Mila Paes projeta fazer da capital baiana a número 1 do turismo náutico brasileiro
Secretária de desenvolvimento econômico de Salvador falou sobre o assunto no 9º Congresso Internacional Náutica
Dona de duas das três maiores baías do Brasil — a número 1, Baía de Todos-os-Santos, com um espelho d’água de 100 km de extensão, e a número três, Baía de Camamu, que vem logo atrás da Baía de Guanabara —, a Bahia reúne um sem-fim de atrações, destacando-se com um dos principais centros náuticos do país. Ainda assim, o estado com a costa mais extensa do país responde por menos de 5% do PIB náutico brasileiro.
Governador Ratinho Jr. anuncia investimentos na dragagem do icônico Canal de Varadouro
Bianca Colepicolo da 10 dicas para desenvolver o turismo náutico nos municípios
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Para dar a volta por cima e explorar todo potencial econômico da capital baiana, a Secretaria de Desenvolvimento e Econômico de Salvador colocou em ação um Plano Estratégico, como destacou a secretária da pasta, Mila Paes, durante o Congresso Internacional Náutica, realizado paralelamente ao São Paulo Boat Show, que terminou nesta terça-feira (24).
Nossa missão é olhar para a economia do mar de forma estruturada, promovendo projetos de fomento e diálogo com os setores econômicos– disse a secretária
O projeto tem como marco inicial a entrega já consolidada de uma série de estruturas náuticas aos navegantes, um investimento de US$ 70 milhões, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento. São garagens, píeres, atracadouros, bases e rampas de acesso ao mar, num total de 12 intervenções, beneficiando os 18 municípios que compõe o Recôncavo Baiano.
Para melhor aproveitar essa estrutura, da lavra do governo estadual, a Secretaria de Desenvolvimento e Econômico de Salvador formou um Comitê Náutico permanente, que se reúne uma vez por mês para avaliar a evolução de seu plano estratégico.
Criou também o SAC Náutico (Serviço de Atendimento ao Capitão), que simplifica a chegada de embarcações na cidade. Ao mesmo tempo, implantou um programa de treinamento de mão de obra, para capacitação dos trabalhadores, com foco na criação da futura Escola do Mar. E está implantando uma Marina Pública Municipal.
Além disso, está prospectando novas rotas de navegação, para dar protagonismo ao turismo náutico, e pretende fazer da cidade sede de competições, como regatas internacionais.
Mila Paes destacou a importância da realização de eventos náuticos, como o Salvador Boat Show, que será realizado pela primeira vez de 6 a 10 de novembro, na Bahia Marina.
Por fim, ela revelou um importante projeto futuro: a estruturação de um condomínio náutico, com o objetivo de atrair a indústria de barcos para a cidade. É só uma questão de tempo para a Bahia rivalizar com centros náuticos consagrados, como Itajaí e Angra dos Reis.
O Congresso Internacional Náutica teve patrocínio da Metalu (maior fabricante de píers de alumínio no mundo) e antecedeu a abertura ao público do São Paulo Boat Show, evento que contou com mais de 170 barcos em exposição, 50 lançamentos gerais, além de uma série de produtos e serviços.
São Paulo Boat Show 2024
Consagrado como o maior evento náutico da América Latina, o salão que acontece desde 1998 reuniu, neste ano, mais de 170 barcos, disponíveis para o público conhecer e comprar. Nesta 27ª edição, os visitantes ainda puderam participar do sorteio de uma lancha Focker 188 Joy, equipada com motor Yamaha.
Tradicionalmente, o evento revela os principais lançamentos do ano, com estaleiros nacionais e internacionais apresentando barcos e jets de todos os modelos, preços e tamanhos. O público ainda confere motores, equipamentos, acessórios, brinquedos aquáticos, decoração e produtos de luxo — como resorts e helicópteros — expostos no Espaço dos Desejos.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Walk around cabinada de luxo chega recheada de tecnologia e empolga pela performance esportiva
Salão acontecerá entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, nas águas doces do Lago de Itaipu, no Paraná
Patrimônio histórico e cultural da cidade tem sofrido com o avanço das marés acima do normal
São quase 90 m² de área útil, com pernoite para seis pessoas e ingredientes de sobra para curtir rios, lagos, represas e baías abrigadas
Construído em 1974, este Swan 48 foi um dos destaques da 1ª etapa da competição, na classe RGS Clássicos