Veleiro Esperança crava pódio na Cape2Rio após enfrentar tormenta e dois ciclones
Equipe gaúcha ficou com o 3º lugar na regata África-Brasil. Theodora Prado recebeu premiação especial por ser a 1ª mulher a realizar a disputa sozinha


A tradicional Cape to Rio (Cape2Rio) se despediu do Brasil na noite da última terça-feira (27), com a premiação dos campeões e homenagens no Salão Nobre do Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ). A disputa, criada em 1971 e que acontece em média a cada três anos, atravessa o Atlântico da Cidade do Cabo, na África do Sul, rumo ao Rio de Janeiro, no Brasil. Três barcos brasileiros participaram da 18ª edição, com direito a pódio para o gaúcho Esperança.
Theodora Prado conclui a Cape2Rio e se torna a 1ª mulher a realizar a disputa sozinha
Barco Brasil cruza o Ponto Nemo, local mais isolado dos oceanos, em etapa da Globe 40
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
A largada ocorreu em 27 de dezembro de 2025, no Royal Cape Yacht Club. O brasileiro Esperança, de Márcio Lima, do Veleiros do Sul, de Porto Alegre (RS), cruzou a linha de chegada em 15 de janeiro, ficando em terceiro lugar da regata — um feito e tanto para quem precisou superar dois ciclones ainda na ida para a África do Sul.


Pegamos um mau tempo dois dias depois de sair de Rio Grande. Tivemos alguns problemas no barco, tivemos que voltar, isso nos atrasou em cinco dias. A viagem para levar o barco até Cidade do Cabo foi dura e deu um gostinho a mais na nossa conquista do pódio– destacou Márcio Lima
O veleiro AlexForbes Angel Wings, comandado por Sibusiso Sizatu, foi o grande campeão, com uma tripulação formada por sul-africanos de comunidades carentes da Cidade do Cabo. O segundo lugar, por sua vez, ficou com o alemão Vineta, que havia sido o Fita-Azul da disputa (primeiro a cruzar a linha de chegada), no último dia 12 de janeiro — mas perdeu o título no tempo corrigido.


O Audaz 2, comandado por Gustavo Lis, com parte da tripulação de Paraty (RJ) e Rio Grande do Sul, terminou em sexto no geral, enquanto o Suidoos II, de Theodora Prado, ficou com o décimo lugar nessa que foi uma participação histórica do Brasil na regata, com três barcos na raia. Participaram ainda embarcações da Alemanha, Estados Unidos, Noruega e da Suíça.
Homenagem especial para Theodora Prado, 1ª mulher a realizar a regata sozinha
Theodora Prado recebeu uma homenagem especial e foi aplaudida de pé durante a premiação. A velejadora que trabalhou no mercado financeiro e largou tudo para viver da vela se tornou a primeira mulher a realizar e concluir sozinha a regata de 3.500 milhas náuticas (quase 6.500 km) no veleiro Suidoos II, de 31 pés (9,4 metros).


À NÁUTICA, assim que chegou ao ICRJ após 29 dias de travessia, na noite do último domingo (25), a velejadora ressaltou que a marca foi uma “realização indescritível. Realizar isso foi um verdadeiro sonho”.
Essa regata é uma verdadeira celebração do Hemisfério Sul, num esporte tão dominado por Europa e Estados Unidos– destacou a velejadora
Ver esta publicação no Instagram
A 19ª edição da Cape2Rio está prevista para acontecer no final de 2028 ou nos primeiros dias de 2029. Cerca de dez barcos brasileiros já têm interesse em participar da competição, conforme revelou Vitor Medina, organizador da regata.
Temos o pedido para iniciar a regata durante janeiro de 2029, pois as famílias querem passar o Réveillon na África do Sul– concluiu Medina
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Awá Pinho, de 18 anos, mora às margens do rio Tapajós (PA) e viralizou nas redes ao mostrar trajeto de quase 2h para ir treinar. Assista!
O Navio de Assistência Hospitalar “Anna Nery” deve entrar em operação no 2º semestre e poderá realizar 500 atendimentos diários em comunidades ribeirinhas
Com mais de 330 metros de comprimento, o porta-aviões norte-americano USS Nimitz ficará no litoral fluminense até meados de maio
Incorporada à Força em 24 de abril, embarcação carrega sistemas inteligentes, misseis, canhões e outros armamentos
Esperada para 2027, competição que parte da França rumo a uma jornada em solitário pelo Atlântico teve lançamento oficial nesta terça-feira (28), no Yacht Clube da Bahia




