10 Mandamentos


A segurança no mar é um dos temas mais discutidos entre os amantes da vida no mar. A bordo de um veleiro ou lancha, não importa, é necessário tomar cuidados essenciais para evitar acidentes, não prejudicar a natureza e deixar o passeio ainda mais prazeroso.
E uma das funções da Marinha do Brasil é cuidar da segurança de todos os navegadores, sejam eles profissionais ou amadores. Isso significa que não importa o tamanho do barco ou para que ele está sendo usado, passear ou trabalhar, a Marinha é quem dita as regras e cuida para que elas sejam cumpridas. Segundo a própria Marinha é a violação de normas e regulamentos de segurança a maior causa de acidentes entre os navegadores amadores, por isso, a instituição divulga, a cada temporada, regras básicas para que os passeios deixem apenas boas recordações.
E neste ano a instituição reforça as regras básicas para uma navegação segura com uma lista que contém os “10 mandamentos de segurança” para um passeio sem surpresas.
1 – Mantenha a manutenção da embarcação sempre em dia, principalmente se o barco ficou muito tempo parado.
2 – É preciso ter a bordo o material de salvatagem prescrito nas normas da autoridade marítima de acordo com a classificação da embarcação.
3 – Respeite o número máximo de pessoas permitido em seu barco e sempre tenha a bordo coletes salva-vidas para todos os ocupantes.
4 – Tenha sempre extintores de incêndio em bom estado de conservação e dentro da validade.
5 – Ao sair, informe o seu plano de navegação ao iate clube, marina ou condomínio.
6 – Respeite os limites de navegação impostos por sua habilitação, conduzindo a embarcação com prudência e em velocidade compatível com a região.
7 – Se beber, passe o timão para alguém habilitado na categoria adequada.
8 – Mantenha distância adequada (200 metros) das praias e dos banhistas.
9 – Respeite a vida, seja solidário, preste socorro.
10 – Não polua o mar.
Foto: Shutterstock
Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Descoberta próxima à Fossa das Marianas, a 3 mil metros de profundidade, substância sobrevive em ambiente extremamente hostil e sem luz
Apesar da breve trajetória na náutica, Samarlon já navegou por ao menos seis embarcações e consolidou preferência por um estaleiro
Barny Dillarstone é famoso pelas explorações subaquáticas e surpreendeu até mesmo especialistas com seu achado. Assista!
Novo serviço da Flip Boat Club oferece planos com bom custo-benefício e cota para até seis pessoas
Projeto da Global Yacht Technology entrega comodidade de "gente grande" e tem casco principal inspirado na Fórmula 1




