Embarcação híbrida é nova aposta da Volvo Penta para eletromobilidade
A Volvo Penta anunciou, no início do mês, uma colaboração com a Marell Boats e a empresa de ecoturismo Hurtigruten Svalbard, para produzir um barco que combina sistema elétrico híbrido paralelo com motores diesel Volvo Penta, o primeiro para o fabricante de motores sueco.
O esforço culminou com o lançamento de um barco de expedição de alumínio de 48 pés chamado Kvitbjørn, que é alimentado com motores diesel D4 duplos de 320 hp que podem desengatar e, em seguida, usar baterias de alta capacidade e motores elétricos para girar as rabetas Aquamatic.
“Estamos muito animados para ver esta embarcação entrar em operação”, disse Johan Inden, presidente do negócio marítimo da Volvo Penta, em comunicado . “Vemos a eletromobilidade como um facilitador para muitas operações comerciais marítimas que têm jornadas curtas e dedicadas à medida que nossa indústria se esforça para um futuro com zero emissões de CO2.”
O Kvitbjørn foi projetado para explorações ecoturísticas do Ártico e, segundo a Volvo Penta, tem velocidade máxima de 30 nós, velocidade de cruzeiro de 24 nós e alcance de 500 milhas náuticas. Os números de desempenho elétrico não estavam disponíveis.
A viagem inaugural do modelo aconteceu no começo de maio, de Longyearbyen, Svalbard, a apenas 800 milhas do Pólo Norte.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Feita no Brasil, a lancha deu show mesmo em um dia de mar difícil, nas águas de Fort Lauderdale, nos Estados Unidos
Com o Fractional Ownership BYC, barcos têm até três proprietários e concierge que já deixa o veleiro pronto para usar
Representada pela concessionária Moto Oeste, unidade contará com toda linha de lanchas fabricadas pela Fibrafort
NX Summer Day reuniu mais de 850 clientes e parceiros do estaleiro na Praia dos Carneiros (PE); cerca de 30 lanchas NX também atracaram na festa
Produzido pela Revista Náutica, material gratuito traz atrativos turísticos de cidades lindeiras. Saiba como acessar