Teste Medidor Ultrassom de Combustível: precisão na medição dos líquidos a bordo

Equipamento atende embarcações de qualquer tamanho e promete maior precisão, tecnologia e segurança na navegação

28/06/2021

Como uma grande precursora de tecnologias de ponta, a Web Tecnologia não deixou a desejar e lançou a sua mais nova criação: o medidor ultrassom de combustível. O equipamento foi testado por NÁUTICA.

 

Confira, abaixo, o teste completo no Canal NÁUTICA:

 

 

No teste, o Guilherme Kodja, consultor técnico de NÁUTICA, explica que o conceito tem três premissas: maior precisão, tecnologia moderna e segurança para planejar a navegação.

 

Assim, a empresa criou o Medidor Ultrassom de Combustível para embarcações de qualquer tamanho, pensando principalmente nos navegantes que enfrentavam esse dilema dia e noite a bordo.

Grande parte dos problemas enfrentados pela população náutica a cerca da quantidade de combustível acontece pela falta de precisão e segurança ao usar um medidor simples, no caso, as boias mecânicas — isso, porque o constante balanço da embarcação impede a eficiência total da medição do nível dos reservatórios, há muitos casos de travamento e ausência de leitura. Isso é um fato numa boa parte das embarcações que possuem medidor remoto a bordo.

 

É aí que o medidor de líquidos se faz necessário: ele é capaz de medir até 8 reservatórios ao mesmo tempo, com percentual de erro, segundo o fabricante, de 3%. Depois disso, ele mostra em seu painel digital os níveis em litros ou porcentagem de combustível em cada tanque.

A tecnologia usada para detectar os níveis de líquidos (e não apenas combustível) é ultrassônica: as ondas são emitidas por um sensor, montado na parte superior do tanque, a uma velocidade de 60 medições por segundo. Em seguida, elas são transmitidas com uma tecnologia sem fio para um display localizado no painel.

 

Já no monitor do aparelho, é possível monitorar 1, 2 ou até 4 tanques de cada vez, bastando apenas rolar a tela pra mudar de opção. E, ainda, é possível ver o nível dos tanques por porcentagem ou por litros.

Dentre os líquidos passíveis de medição pela tecnologia, estão o diesel, gasolina, água, águas residuais, águas escuras e tanques de óleo. E, nos testes feitos pela própria Web Tecnologia, os aparelhos ficam mais de sete dias ligados ininterruptamente para garantir o funcionamento total do aparelho. São feitos testes de vibração contínua, por 48 horas seguidas, nos sensores.

 

No vídeo, o Guilherme testa a tecnologia inovadora tanto em laboratório, quanto na própria embarcação, e aprova! Até a margem de erro foi dita como satisfatória, visto que variou apenas 1% a mais do que prometido pela fabricante. Portanto, a precisão é foi testada e aprovada.

 

Use o código NAUTICA10 e ganhe 10% de desconto na compra do produto até o dia 15/07/2021.

 

Gostou desse artigo? Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ative as notificações para ser avisado sobre novos vídeos.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Hidea lança no Rio Boat Show motores que podem ser instalados em parelhas

    Marca está no salão com 12 opções de motorização, dos 3 aos 130 hp; empresa prevê aumento no repertório na próxima edição do salão

    Com 15 modelos, Quadricenter apresenta jets e off-roads para todas as necessidades

    Distribuidora da BRP no Rio de Janeiro expôs modelos de destaque no Rio Boat Show

    Novo jet elétrico da Ventura está no Rio Boat Show com direito a brinde avaliado em mais de R$ 15 mil

    Embarcação recém-lançada traz promoção exclusiva para visitantes do salão náutico, que vai até 5 de maio, na Marina da Glória

    Aloha Náutica destaca pontos fortes dos veleiros Excess 14 e Oceanis 51.1 no Rio Boat Show

    Recém-lançado, o catamarã Excess 14 está em águas brasileiras pela primeira vez no salão náutico, que segue até 5 de maio

    Saiba quem passou pelo lounge de NÁUTICA no 5º dia de Rio Boat Show 2024

    Muitos nomes importantes do setor náutico passaram pelo salão na última quinta-feira (3); confira