São Paulo Boat Show marca a retomada dos eventos de grande porte da cidade de São Paulo

Por: Redação -
13/10/2021

Após um ano e meio do início da pandemia de Covid-19, a cidade de São Paulo está em fase acelerada de retomada e conta com calendário de eventos presenciais e negócios com previsão de retorno de 50% da programação de eventos nos próximos três meses e 100% até o fim de 2022 (o que representa, em média, 440 mil eventos no ano), de acordo com reportagem publicada nesta quarta-feira no Estadão.

Para marcar a volta dos eventos de grande porte na cidade de São Paulo, o primeiro da lista é o São Paulo Boat Show 2021, que não parou em 2020, e tem realização marcada de 4 a 9 de novembro, no São Paulo Expo, antecedendo ao Grande Prêmio de Fórmula 1, que acontecerá dia 14 de novembro.

Ambos os eventos contam com a parceria da GL Events, administradora do São Paulo Expo, espaço de feiras e exposições onde acontecerá o São Paulo Boat Show 2021. O privilegiado local, segundo Milena Palumbo, CEO da empresa, já tem reservas que ocupam 70% do calendário e da metragem de 2022.

A pandemia não acabou, mas o conhecimento que se tem agora, a segurança dos protocolos e o avanço da vacinação colaboram para que o setor de eventos seja, gradativamente, reaberto.

Leia também

» Confira os expositores confirmados para o São Paulo Boat Show 2021. Você pode ser um deles!

» 24º São Paulo Boat Show espera reunir cerca de 100 marcas após sucesso em 2020

» São Paulo Boat Show 2021 abre pré-venda on-line de ingressos para novembro. Aproveite!

Após o sucesso da edição inédita realizada na Raia Olímpica da USP, em 2020, que movimentou cerca de R$ 155 milhões e venda de 215 embarcações, em 2021 são esperadas mais de 100 marcas expositoras de diversas frentes do mercado.

Distribuídos pelo mais importante salão náutico latino, estarão, tanto para exibição quanto para venda, lanchas, jets, veleiros, infláveis, motores, equipamentos e uma série de produtos, acessórios e serviços relacionados ao segmento. Da compra ao compartilhamento de barcos, o Boat Show oferece todas as possibilidades e opções para quem quer navegar neste universo.

Com a expectativa de fechar 2021 com faturamento acima de 10% em relação ao ano anterior, quando movimentou R$ 761 milhões e cresceu 20% em comparação a 2019, conforme dados da Acobar, o setor náutico teve crescimento expressivo e foi na contramão de outros ramos da economia que sofreram com a recessão por conta da pandemia de coronavírus. Isso fez com que o Brasil superasse o mercado norte-americano em vendas de barcos no ano passado, resultado que se deve à busca por mais segurança e bem-estar de pessoas que estão trocando as cidades grandes pelo litoral e interior.

Além das vendas, há o aumento na procura por insumos para a construção e manutenção de embarcações no país, como resinas, tintas e produtos de construção e reparo de barcos, assim como equipamentos eletrônicos e artigos de moda náutica. O crescimento do setor também alavancou a empregabilidade, já que a cada mil novas unidades de barcos construídas são gerados 8 mil empregos diretos e indiretos, em média 120 mil empregos em todo o Brasil, incluindo marinas, lojas, serviços e assistências técnicas.

Quer ver sua marca nas plataformas NÁUTICA? Saiba como anunciar!

Como uma das principais iniciativas de fomento ao setor náutico brasileiro, o Boat Show espera movimentar em 2021 cerca de R$ 220 milhões. “Neste ano, a expectativa é retomarmos os números expressivos alcançados na edição de 2019, quando foram movimentados mais R$ 220 milhões em negócios e a venda de 250 embarcações. A realização do Boat Show é de extrema importância para toda a cadeia do setor, contribuindo para a geração de milhares de empregos e movimentando a economia do país”, comenta Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica e idealizador do Boat Show.

Assim como na edição passada, o público poderá acompanhar o evento virtualmente pelo canal de Náutica e redes sociais do Boat Show e do Grupo Náutica, com acesso a entrevistas exclusivas e a tudo que estiver acontecendo e exposto da feira. Paralelamente, também ocorrem o Espaço dos Desejos, que reunirá tudo o que há de mais inovador e luxuoso no mercado, e a 6ª edição dos Destinos Náuticos, apresentando as principais regiões turísticas do segmento no país.

Além disso, nos dias 3 e 4 de novembro, o Grupo Náutica também promoverá o Congresso Internacional Náutica, um evento fechado idealizado para prefeitos, secretários e agentes do setor para discutir a retomada e as tendências do turismo pós-pandemia, além de proporcionar trocas de experiências entre o setor público e os principais influenciadores nacionais e internacionais do segmento náutico.

“O Brasil possui um dos maiores potenciais para o turismo náutico no mundo, mas representa apenas 0,4% do PIB mundial do setor. A falta de infraestrutura adequada inibe o crescimento e, enquanto a média mundial da participação de serviços e marinas no PIB do setor é de 58,3%, no Brasil é de apenas 3%. O Boat Show, além de promover negócios, também quer trazer soluções para que o setor náutico continue crescendo no país e sua costa mais bem explorada”, destaca Thalita Vicentini, diretora geral do evento.

Protocolos de prevenção à Covid-19 – O São Paulo Boat Show ocorre no momento que passam a ser liberados, por meio do Plano SP, os eventos sem restrição de ocupação na capital paulista. Com a experiência de ter realizado a edição anterior já durante a pandemia, o evento recebeu o selo Turismo Responsável, iniciativa do Ministério do Turismo conferida aos locais que se comprometem a cumprir os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.

Com isso, o mais importante salão náutico da América Latina seguirá quatro pilares de atuação no combate ao coronavírus: comunicação, com promotores responsáveis por informar o público sobre as medidas, além de materiais informativos; distanciamento físico monitorado e limite diário de público rotativo; proteção e detecção de risco, com equipamentos de proteção, uso obrigatório de máscaras e aferição de temperatura corporal; e medidas de higiene e segurança, com equipe de limpeza especializada e oferecimento de álcool gel em todos os espaços do evento.

Serviço – São Paulo Boat Show 2021

Local: São Paulo Expo

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo – SP

Data: 04 a 09 de novembro

Ingressos: R$ 80 público geral | R$ 40 acima de 65 anos | R$ 10 PCD

Site: www.saopauloboatshow.com.br

04 de novembro (primeiro dia): 15 às 22h

Demais dias de semana: 13h às 22h

Sábado e domingo: 12h às 22h

9 de novembro (último dia): 13h às 21h

Sobre o Grupo Náutica

Com mais de 40 anos de mercado, o Grupo Náutica traz soluções em infraestrutura, eventos e comunicação Náutica. É formado pela Revista Náutica, pioneira e líder absoluta no setor Náutico; o Boat Show, com as edições São Paulo Boat Show e Rio Boat Show; a Metalu, uma das maiores construtoras de píeres do mundo; e a Ilha dos Coqueiros, perfeita para comemorações. O Grupo Náutica também se preocupa com as questões sociais e é detentora de ações, como “Só Jogue na Água o que Peixe pode Comer”, “Por Uma Cidade Navegável”, assim como desenvolve os principais Guias de Turismo Náutico do País.

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira as palestras do dia 28 no Náutica Talks do Rio Boat Show

    Cinco nomes abrem o ciclo de bate-papos na 25ª edição do salão náutico carioca

    Chegou o dia! Começa hoje o Rio Boat Show 2024

    25ª edição do evento náutico mais charmoso da América Latina tem início neste domingo, na Marina da Glória

    Eletrodomésticos de luxo da Elettromec estarão no Rio Boat Show 2024

    Ao todo, sete produtos da marca serão expostos no evento que acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Siga Empreendimentos exibe churrasqueiras e acessórios no Rio Boat Show 2024

    Visitantes poderão conferir produtos em aço inox e madeira teca fabricados pela Vitti

    Fabianne Domingos expõe decorações e enxovais para barcos no Rio Boat Show 2024

    Especialista em projetos personalizados para o mercado náutico também decorou oito barcos expostos no salão carioca