Com aparência de carro superesportivo, Seacar Maestry chamou atenção no Rio Boat Show 2023

Empresa de Itajaí achou uma forma diferente de “fazer história” no concorrido mercado náutico brasileiro: produzindo barco inspirado em carrões

09/05/2023

Não é um carro, embora o aspecto exterior imite um automóvel esportivo à perfeição. Da mesma forma, não é um jet, mesmo que tenha um motor hidrojado de 355 hp e alcance 60 mph de velocidade máxima. O Seacar Maestry é, surpreendentemente, uma mistura dessas duas coisas.

Na realidade, o barco é um trimarã muito veloz, capaz de navegar não apenas em águas doces, como lagos e represas, mas até em mar agitado — desde que dentro da área de navegação interior, naturalmente.

“Durante a fase de testes, entre Itajaí e Balneário Camboriú, enfrentamos todo tipo de água, inclusive mar mexido, e o barco se mostrou bastante estável”, garante Nilton Goes, diretor da Seacar Company e idealizador do projeto, feito para navegar exclusivamente na água (não é um anfíbio).

 

Dono de uma revenda de carros esportivos e, ao mesmo tempo, de uma revenda de barcos em Itajaí, o empresário um belo dia teve a ideia de conciliar suas duas atividades.

Se o jet é uma moto aquática, por que não pode haver um carro aquático? – Nilton Goes, diretor da Seacar Company

Essa foi a pergunta que Nilton fez, antes de se debruçar no projeto do Seacar Maestry, que teve a contratação de um engenheiro e a colaboração de seus dois filhos.

Foram três anos trabalhando no projeto, começando do zero, até a concretização do sonho. Isso envolveu a definição do tipo de casco (no caso, triplo), do motor (hidrojato), dos equipamentos e do design (não é réplica, embora tenha sido inspirado em carros esportivos clássicos).

 

“Tudo foi feito especialmente para o Maestry, do volante, confeccionado com fibra de carbono, à chave da ignição, usinada com alumínio, passando pelo retrovisor, de inox e carbono, e pelos bancos, em formato de concha, no estilo Recaro”, explica Nilton Goes.

 

Pronto, o barco-carro impressiona pela beleza do projeto, pelos detalhes dos equipamentos e pelo desempenho. “Equipado com um motor de 355 hp, desenvolvido a partir de uma parceria com a Hyundai, a velocidade máxima chegou a 60 mph”, afirma o diretor da Seacar.

Na velocidade de cruzeiro, que é de 40 mph, o Maestry tem autonomia de seis horas de navegação, com um tanque de 55 litros de gasolina.

 

Um dos segredos para o desempenho verdadeiramente esportivo está na matéria-prima utilizada na confecção do casco: um composto de fiberglass e grafeno, que, além de leve, apresenta um elevado nível de resistência.

 

As rodas e as portas, naturalmente, são cenográficas, e a manopla do câmbio funciona como freio e ré. Mas, por dentro, o visual e o conforto são de um autêntico carro esportivo. O preço, idem: a partir de R$ 487 mil.

Apenas nos três primeiros dias do salão náutico carioca já foram vendidas duas unidades, e algumas outras vendas ficaram engatilhadas, de acordo com a marca.

 

Do sucesso do modelo inicial, de dois lugares, nasceu a promessa do diretor do estaleiro de dar forma a um novo modelo — desta vez, simulando um carro esportivo de quatro lugares. Não se surpreenda se um deles passar por você, em alta velocidade.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Navio de cruzeiro pode ser alternativa econômica para acomodação de atletas dos Jogos Asiáticos de 2026

    Comitê espera reduzir custos acomodando cerca de 3 mil pessoas em embarcação durante o evento

    Monociclo subaquático permite nadar e pedalar em baixo d'água ao mesmo tempo

    Criado pela empresa francesa Seabike, o dispositivo promete uma velocidade "sobre-humana"; confira

    Após sucesso do Rio Boat Show, Brasil amplia calendário náutico para Brasília e Salvador

    Maior edição após a pandemia, salão carioca entrou para a história pela diversidade de produtos, serviços e atrações, e marcou a expansão do evento para outras regiões

    Parque eólico no mar adotará radar flutuante para evitar colisão de pássaros

    Na Holanda, sistema que combina tecnologias desligará geradores em caso de aproximações de aves

    Parque aquático na Inglaterra terá ‘playground flutuante’ para desafios na água

    Inspirada em programa de TV, atração abre ao público no final de maio