficou com João Pedro Oliveira, do Rio de Janeiro. Phillipp Grochtmann, do Rio Grande do Sul, completou o pódio. “As condições foram difíceis e as regatas foram muito disputadas, eu o Caveirinha (João Pedro) terminamos a competição com poucos pontos de diferença e velejamos em níveis bem parecidos, mas no final meus resultados foram melhores. Estou feliz muito e satisfeito com o resultado”, comenta Alex Veeren.
A regularidade nos resultados também foi o ponto forte de Andrey Godoy, do Paraná, que conquistou o bicampeonato brasileiro na classe Laser 4.7. O velejador, que se despede da classe para ingressar na Laser Radial, venceu duas regatas e terminou as outras duas em segundo lugar. Nicolas Bernal, atual campeão brasileiro de Optimist, e Pedro Bomeisel, ambos do YCSA, sede da competição, completam o pódio nas segunda e terceira colocações respectivamente. “Ainda disputo mais um campeonato de 4.7, o Sul-Americano, mas este é o meu último brasileiro na classe e foi muito bom me despedir com esse título”, conta Andrey Godoy.
São Paulo, que sedia pela primeira vez um Campeonato Brasileiro de Laser, se despede da grande festa da classe com uma de suas marcas mais forte, a garoa. “Foi um campeonato longo e bastante difícil de ser completado por conta da falta de vento. Ainda assim, acreditamos que a competição foi um grande sucesso para a classe Laser do Brasil todo. Quem veio para cá pode se reunir com amigos, que há muito não participavam de um Brasileiro de Laser, e ainda conferir a nova geração que promete continuar a tradição da classe. Enfim, foi uma grande festa”, comentou Nicolas Garcia, novo presidente da Assossiação Brasileira da Classe Laser (ABCL) e organizador do campeonato.
O 43º Campeonato Brasileiro de Laser reuniu as classes Radial, 4.7 e Standard durante 13 dias no Yacht Clube de Santo Amaro, na zonal Sul da capital paulista. Foram 130 atletas na raia da Represa de Guarapiranga, berço de grande atletas da vela como Robert Scheidt. A classe Laser Radial teve Martin Lowy (YCSA) e Gabriel Kidd (ICRJ) como grandes campeões. O próximo Campeonato Brasileiro de Laser já tem local certo para acontecer, o Yacht Clube da Bahia, em Salvador, em janeiro de 2018.
Fotos: Rosângela Oliveira
Confira os melhores classificados após duas regatas:
Laser Standard
1º Alex Veeren, 13 pontos perdidos
2º João Pedro de Oliveira, 15 pp
3º Phillipp Grochtmann, 23 pp
4º Felipe Echenique, 24 pp
5º Ricardo Bittencourt, 25 pp
Laser 4.7
1º Andrey Godoy, 6 pontos perdidos
2º Nicolas Bernal, 21 pp
3º Pedro Bomeisel, 22 pp
4º Luiz Otávio Correia, 23 pp
5º Tiago Monteiro, 26 pp
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Embarcação da Majesty Yachts, dos Emirados Árabes Unidos, permite que proprietário adapte áreas de popa, flybridge e proa
Turistas poderão realizar passeios sem desembarcar ainda no 1º semestre; região abriga lobos e leões-marinhos
Em homenagem à imensidão azul, NÁUTICA preparou lista onde a água doce é destaque
Especialista no turismo das águas, Bianca Colepicolo explica como cidades podem se preparar para se tornar destinos náuticos
1ª aparição do casal após a modelo dar à luz ao terceiro filho foi no barco do estaleiro brasileiro, que estará no Rio Boat Show 2025