Equipes de vela oceânica fizeram uma regata-treino em Santos, no litoral paulista
As equipes Phytoervas 4Z, Inaê Soto Amstel Ultra e King fizeram regatas de treinamento, no último fim de semana, em Santos (SP), para ganhar ritmo de prova e testar equipamentos para os principais eventos da modalidade em 2022. Os três veleiros utilizam os Soto 40 e competem na ORC nas competições nacionais.
Simulando uma regata real, os três barcos tiveram os mesmos procedimentos de largada de uma prova de oceano, além do percurso para testar a velocidade das embarcações no contra-vento e no chamado vento de popa, que enche as velas balão e dão máxima velocidade aos barcos.
O treino de luxo levou a Santos (SP) praticamente todos os integrantes das equipes que correm com os os Soto 40, veleiro criado na década retrasada como classe de one design projetado pelo renomado argentino Javier Soto Acebal no estaleiro MBoats.
”Estamos muito contentes com o dia de hoje! Corremos quatro regatas no primeiro dia, foi um treino de luxo para todos. Pegamos uma média de 15 nós de vento. Nosso objetivo foi trocar posições e executar as manobras para chegar à excelência”, explicou Marcelo Sansone, integrante do Phytoervas 4Z.
Bayrad Neto, do Inaê Soto Amstel Ultra, ficou contente com a união dos tripulantes, que elevaram o sarrafo da categoria dos Soto 40. ”Fazer treinos deste nível é mais do que fundamental para as equipes. Os barcos mais velozes estão treinando cada vez mais forte para chegar à Semana de Vela em julho cada vez mais regulados e com o S40 na mão”, contou Bayard Neto.
O Inaê Amstel Ultra ganhou o patrocínio da cervejaria holandesa e em março de 2022 adquiriu o S40 Crioulla, barco vitorioso da vela nacional e sul-americana. Já o Phytoervas 4Z está desde julho de 2021 com o apoio da empresa de cosméticos utilizando a máquina de regata.
Os três veleiros estão inscritos nas principais competições do ano. A segunda etapa da Copa Mitsubishi será realizada nos dias 28 e 29 de maio e 4 e 5 de junho, em Ilhabela (SP).
FICHA TÉCNICA S40 ORIGINAL
Comprimento total: 12,3m
Boca máxima: 3,75m
Calado: 2,6m
Área Vélica: 100m²
Deslocamento: 4,2ton
Projetista: Javier Soto Acebal
Material do Casco: Fibra de vidro e carbono
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Cada vez mais frequentado por brasileiros, desbravamos o trecho entre Fort Lauderdale e Miami, numa jornada de 12 horas
O verdadeiro marinheiro jurava nunca ter perdido uma briga e teve até uma namorada parecida com a Olivia Palito
Desenho desta parte da embarcação pode afetar drasticamente o desempenho do barco
Com maior fluxo nas praias, período mais quente do ano colabora para casos de acidentes com o animal
O barco tem cockpit espaçoso, motor de popa e plataforma ao mesmo tempo; na navegação, chegou a quase 40 nós com um motor de 250 hp