Secretário de Turismo de Itajaí prevê projeção da cidade ainda maior nos próximos anos

“Em 10 anos, o perfil da cidade mudou. De cidade operária para náutica”, afirma Evandro Neiva

24/09/2022

Localizada no encontro do rio Itajaí-Açu com o mar, Itajaí sempre teve uma forte ligação com a navegação. Mas foi a partir de 2010 — com a política de incentivos fiscais adotada pelo governo estadual, por meio de programas tributários como o Pronáutica — que a cidade de belas praias e infinitas belezas embarcou na modernidade, passando a atrair estaleiros nacionais e internacionais, além de serviços e estrutura de marina. Desde então, com uma indústria náutica forte, dinâmica e ousada, consolidou-se como um importante polo náutico brasileiro.

“Em 10 anos, o perfil da cidade mudou. De cidade operária para náutica”, explicou o Secretário de Turismo e Eventos de Itajaí, Evandro Neiva, durante 0 7º Congresso Internacional Náutico, Investimentos no Turismo de Águas. “Agora, somos o principal polo náutico do Brasil e o 2º PIB do Estado de Santa Catarina”, disse, sem esconder uma ponta de orgulho.

Motivos para se orgulhar não faltam. “De cada dez lanchas vendidas no Brasil, seis ou sete foram construídas em Itajai”, disse o secretário. Além disso, a cidade conta com uma das melhores marinas do país, organiza um concorrido salão náutico (a partir de 2023, Itajaí Boat Show) e abriga em seu calendário de eventos náuticos a mais importante competição a vela do planeta: a The Ocean Race.

 

Entre os segredos para esse sucesso, segundo Evandro Neiva, está o fato de a cidade ver os empresários como parceiros e não como fonte de arrecadação.

 

Para os próximos anos, o Secretário de Turismo e Eventos de Itajaí prevê uma projeção ainda maior da cidade. Para isso, entre outros investimentos, por meio de um Projeto Público-Privado (PPP), está prevista a construção de um novo terminal de passeios, o que vai habilitar a cidade a receber transatlânticos de cruzeiro.

 

Após o encerramento do 7º Congresso Náutico foi oficialmente aberta a edição 2022 do São Paulo Boat Show, maior feira náutica da América Latina e que tem expectativa de movimentar cerca de R$ 300 milhões ao longo dos seis dias de evento.

 

São Paulo Boat Show 2022

Com 25 anos de sucesso, a histórica São Paulo Boat Show de 2022 reúne mais de 100 expositores, distribuídos por uma área climatizada de 30 mil m². O público pode conferir dezenas de novidades em lanchas, veleiros, jets, infláveis, motores, equipamentos, acessórios e serviços, além de atrações como destinos náuticospalestras, objetos de luxo e o sorteio de um barco.

 

No ano passado, o São Paulo Boat Show movimentou mais de R$ 300 milhões em negócios com a comercialização de 320 embarcações, equipamentos e serviços durante os seis dias de exposição.

 

Anote aí!

SÃO PAULO BOAT SHOW 2022
Quando: De 23 a 28 de setembro
Onde: São Paulo Expo (Rod. dos Imigrantes, km 1,5)
HORÁRIOS
Abertura (23/09): das 15h às 22h
Dias de semana: das 13h às 22h
Fim de semana: das 12h às 22h
Encerramento (28/09): das 13h às 21h
Mais informações: saopauloboatshow.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Tags

    Relacionadas

    Teste Sessa C40: a Sessa mais vendida no mundo em sua melhor versão

    Feita no Brasil, a lancha deu show mesmo em um dia de mar difícil, nas águas de Fort Lauderdale, nos Estados Unidos

    Só embarcar e navegar: conheça o programa de compartilhamento de catamarãs Lagoon

    Com o Fractional Ownership BYC, barcos têm até três proprietários e concierge que já deixa o veleiro pronto para usar

    Lanchas Focker atracam com nova loja da marca em Bauru (SP), nesta sexta-feira (13)

    Representada pela concessionária Moto Oeste, unidade contará com toda linha de lanchas fabricadas pela Fibrafort

    Com megafesta, NX Boats celebra 10 anos e revela meta ambiciosa para o futuro

    NX Summer Day reuniu mais de 850 clientes e parceiros do estaleiro na Praia dos Carneiros (PE); cerca de 30 lanchas NX também atracaram na festa

    Guia Lago de Itaipu faz raio-X e reúne atrações dos 16 destinos da região

    Produzido pela Revista Náutica, material gratuito traz atrativos turísticos de cidades lindeiras. Saiba como acessar