A onda dos wave boats

Por: Redação -
27/10/2014

Jet Boats são uma interessante mistura de lanchas com jets. Eles têm o casco como os de uma lancha e a propulsão com jatos de água no lugar das tradicionais hélices expostas. É uma embarcação híbrida e altamente manobrável com o melhor dos dois mundos.

Jet Boats foram originalmente desenhados por Sir William Hamilton (ele desenvolveu o jato de água em 1954) para operação nos caudalosos rios rasos da Nova Zelândia, especificamente para superar o problema de hélices nas rochas, marcantes em tais águas. Hamilton tinha uma necessidade específica de um sistema de propulsão para operar em águas muito rasas e o jato de água mostrou ser a solução ideal. A partir da popularidade do sistema de hidropropulsão verificou-se que o jato de água oferecia várias outras vantagens sobre as hélices para uma ampla gama e tipos de barcos. Propulsão por hidropropulsão é amplamente utilizada hoje para muitas embarcações de alta velocidade, incluindo ferry-boats, embarcações de salvamento, barcos de patrulha marítima e de abastecimento de navios.

Já o Wave Boat (casco estanque expansor para moto aquática) é diferente do Jet Boat por ser um casco separado que é impulsionado por um jet inteiro, ou seja, o jet é acoplado ao casco e faz o papel de propulsão do “barco”.

Os Wave Boats são altamente manobráveis, por causa da facilidade de movimentação para os lados e são ágeis em curvas, principalmente nas mais fechadas, e capazes até de empolgantes cavalos-de-pau, impossíveis em lanchas convencionais, além disso, por causa da ausência de hélice, o calado é significativamente menor, o mesmo do jet, o que permite uma navegação bem mais segura em águas rasas.

Essa nova forma de navegar veio para ficar, pois é possível ter os dois veículos, uma lancha e um jet num só, é possível navegar com sete pessoas a bordo, parar em algum lugar, soltar a âncora e desatracar o jet e curtir, atracar novamente, o que é extremamente simples, basta acelerar para dentro dele e prender dois esticadores de engate rápido. Seu casco é estanque, uma célula fechada, como se fosse uma garrafa pet, insubmergível, com reforços e longarinas especiais.

Um dos modelos disponíveis no mercado nacional é o Mormaii-flexxxa, com desing moderno, praticamente dispensa manutenção, pois não possui parte elétrica nem mecânica, basta um polimento anual para ficar com a manutenção em dia. E outro ponto positivo para os wave boats é que eles podem ser compartilhados por diversos proprietários, pois o documento do wave boat é independente do jet. O wave boat ainda pode ser utilizado pela maioria dos jets com motorização quatro tempos, Yamaha, Sea-Doo e Kawasaki.

Foto: Divulgação

 

Tchello Brandão é navegador e especialista em jets e esportes aquáticos

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira quem passou pelo lounge de NÁUTICA no 6º dia de Rio Boat Show 2024

    Com celebridade e nomes do mundo náutico, espaço vip recebeu visitas ilustres na 25ª edição do evento

    Boat Show em festa: Barcos dos principais estaleiros desfilam pela Marina da Glória

    Tradicional Desfile de Barcos chegou à 7ª edição colorindo, novamente, as águas da Baía de Guanabara com luzes e animação

    Confira as palestras deste sábado (4) no NÁUTICA Talks do Rio Boat Show 2024

    Com nove convidados e sete bate-papos, penúltimo dia de evento é recorde em encontros na Marina da Glória

    Estande da Bahia convida público a conhecer destinos por meio de realidade virtual no Boat Show

    Espaço colorido e caprichado apresenta experiência imersiva, sugestões de roteiros e informações para investidores

    Hidea lança no Rio Boat Show motores que podem ser instalados em parelhas

    Marca está no salão com 12 opções de motorização, dos 3 aos 130 hp; empresa prevê aumento no repertório na próxima edição do salão