Barco de 4 600 anos que pertencia a rei egípcio foi descoberto e transportado para museu do país

Por: Redação -
11/08/2021

A Barca do Rei Khufu, o maior e mais velho barco de madeira descoberto no Egito, foi cuidadosamente transferida do Sítio Arqueológico da Pirâmide, perto das pirâmides de Gizé, para o Grande Museu Egípcio, de acordo com as autoridades.

Também conhecido como barco solar, ele possui 4 600 anos e foi definido como o maior navio real arcaico já encontrado no Egito pelos especialistas. Além disso, ele ainda representa um dos mais antigos navios de tábua do mundo. A embarcação possui 44,6 metros de comprimento e seis metros de largura, sem o uso de pregos.

khufu

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

A barca foi construída para Khufu (ou Quéops), o segundo faraó da Quarta Dinastia do Antigo Reino do Egito, que governou o Alto e o Baixo Egito, em meados do terceiro milênio aC.

Para realizar a transferência, foi necessário desenterrar a embarcação de um poço em pedra, esculpido próximo à Grande Pirâmide de Gizé, no Egito. O barco solar tinha um objetivo básico, de acordo com alguns egiptólogos: transportar o falecido rei do Egito, “ressuscitado e flutuando com o Deus-Sol em sua jornada eterna pelo céu”.

khufu

Outros profissionais do ramo propuseram uma alternativa para a sua função, e disseram que a barca era de peregrinação. A teoria é de que ela foi usada por Khufu ainda em vida. A única verdade absoluta é que os arqueólogos que investigaram os restos do barco encontraram evidências de marcas de corda, mostrando, claramente, que o barco havia sido usado na água.

Leia também

» Iates de luxo inspiram design de residencial no litoral norte catarinense. Confira

» Versatilidade: veículo anfíbio une características de ônibus e barco em 13 metros de comprimento

» Conheça este superiate de 52 metros que une design diferenciado e layout pensado para entretenimento

As evidências também apontam que o poço de pedra não foi construído especificamente para o barco, já que ele não cabia inteiro no local. Assim, foi necessário remontar até 1 224 peças do navio durante um trabalho de reconstrução meticuloso. Ele possui 138 pés (ou 42 metros) de comprimento e 20 toneladas.

O Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito anunciou que o barco solar será inaugurado no Grande Museu Egípcio em breve, dentro de uma gaiola de metal em um veículo de controle remoto importado da Bélgica.

khufukhufu

De acordo com o comunicado de imprensa, “o complexo permanecerá dentro de sua estrutura metálica até a conclusão da construção do Museu do Barco Khufu, onde um rígido sistema de controle ambiental foi colocado dentro da estrutura. Ele irá monitorar as temperaturas e a umidade, certificando-se de manter as proporções adequadas para manter o composto”.

O Dr. Issa Zidane, diretor executivo de restauração e transferência de arqueologia no Grande Museu Egípcio, indicou que uma vez que o complexo foi instalado, eles enriqueceram e reconstruíram o centro de restauração do museu, garantindo que os trabalhos de exame provassem que o composto está em boa condição.

O transporte foi facilitado devido ao grande trabalho de conservação e acondicionamento da equipe de restauradores, arqueólogos, medidores e controladores desenvolvidos para ajustar a atmosfera ao redor do composto e absorver as vibrações.

Por Naíza Ximenes, sob supervisão do jornalista Maristella Pereira

Gostou desse artigo? Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações para ser avisado sobre novos vídeos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Grande aposta da Coral, lancha 40 C é apresentada pela primeira vez ao público durante o Rio Boat Show

    Modelo conta com boca ampla, placas solares e cabines altamente personalizáveis

    Acobar elege diretoria que atuará frente à associação até 2026

    Associação elegeu nova diretoria em assembleia realizada na sede da entidade, no Rio de Janeiro, em 29 de abril

    Grupo Sailing apresenta linha 2024 do Lagoon 46 no Rio Boat Show; confira os destaques

    Catamarã a vela tem acomodações para até oito pessoas e está na Marina da Glória até o dia 5 de maio

    Veja quem passou no lounge de NÁUTICA no 3º dia de Rio Boat Show 2024

    Espaço exclusivo da Revista Náutica recebe grandes nomes do setor durante a 25ª edição do salão náutico

    Rio Boat Show 2024: confira a transmissão ao vivo do quarto dia

    Canal da NÁUTICA no YouTube terá cobertura todos os dias, diretamente da Marina da Glória; assista