Vitória na estreia

Por: Redação -
05/10/2014

O Team Alvimedica venceu, neste sábado (4), a regata local de Alicante, na Espanha. A prova foi a primeira da Volvo Ocean Race 2014-15 e mostrou o equilíbrio da flotilha de sete embarcações. Durante os 52 minutos da também chamada In-port Race, as posições se inverteram no Mar Mediterrâneo: Team Vestas liderou no começo, os chineses do Dongfeng tomaram a ponta e o Abu Dhabi parecia que ganharia após o penúltimo contorno de boia. Mas, o barco turco/norte-americano de Charles Enright cruzou a linha de chegada na ponta. A equipe é a mais nova da Volta ao Mundo – média de idade inferior a 30 anos.

A equipe é patrocinada por uma empresa de medicina com sede na Turquia e comandada por jovens idealistas da vela oceânica: Charles Enright e Mark Towill. Os dois se conheceram no set de filmagens do longa Morning Light, rodado na Disney. O filme sobre a modalidade inspirou a criação da equipe mais jovem desta edição e talvez da história.

“Treinamos muito! Repetimos manobras várias vezes e por isso vencemos. Sei que não representa muito para o título, mas tenho a sensação de que podemos velejar bem mais vezes. Estamos muito felizes”, comemorou Charles Enright.

O Team Alvimedica terminou seis segundos na frente do Abu Dhabi. O espanhol MAPFRE, que tem o brasileiro André ‘Bochecha’ Fonseca como integrante, ficou em terceiro lugar, apenas 25 segundos do primeiro colocado.

“Os barcos são preparados para as etapas – também chamadas de pernas – e por isso a regata local se torna diferente em vários aspectos. As equipes escolhem seus atletas apenas para as provas mais longas. O objetivo é mostrar os times ao público”, disse André ‘Bochecha’ Fonseca, único brasileiro velejando na Volvo Ocean Race.

A regata local teve seis contornos de boia com ventos de 14 nós de velocidade, o que dá aproximadamente 26 km/h. O público lotou a orla de Alicante e a Vila da Regata para assistir a prova, mesmo com sol forte e temperatura na casa dos 28 graus.

A prova não vale pontos para a classificação geral – apenas em caso de desempate no final do evento. Porém, a regata faz parte de um campeonato a parte chamado de Volvo Ocean Race In-port Series.

Classificação:

1º – Team Alvimedica
2º – Abu Dhabi Ocean Race
3º – MAPFRE
4º – Team Brunel
5º – Dongfeng Race Team
6º – Team SCA
7º – Team Vestas

Foto: Ainhoa Sanchez

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Marinha envia ao Rio Grande do Sul maior navio de guerra da América Latina

    Embarcação transportará carregamento focado em auxiliar as vítimas das enchentes que devastaram o estado

    Com 9 motores no Rio Boat Show, Mercury vê o salão como oportunidade de "desmistificar o setor"

    Marca apresentou equipamentos que foram dos 50 aos 600 hp, além de três opções elétricas

    Condomínio de luxo na Bahia com marina própria foi atração do Kiaroa no Rio Boat Show 2024

    Localizado na belíssima Península de Maraú, o empreendimento atraiu interessados em morar e investir no local

    No Rio, Yanmar exibiu motor de barco que atravessou o Atlântico em série de NÁUTICA

    Além do estande, fabricante japonesa apareceu em embarcações expostas no salão carioca

    ICMBIO levou Ilhas Cagarras, popular destino náutico do Rio, para dentro do Boat Show

    Rico em materiais visuais e informações, estande contou com a parceria do instituto Mar Adentro, Museu Nacional e projeto Ilhas do Rio