Ilha dos Faisões: conheça o lugar que muda de país a cada seis meses
Arquipélago fica sob os cuidados da Espanha e da França, em momentos alternados, e é restrito a visitações


Pode parecer brincadeira, mas é verdade: há uma ilha no mundo que muda de país duas vezes por ano. A Ilha dos Faisões, surpreendentemente, pertence ora à França ora à Espanha, alternando semestralmente o “dono” do lugar.
Lanchas, submarino e mais: confira as embarcações de James Bond na saga 007
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
A localização dessa ilha fica na fronteira entre os dois países, no rio Bidasoa, próximo das cidades de Irun (Espanha) e de Hendaye (França).


Ilha possui marco histórico e foi palco de casamento de rei
O arquipélago é conhecido como símbolo de paz duradoura, pois as conversas de cessar-fogo da Guerra dos Trinta Anos foram realizada na ilha, por ser considerada, à época, território neutro.
O Tratado de Pirineus, que selou o fim do conflito, também foi assinado no local. E, para relembrar essa história, há um monumento — escrito tanto em espanhol quanto em francês — no centro do território, que conta os detalhes desse fato histórico.


Com a paz selada entre as nações, ambos os países passariam a dividir os cuidados do território, alternando a cada seis meses a responsabilidade.
A ilha que muda de país também foi palco para celebrar o casamento entre o rei Luís XIV e Maria Teresa da Espanha — filha do rei Filipe IV, em 1660.


Com 200 metros de comprimento, o arquipélago reúne algumas árvores e está a 20 metros do território francês e a 10 metros do lado espanhol.
A Ilha dos Faisões fica sob responsabilidade da Espanha entre os meses de fevereiro e julho. Enquanto de agosto a janeiro o território é da França. Em cada um desses períodos, o respectivo país deve cuidar da jardinagem e limpeza local.


Com entrada restrita, um dos pouquíssimos momentos em que visitantes podem ir ao território é durante a cerimônia bianual de entrega entre os países.
Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Ferramentas foram descobertas dentro de sambaquis na Baía de Babitonga, litoral norte de Santa Catarina
Embarcação comandada por brasileiros completou a etapa da Austrália ao Chile em 27 dias, 8 horas e 2 minutos
Equipe gaúcha ficou com o 3º lugar na regata África-Brasil. Theodora Prado recebeu premiação especial por ser a 1ª mulher a realizar a disputa sozinha
A lista começa já na casa dos R$ 600 milhões. Você arriscaria um palpite de quanto custa o mais caro? Veja aqui!
Imagens poderiam ser confundidas com criações de inteligência artificial, mas são reais. Saiba como!




