Vitória feminina


“Fizemos uma super regata. A prova não foi fácil, mas o trabalho de equipe funcionou. Foi perfeito”, falou Sam Davies, comandante do Team SCA.
Com a holandesa Carolijn Brouwer no leme, o Team SCA dominou a in-port desde a primeira boia e nenhuma das outras cinco equipes conseguiu mudar o resultado.
“Nosso time veleja muito bem nesse barco. Foi a melhor coisa que nos aconteceu. Entramos com moral na perna cinco”, disse a britânica Dee Caffari.
A diferença foi de 20 segundos para o Team Brunel, segundo colocado. Em terceiro ficou o Mapfre do brasileiro André ‘Bochecha’ Fonseca.
“As condições não estavam fáceis, pois teve vento rápido, depois a intensidade diminuiu, a direção mudou e a gente trocou velas a todo instante”, explicou o brasileiro André Fonseca, encarregado da tática nesta In-Port.
A segunda vitória das meninas do Team SCA — fato inedito até então — equilibra o campeonato das regatas locais. A equipe venceu também a prova de Abu Dhabi, no início do ano.
O Abu Dhabi está empatado em primeiro com o Dongfeng com 14 pontos. O Team SCA tem 16.
A regata foi realizada mesmo com a ameaça do ciclone Pam que promete entrar na região do Oceano Pacífico nas próximas horas. Por esse motivo, a largada para Itajaí, no Brasil, foi adiada para a próxima terça-feira (17).
A quinta etapa da Volvo Ocean Race terá 6 776 milhas (12.549 quilômetros) entre Auckland (Nova Zelândia) e Itajaí (Brasil). Será a mais longa e desgastante prova da Volta ao Mundo.
Ciclone
O ciclone Pam, um dos mais fortes dos últimos 40 anos no sul do Pacífico, fez estragos em Vanuatu, uma ilha próxima. O fenômeno deve chegar a Nova Zelândia enfraquecido entre domingo à noite e segunda-feira de manhã, mas as ondas de 20 metros e os ventos de mais de 60 nós obrigaram a organização a desmontar a Vila da Regata e adiar a largada.
Resultado da New Zealand Herald Auckland In-Port Race:
1. Team SCA
2. Team Brunel
3. Mapfre
4. Dongfeng Race Team
5. Team Alvimedica
6. Abu Dhabi Ocean Racing
Classificação das In-Port Races:
1. Abu Dhabi Ocean Racing – 14 pontos
2. Team Brunel – 14 pontos
3. Team SCA – 16 pontos
4. Dongfeng Race Team – 18 pontos
5. Team Alvimedica – 20 pontos
6. Mapfre – 25 pontos
7. Team Vestas Wind – 36 pontos
Fotos: Victor Fraile / Volvo Ocean Race
Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Fabricante japonesa completa 40 anos de história nos jets em nova coleção focada em performance e tecnologia
Modelo foi apresentado em quatro versões durante o Audi e-tron Experience, encontro dedicado à linha elétrica da marca no Ceará
Descoberta próxima à Fossa das Marianas, a 3 mil metros de profundidade, substância sobrevive em ambiente extremamente hostil e sem luz
Apesar da breve trajetória na náutica, Samarlon já navegou por ao menos seis embarcações e consolidou preferência por um estaleiro
Barny Dillarstone é famoso pelas explorações subaquáticas e surpreendeu até mesmo especialistas com seu achado. Assista!




