Brasileiro de Hobie Cat

Por: Redação -
03/11/2014

Começou hoje (3) o Campeonato Brasileiro de Hobie Cat 16 e 14 (Brascat). A competição, que promete reunir diversos talentos da vela brasileira, acontece até o dia 5, no Cabanga Iate Clube de Pernambuco, na sub-sede em Maria Farinha. Ao todo, até nove regatas serão realizadas, sendo até três por dia.

Vale lembrar que os resultados das regatas contam pontos no ranking classificatório para o Sul-Americano da classe, que será disputado após o Brascat (de 6 a 9 de novembro), novamente em Maria Farinha.

A expectativa da organização é que 35 barcos disputem o Brasileiro de Hobie Cat 16. Atual campeão, José Roberto de Jesus, que no Brascat de HC 16 de 2013, em Ilha Bela/SP, conquistou o título nacional com o proeiro Anderson Brandão, também de Ilha Bela, tentará o bicampeonato com outro proeiro – Otávio Peixinho (SP). O destaque regional fica com a dupla cearense Daniel Nottinghan e Mequitas Queiroz, que em julho deste ano conquistou o título do Campeonato Nordeste da Classe HC 16, realizado na praia de Maria Farinha.

Pernambuco tem um bom histórico no cenário nacional de Hobie Cat. No ano passado, por exemplo, o pernambucano Claudio Cardoso, que formou dupla com seu sobrinho Rafael Monteiro, ficou em quinto lugar no ranking geral. Este ano, porém, a dupla não disputará o torneio. O único representante de Pernambuco será Guilherme Araújo, que formará dupla com Karoline Bauermann, do Rio Grande do Sul.

A previsão da organização é que 15 velejadores disputem o Brascat de HC 14. Nesta classe, o domínio é quase que total dos atletas do Iate Clube da Paraíba (ICPB). No Norcat de HC 14, os três primeiros colocados pertenciam ao ICPB – Fábio Espinar (campeão), João Octávio Costa (vice) e Diego de O Monteiro (terceiro lugar).

A maior expectativa é para a classe HC 16, isso porque os 20 melhores no Ranking nacional estarão classificados para o torneio continental, que acontecerá entre os dias 6 e 9 de novembro, em Maria Farinha.

A organização espera que as regatas tenham 30 barcos – os 20 melhores do Brasil e o restante duplas estrangeiras, femininas e de jovens. A competição será de extrema importância para a flotilha de HC 16 do Brasil, já que o Sulcat classificará os últimos três países para os Jogos Pan-Americanos, que em 2015 será realizado na cidade de Toronto, no Canadá. Até o momento estão garantidos nos Jogos o Canadá, Estados Unidos, Guatemala e Porto Rico.

Foto: Divulgação

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Casa de vidro sobre as águas no Texas está à venda por quase R$ 30 milhões; conheça

    Residência fica na cidade de Round Top, cujo último senso registrou população de 91 habitantes

    E-combustíveis para o setor marítimo podem gerar 4 milhões de empregos, diz pesquisa

    Estudo foi encomendado pelo Fórum Marítimo Global e indica que as vagas serão abertas até 2050

    Futurista e feita de titânio: conheça a lancha de 55 pés que parece uma nave espacial

    Com estilo contemporâneo, será a primeira embarcação lançada pelo estaleiro Mirrari, dos Emirados Árabes Unidos

    Litoral de São Paulo e do Rio pode ter ondas de até 3 metros neste sábado (18)

    Alerta da Marinha do Brasil vale para as cidades de Santos e Campos dos Goytacazes; confira dicas de segurança em caso de ressaca marítima

    Projeto na Croácia quer criar cinco vilas ecológicas de luxo à beira mar com direito a barcos elétricos

    Ideia da eD-TEC visa redefinir o conceito de vida de luxo, oferecendo energia solar às moradias durante os 365 dias do ano