Versatilidade: veículo anfíbio une características de ônibus e barco em 13 metros de comprimento


Versatilidade: esse é o conceito principal da criação do motorhome anfíbio, batizado de Terra Wind. A construção da CAMI (Cool Amphibious Manufacturers International), empresa americana especializada na construção de veículos anfíbios, existe desde os anos 2000 e consiste em um ônibus, anfíbio, com interior de motorhome e capaz de navegar em água doce.
Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações
Desde o início, o propósito da criação era unir a praticidade do ônibus ao luxo de um iate. Para isso, a empresa criou um esquema bem simples: basta o motorista se aproximar da água (que não pode ser em mar aberto, apenas água doce), mudar a transmissão terrestre para o ponto morto e colocar a transmissão aquática no drive. A partir daí, a embarcação passa a ser controlada por um joystick, de dentro da cabine.

O que move o Terra Wind, tanto na água quanto nas estradas, é um motor turbodiesel Caterpillar 3126E de 334 hp. A força é passada para as rodas traseiras ou para o par de hélices de bronze, de 19 polegadas.
Leia também
» Estúdio japonês de arquitetura projeta torre flutuante em Shenzhen, na China
» Pesquisadores descobrem estrada romana submersa em Veneza
» Mergulhadores descobrem navio naufragado em lago nos Estados Unidos
No tamanho, o automóvel é praticamente igual a um ônibus rodoviário convencional. Tem aproximadamente 13 metros de comprimento, 2,5 m de largura e quase 15 toneladas. Ainda assim, o veículo só consegue navegar em águas mais rasas, suporta ondas de até 1 metro e ventos de até 64 km/h.


O interior tem uma proposta principal: conforto. O piso é de cerâmica, os armários de teca, estofamento de couro e as bancadas, de granito. Quanto às acomodações, o ônibus anfíbio ainda tem cama queen-size no quarto principal e uma jacuzzi.
E, claro, para completar, ele também vem equipado com uma cozinha completa, sistema de som e TV de plasma – que, na época, era o que existia de mais avançado.
Veja mais detalhes no vídeo abaixo:
Por Naíza Ximenes, sob supervisão do jornalista Maristella Pereira
Gostou desse artigo? Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações para ser avisado sobre novos vídeos.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
São 44 veleiros inscritos na disputa, que começou no sábado (15). Etapa segue no próximo final de semana
Uruguaio apostou nas tecnologias avançadas da icônica embarcação para superar o medo de navegar
Modelo de destaque tem recursos personalizáveis e sustentáveis; salão acontece na Marina da Glória de 26 de abril a 4 de maio
Em etapa nos Estados Unidos, equipe comandada por Martine Grael superou o recorde alcançado na Austrália
O animal, avistado entre as praias do Sangava e Cheira Limão, foi recuperado por agentes da patrulha marítima