Cerimônia de abertura oficializa o início do 1º Salvador Boat Show

Prefeito Bruno Reis, demais autoridades locais e importantes nomes da náutica participaram do tradicional desenlace de fita; salão segue até domingo (10)

Por: Redação -
07/11/2024
Leilane Loureiro, Bruno Reis, Mila Paes, Antônio Gobbo, Ernani Paciornik, Eduardo Colluna e Almirante Cambra. Foto: Gabriel Alencar/ Revista Náutica

Com uma grande festa, que reuniu mais de 100 pessoas, aconteceu na noite desta quinta-feira (7) a cerimônia de abertura oficial do 1º Salvador Boat Show. Bruno Reis, prefeito da cidade, prestigiou o tradicional desenlace da fita, ao lado de autoridades locais e ilustres convidados, como o navegador Aleixo Belov.

A primeira edição do salão náutico já enfeita as águas da Bahia Marina desde quarta-feira (6), mas foi por volta das 19h desta quinta-feira que o encontro oficializou o início do salão — que segue até domingo (10), na Bahia Marina, 100% sobre as águas da Baía de Todos-os-Santos.

Desenlace da fita que marcou a abertura oficial do 1º Salvador Boat Show. Foto: Gabriel Alencar/ Revista Náutica

Durante a cerimônia, Ernani Paciornik, presidente de NÁUTICA, contou que sempre houve o sonho de um Boat Show na Bahia, mas que, por algum motivo nunca foi realizado. Para ele, haveria o “momento certo”.

Depois de conhecer a Bahia, não tinha como não fazer um Boat Show aqui. Hoje estou realizando um sonho– revelou o presidente de NÁUTICA

Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica. Foto: Gabriel Alencar/ Revista Náutica

Ressaltando as dimensões da Baía de Todos-os-Santos, tida como a maior do Brasil e segunda maior navegável do mundo, ele ainda ressaltou que o local deverá “ter eventos, regatas, canoagem e interação da cidade inteira, porque Salvador é muito mais que o Boat Show”.

Bruno Reis, prefeito de Salvador. Foto: Gabriel Alencar/ Revista Náutica

Também empolgado com a chegada do salão à Salvador, o prefeito da cidade, Bruno Reis, fez questão de deixar claro que “essa é a primeira edição e com certeza as próximas quatro já estão garantidas”, uma vez que, segundo ele mesmo, será esse o período em que estará como prefeito da cidade.

Foto: Victor Santos/ Revista Náutica

A expectativa não vem à toa. Para Bruno Reis, “a economia do mar é um dos vetores de crescimento econômico”, por isso, a cidade vem priorizando o setor.

Vamos investir ainda mais porque sabemos da importância desse segmento para gerar emprego e renda em nossa cidade– ressaltou o prefeito

Prova do comprometimento da capital baiana com a náutica foi a criação do SAC Náutico que, neste sábado (9), completará um ano. No período, o serviço — que centraliza processos burocráticos e faz a emissão de documentos de forma ágil e simplificada — realizou mais de 800 atendimentos, de 77 embarcações estrangeiras, vindas de 33 países diferentes.

Mila Paes, secretária de Desenvolvimento Econômico de Salvador. Foto: Gabriel Alencar/ Revista Náutica

Envolvida diretamente com as atividades desse segmento na cidade está também Mila Paes, Secretária de desenvolvimento econômico de Salvador. Presente na cerimônia de abertura, ela destacou a cidade como a primeira do Nordeste a receber um Boat Show. “É uma alegria muito grande para a gente saber que foi a partir de um movimento do município de Salvador que isso pôde acontecer”, comentou.

Vida longa ao Boat Show! Que a gente possa comemorar por muitos e muitos anos a transformação do setor náutico a partir desse trabalho– disse Mila

Almirante Antônio Carlos Cambra, Comandante do 2º Distrito Naval da Marinha do Brasil. Foto: Gabriel Alencar/ Revista Náutica

Para o Almirante Antônio Carlos Cambra, Comandante do 2º Distrito Naval da Marinha do Brasil, “o Grupo Náutica entende o potencial ainda muito inexplorado na Baía de Todos-os-Santos”. Ele ainda ressaltou a quantidade de empregos diretos e indiretos que o setor náutico movimenta na economia da cidade e do estado.

Leilane Loureiro, da Bahia Marina. Foto: Gabriel Alencar/ Revista Náutica

A Bahia Marina, palco do salão náutico, é comandada por Leilane Loureiro, que também marcou presença no encontro. Para ela, “esse tipo de iniciativa é muito importante” para que se possa “desenvolver a atividade náutica no estado da Bahia”.

 

A gente tem trabalhado fortemente nesse segmento, unindo as empresas que trabalham no setor– revelou Leilane

Leilane Loureiro, Bruno Reis, Mila Paes, Antônio Gobbo, Ernani Paciornik, Eduardo Colluna e Almirante Cambra. Foto: Gabriel Alencar/ Revista Náutica

Para o momento especial do desenlace da fita de inauguração, além de Ernani Paciornik, se reuniram Eduardo Colunna, presidente da Acobar; Bruno Reis, prefeito de Salvador; Vice-Almirante Antonio Carlos Cambra, do Segundo Distrito Naval, representando a Marinha do Brasil; Mila Paes, secretária de Desenvolvimento Econômico de Salvador; Leilane Loureiro, diretora da Bahia Marina; Antônio Gobbo, presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia, Alan Souza dos Santos, diretor da Associação Náutica da Bahia, Thalita Vicentini, diretora-geral da Boat Show Eventos; Otto Aquino, diretor de comunicação do Grupo Náutica, Eduardo Braz Couto, procurador geral de Salvador; Miguel Andrade Filho, representando a FIEB; Pedro da Costa, diretor do Comitê de Turismo da Associação Náutica da Bahia; Lázaro França, secretário de Manutenção da prefeitura de Salvador; Manuel Rocha, deputado estadual; Benedito Fraga e Heloisa Caldeira, coordenadores de evento da prefeitura de Salvador; Santiago Campos, Alexandre Jatobá, Robson Pimenta e Murilo Aguiar, da Associação Náutica da Bahia, Antônio Carlos Passos; Alexandre Brandão, da AZ Produções; Thamis Confins, presidente da Fundação Mario Leal Ferreira, e Aleixo Belov, empresário, engenheiro e navegador.

 

 


1º Salvador Boat Show

O Salvador Boat Show chega em grande estilo, com 100% de seus expositores sobre as águas da Bahia Marina, na inconfundível Baía de Todos-os-Santos. Embarcações de diversos modelos, motores, equipamentos, acessórios e serviços ligados ao setor estão na capital baiana.

Foto: Victor Santos / Revista Náutica

Visitantes tem a sensação genuína de imergir no universo náutico visitando estandes flutuantes, conferindo barcos lado a lado, em um cenário mais que convidativo para uma vida no mar. Já consagrado como o maior salão náutico do Nordeste, o evento ainda apresenta experiências exclusivas e um mar de oportunidades.

 

Anote aí!

1º SALVADOR BOAT SHOW

Quando: De 6 a 10 de novembro de 2024
Horário: Das 14h às 21h
Onde: Bahia Marina (Av. Lafayete Coutinho, 1010, Salvador – BA)
Ingressos: site oficial de vendas
Mais informações: 
site oficial do evento

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Tags

    Relacionadas

    NÁUTICA TRIP: navegamos a bordo da Victory 300 Ride na Flórida, nos Estados Unidos

    Cada vez mais frequentado por brasileiros, desbravamos o trecho entre Fort Lauderdale e Miami, numa jornada de 12 horas

    Conheça a história de Frank Fiegel, o Popeye de verdade

    O verdadeiro marinheiro jurava nunca ter perdido uma briga e teve até uma namorada parecida com a Olivia Palito

    Tipos de proa: conheça os diferentes formatos e a indicação para cada barco

    Desenho desta parte da embarcação pode afetar drasticamente o desempenho do barco

    Saiba o que fazer em caso de queimadura por água-viva

    Com maior fluxo nas praias, período mais quente do ano colabora para casos de acidentes com o animal

    Teste Real 280 Special Deck: uma lancha de sangue quente

    O barco tem cockpit espaçoso, motor de popa e plataforma ao mesmo tempo; na navegação, chegou a quase 40 nós com um motor de 250 hp