Um dos grandes nomes da tv, Carlos Nascimento inaugura iate para navegar no Rio Tietê

22/03/2022

“Superou todas as expectativas”. Assim, sem esconder o entusiasmo, o jornalista Carlos Nascimento reagiu ao ver o NM Homero Krähenbühl — o iate de 47 metros que ele mandou construir sob encomenda — desfilar pela primeira vez pelas águas do rio Tietê. Foi apenas 1 milha entre o Estaleiro Igaraçu, onde o barco foi construído, e o píer 37, sua base a partir de agora, na cidade de Barra Bonita, no interior de São Paulo. Uma jornada curta, mas não menos que emocionante, tanto para os convidados (entre eles, os jornalistas Eleonora Paschoal, Tonico Ferreira e Carlos Tramontina, amigos de longa data) como — e especialmente — para o próprio apresentador de telejornais, que com a inauguração do barco realiza um sonho, dividido com um amigo de infância: o engenheiro Homero Pincke Krähenbühl, que faleceu em 1991, e que por isso foi homenageado com a colocação de seu nome no casco. Sobrinha do homenageado, a repórter Raquel Krähenbühl, correspondente da TV Globo na Casa Branca, veio de Washington especialmente para a inauguração.

A dupla, que estudou na cidade de Dois Córregos (onde o jornalista nasceu), costumava pescar nos rios Jacaré-Pepira e Tietê. Na época, Homero, de origem suíça, falava em construir um barco para transportar turistas. Em 2012, Nascimento resolveu tirar a ideia do papel e dar forma à embarcação idealizada por ele e pelo amigo. Dez anos depois, finalmente o NM Homero Krähenbühl ganhou vida.

Inaugurado no último sábado, 19 de março — sob o comando do capitão Pedro Mesquita —, o meio iate, meio navio mercante é o mais moderno barco de turismo da hidrovia Tietê-Paraná. Com 47 metros de comprimento (154 pés), 10,55 m de boca e 7 m de altura, está capacitado para levar 300 passageiros e mais 50 tripulantes.

“A proposta é de operar como uma espécie de centro de convenções flutuante, com o barco navegando pela hidrovia Tietê Paraná, entre Barra Bonita e Bariri”, explica Nascimento, cuja família tem uma empresa de navegação fluvial, chamada Transtietê Navegação e Transporte, que incorporará o NM Homero Krähebühl à sua frota. O barco poderá ser fretado para casamentos, confraternizações e eventos corporativos, com toda a infraestrutura, como se os convidados estivessem em um hotel flutuante, singrando as águas do rio que corta o estado de São Paulo e que naquela região é limpíssimo.

Para isso, distribuídos por dois conveses, o iate tem dois grandes salões internos, um terraço gigante, três bares (um deles ao ar livre, no deque superior), adega com 150 garrafas e dois restaurantes com cozinha de primeira classe — um deles inspirado no famoso trem de luxo da Companhia Paulista de Estradas de Ferro. Na área principal, haverá ainda um espaço para a criançada brincar, além de um lounge no terraço.

A primeira saída já está programada: será um cruzeiro entre Barra Bonita e Pederneiras, de quatro horas de duração, com almoço a bordo e show musical. Entre outros roteiros, Nascimento prevê um bate-volta aos domingos entre Barra Bonita e Santa Maria da Serra, passando pela eclusa.

O NM Homero está equipado com dois motores Scania de 400 hp cada e navegará pelo Tietê a uma velocidade média de 9 nós. Os tanques de diesel têm capacidade para 17.000 litros, a mesma quantidade de água potável a bordo.

Nas imagens acima estão o comandante Pedro Mesquita e, entre outros tripulantes, os cantores Aline Missassi e Seo Dito, e a 1ª cozinheira e a chef Nina (à direita na foto), além dos jornalistas Tonico Ferreira e Carlos Tramontina e da esposa deste, a cirurgiã dentista Rosana Gerab Tramontina. Por sua vez, a repórter Raquel Krähenbühl, sobrinha do homenageado, Homero Krähenbühl, que dá nome ao navio, aparece em dois momentos: bebericando com Carlos Nascimento e no centro de um grupo formado pelos filhos dele, Júlio Ettore, Paloma e Carlos Jr.; pelo tio dela, Olavo Krähenbühl, e pelo marido, Tim Novelli.

Um dos grandes nomes da televisão brasileira, o jornalista Carlos Nascimento atualmente está fora da TV — seu último contrato foi com o SBT, onde permaneceu de 2006 a 2020. Fazer jornalismo é sua paixão, enquanto navegar é encantamento, o seu sonho de criança.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Criança de 11 anos encontra fóssil de ictiossauro pré-histórico, o maior réptil marinho que já existiu

    Com a companhia do pai e pesquisadores, garota ajudou a desvendar a vida marinha de 200 milhões de anos atrás

    Arquipélago de São Pedro e São Paulo, pedaço do Brasil mais próximo da África, ganha nova estação de pesquisa

    Construção substituirá a atual e garantirá a continuidade dos interesses nacionais na região rica em biodiversidade e história

    NÁUTICA Talks estreia com sucesso de público no Rio Boat Show 2024

    Mais de mil pessoas passaram pelo ciclo de palestras que ultrapassou a marca de 40 importantes nomes do setor

    Agora submersa, área na costa da Austrália pode ter abrigado até 500 mil pessoas no passado

    Paleocontinente de Sahul pode ter atingido os 390 mil km² e ter sido um local habitável antes de afundar

    Exclusivo e veloz: escuderia alemã entra no ramo náutico e lança barco elétrico que chega aos 85 km/h

    ABT Sportsline fechou parceria com a austríaca Marian para lançar 20 exemplares da lancha; valores chegam aos R$ 2,5 milhões