8ª Etapa da Copa Paulista agitou a represa de Guarapiranga no último fim de semana

Por: Redação -
09/08/2017

A 8ª Etapa da Copa Paulista, organizada pelo Yacht Club Paulista (YCP), movimentou a Represa Guarapiranga no último fim de semana e ajudou mais de 100 velejadores em 75 embarcações a enfrentar o frio de São Paulo (SP). Divididas em duas raias, 11 classes correram até quatro regatas impulsionadas pelo vento sueste entre 8 e 12 nós, sob temperatura de 14°C. A nona etapa está prevista para Santos, nos dias 2 e 3 de setembro.

As classes mais numerosas foram: Optimist, com 25 barcos; Snipe, com 21 e Laser, com 11 participantes. Vencedor na categoria mista da Snipe na sétima etapa ao lado da esposa Gisele, Jonas Chorociejus afirmou que a classe passa por momento especial. “Estamos revivendo os tempos gloriosos da Snipe na Guarapiranga. Além da quantidade de barcos, a competitividade nos motiva a cada regata”, disse o velejador do YCP.

A intensa movimentação da classe no YCP, serviu inclusive como incentivo para as mulheres, que há dois anos criaram o grupo Divas da Snipe, tornando-se assíduas frequentadoras das raias da Guarapiranga. “Devido à sincronia entre velejadores e a direção da classe, cada dia mais presente e ativa, estamos resgatando as décadas de 1970 e 80, quando a Snipe dominava a represa. É um dos barcos mais populares no Brasil e no mundo por oferecer alto rendimento a custo reduzido”, justificou Chorociejus.

A classe Optimist, porta de entrada para a vela, vem recebendo atenção particular na Copa Paulista pela missão de formar esportistas, o que tem motivado pais e filhos. Depois de receber a medalha de ouro da etapa anterior, Pedro Iglesias falou sobre a opção. “Gosto de velejar porque me inspira. Eu quero ser velejador e talvez ir para a Olimpíada. A vela também me ajuda a desestressar na escola”, contou o velejador de 11 anos, representante do Yacht Club Santo Amaro (YCSA).

O palestrante Kalim Zappa apresentou aos velejadores, técnicas de Mindfulness (atenção plena), técnica de meditação que propõe a integração da mente, corpo e ambiente. “Pude sentir uma ressonância de energias positivas no YCP. Foi motivador o pedido dos velejadores para novas atividades de Mindfulness no clube”, avaliou o instrutor formado pela Oneness University, da Índia e pela Santa Fé University of Arts and Design, dos Estados Unidos.

Após a palestra, a velejadora Geórgia Bruder, filha do tricampeão mundial de Finn, Joerg Bruder, interessou-se pelo novo método de autoconhecimento. “Sempre procurei meditar, mas não conhecia o Mindfulness. Nunca havia experimentado a sensação de sair um pouco de mim para sentir o campo ao meu redor. Pode ser aplicado antes das regatas”. Geórgia é integrante das Divas da Snipe e compete na Copa Paulista em dupla com Paola Prada Lorenzi, vice-comodoro do YCP.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Boat Show de Itajaí terá lancha escolhida por tetracampeão das 500 milhas de Indianápolis

    Mestra 212, escolha de Hélio Castroneves, será um dos quatro barcos da Mestra Boats no salão náutico que acontece em julho

    Copa do Mundo: estádio que recebeu a Inglaterra tem navio pirata de 31 metros

    Estrutura no Raymond James Stadium, do Tampa Bay Buccaneers, dispara “canhões”, fumaça e confetes ao melhor estilo estadunidense de celebrar

    Nautispecial faz 30 anos e revela cuidados para conservar seu barco

    Empresa brasileira especializada em limpeza náutica alerta para os riscos da maresia e reforça a importância de produtos próprios para barcos

    O amor está no mar: veja os destinos preferidos dos casais neste Dia dos Namorados

    Segundo ranking do Tripadvisor, oito dos 10 lugares mais bem avaliados para viagens a dois são conhecidos por suas praias paradisíacas

    Conheça o país que pode desaparecer no mar antes de disputar uma Copa do Mundo

    Para o Kiribati, participar do torneio em 2030 simboliza, também, voltar os olhos do mundo à crise climática e ao aumento do nível do mar