Britânica se torna 1ª mulher a remar sozinha da Europa à América do Sul
Zara Lachlan passou 97 dias no mar; aos 21 anos, ela ainda pode ser a pessoa mais jovem a concluir o trajeto dessa maneira


Cerca de 3.600 milhas náuticas (o equivalente a mais de 6.500 quilômetros) separavam Zara Lachlan de um objetivo: remar sozinha da Europa à América do Sul. E foram 97 dias no mar até que ela, que partiu de Lagos, no Algarve português, em 27 de outubro do ano passado, chegasse à Guiana Francesa.
Após desbravar inverno do Ártico sozinha, Tamara Klink revela desafios e “quase morte”
Com tempo recorde, francês vence a regata de volta ao mundo Vendée Globe
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
No barco, além da ambição de cruzar o Oceano Atlântico, a estudante levou 800 quilos de suplementos, o suficiente para seguir uma dieta de aproximadamente 5.500 calorias por dia. “A princípio, o pior para mim era mergulhar e fazer a limpeza do casco. Não sou uma ótima nadadora”, relembra.


Com o passar do tempo, a tarefa até tornou-se prazerosa, mas outros desafios emergiram. Zara teve que lidar, por exemplo, com cortes e fraturas — ela chegou a quebrar um dedo — , um clima tão ruim que foi capaz de virar a embarcação, a presença de tubarões e orcas, alucinações e equipamentos quebrados.
“O momento mais difícil foi passar pelas Ilhas Canárias. Parecia que o vento estava contra mim. Eu remava intensamente por 21 horas todos os dias e só avançava 11 milhas [mais ou menos 17 quilômetros]. Era psicologicamente devastador”, relata.
Eu queria desistir, mas nunca quis parar de verdade. Você não pode simplesmente parar algo porque era difícil– destacou a navegadora em entrevista à BBC
Todo esse esforço valeu a pena. Agora, a britânica pode dizer que é a primeira mulher — e talvez a pessoa mais jovem — a concluir individualmente tal expedição.
Ver essa foto no Instagram
O mar está para Zara Lachlan
Além de oficializar o feito e ser eternizada em uma edição do Guinness, o icônico Livro dos Recordes, Lara tem duas novas metas: tornar-se uma militar e arrecadar fundos para duas instituições que apoiam esportistas e atletas, principalmente mulheres.


Neste momento, o financiamento coletivo promovido por ela já conta com mais de 150 apoiadores e 7 mil libras (mais de 50 mil reais, na conversão de fevereiro de 2025).
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Rafael Mesquita captou o momento no final de novembro, nas águas de Ilhabela
Jioscarlos Josue, de 29 anos, foi um dos 71 imigrantes contratados pela Fibrafort através de programas de inclusão. Conheça sua história!
Após votação aberta ao público, empresário garantiu o 1º lugar na categoria “Iniciativa Privada – Empreendedores de Médio e Grande Porte”
A italiana Baglietto atendeu ao pedido do proprietário e desenvolveu um sistema de lançamento da embarcação auxiliar tal qual entre 1940 e 1960
Mostra dá detalhes sobre a carpintaria pré-histórica, as técnicas de construção e os métodos de transporte da época




