Mini 6.5

Por: Redação -
20/09/2014

O primeiro veleiro da classe internacional Mini 6.5 Transat fabricado no Brasil fará sua estreia nacional na mais tradicional regata da classe oceano gaúcha, o Troféu Seival, que larga hoje (20) em Porto Alegre. O barco será tripulado pelo velejador Nelson Ilha e Maurano Castilhos, do estaleiro Skipper, fabricante do veleiro de 21 pés. A regata promovida há 44 anos pelo Veleiros do Sul é de 70 milhas de distância com percurso pelo rio Guaíba e Lagoa dos Patos. Será um bom teste para o Mini 6.5 porque nesta época do ano há predominância de ventos fortes na Lagoa dos Patos.

“Nós iremos correr na classe livre e será o primeiro teste do barco em uma regata longa. Tivemos a oportunidade de velejar com o projetista do Mini 6.5, Nestor Volker e com o velejador baiano Kan Chu, que participou da Mini Transat em 2011 e eles deram várias dicas importantes”, contou Nelson Ilha.

O estaleiro Skipper é o pioneiro no Brasil na fabricação dessa classe que integra a regata internacional Transat 6.50 (MiniTransat), criada em 1977 para velejadores solitários que larga da França e chega no Brasil, num desafio pelo Oceano Atlântico. Conforme Marion Castilhos, diretor do estaleiro, o barco será homologado na França e a classe registrada no Brasil. “Quando sair a homologação o qualifying para a MiniTransat poderá ser feito em nosso País. Os velejadores não precisarão ir várias vezes à França para correr as regatas classificatórias”, diz Marion.

A etapa final do 23º Circuito Conesul de Vela de Oceano começa hoje, dia 20, com a realização das regatas longas: o 44° Troféu Seival para as classes ORC Internacional e Bico de Proa Monocascos, cujo percurso é feito pelo rio Guaíba e Lagoa dos Patos na distância de 70 milhas e ainda a 25ª Regata Farroupilha para as classes BRA-RGS e Microtoner 19, de percurso menor, cerca de 40 milhas. O Circuito Conesul tem o apoio da Delta Yachts.

Foto: Ricardo Pedebos/VDS

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Boat Show anuncia o calendário 2024 de eventos com grandes novidades

    Salvador e Brasília entram para o circuito dos maiores salões náuticos do país; coquetel reuniu players do mercado nesta quinta (2), no Rio Boat Show

    Nova lancha da Ross Mariner exposta no Rio Boat Show é sucesso do estaleiro e boa opção de modelo de entrada

    Até o quarto dia de salão, oito unidades da nova 190 Pro Series foram comercializadas; lancha sai a partir de R$ 147 mil

    GB Yachts apresenta catamarã com propulsão elétrica da Fountaine Pajot no Rio Boat Show

    Sócio e diretor comercial da GB Yachts, Bruno Scotelaro apontou principais destaques do barco à equipe de NÁUTICA; veja

    Confira quem passou pelo lounge de NÁUTICA no 4º dia de Rio Boat Show 2024

    Espaço vip da Revista Náutica conta com visitas ilustres na 25ª edição do salão náutico

    Inédito no Brasil, veleiro Dufour 41 é destaque da CL Barcos no Rio Boat Show 2024

    Com ampla boca e pé direito alto, novidade importada da França apresenta recursos atrativos para o público