De chuva a escorpião: saiba como foi a 1ª etapa da expedição de jets do Boat Show de Foz
Após mais de 400 km, grupo de 150 jeteiros que saiu de Rosana (SP) comemorou chegada à Foz


A primeira etapa da Expedição Foz Boat Show foi concluída na tarde de quinta-feira (28). O grupo de 150 jeteiros, que saiu de Rosana, no interior de São Paulo, no dia anterior, comemorou a chegada atracando em grande estilo no 2º Foz Internacional Boat Show. O salão náutico acontece até domingo, 1º de dezembro, no Iate Clube Lago de Itaipi (ICLI).
Cerimônia de abertura marca o início do Foz Internacional Boat Show 2024
Iniciativa do Grupo Náutica, JAQ firma acordo com Itaipu para barcos com hidrogênio verde
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Foram cerca de 421 km percorridos e cinco deslumbrantes destinos explorados pelas águas do rio Paraná: Rosana (SP), Porto Natal (PR), Guaíra (PR), Porto Santa Helena (PR) e Foz do Iguaçu (PR), palco do Boat Show de Foz. A travessia, fruto de uma parceria da Boat Show com MSJet, marca a primeira vez de uma expedição deste porte no trajeto.


Apesar do sucesso desta primeira etapa — o retorno está marcado para o dia 30 de novembro, às 6h –, a travessia não dispensou turbulências. A primeira delas se deu logo na saída, e aconteceu com Renan Macedo, integrante do time da Revista Náutica. Após ser picado por um escorpião, Renan precisou ir até um hospital. Felizmente, deu tudo certo e nosso “jeteiro” conseguiu seguir o percurso.
Estava dentro do meu tênis quando eu calcei– explica Renan
O clima também causou transtornos ao grupo de aventureiros. De acordo com Renan, dois trechos marcaram as principais dificuldades enfrentadas pela expedição: um com ondas muito grandes e outro com as rajadas de vento e chuva, ainda na quarta-feira (27).


“Tivemos que recuar um pouco para a praia, porque ficou muito difícil de enxergar, com tanta chuva”, relembra Renan.
Durante o tempo desafiador, a estratégia foi se agrupar e tomar decisões. Uma delas foi voltar ao ponto em que haviam acabado de sair, na praia.
Foi a decisão mais correta. Não adiantava tentar seguir, porque era impossível enxergar um ao outro– conta Renan


Apesar das adversidades, todo o percurso foi “surpreendente”. “É impressionante a cor da água do rio Paraná: cristalina! Você consegue enxergar o fundo em vários trechos do percurso”, exalta o jeteiro, que não esconde: “chegar ao Boat Show foi emocionante. Não tinha como não se emocionar e ficar muito feliz por termos chegado”.
Foi um projeto que pensamos há muito tempo. Ver que conseguimos chegar no objetivo final foi muito gratificante– conclui
Confira, a seguir, um pouco de como foi a chegada da Expedição Foz Boat Show ao ICLI, palco do Boat Show de Foz.
Ver essa foto no Instagram
Foz Internacional Boat Show 2024
A segunda edição do Foz Internacional Boat Show chegou! Com lanchas, pontoons, jets, motores, equipamentos e acessórios, o salão náutico paranaense atraca de 28 de novembro a 1º de dezembro no Iate Clube Lago de Itaipu, o “mar doce” da região.


Realizado no oeste do Paraná, o evento acontece sobre as águas doces de Foz do Iguaçu e conta com a 2ª edição do Congresso Internacional Náutica, test-drive de embarcações, atrações de vela, expedições de jet, campeonato de pesca e milhares de apaixonados pelo universo náutico nas águas navegáveis do Lago de Itaipu.
Além disso, o salão ocorre na região da tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, e pertinho das Cataratas do Iguaçu, uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo! O Foz Internacional Boat Show tem apoio do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Turismo e Viaje Paraná, da Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec.
Anote aí!
2º FOZ INTERNACIONAL BOAT SHOW
Quando: De 28 de novembro a 1º de dezembro de 2024
Onde: Iate Clube Lago de Itaipu (R. Inacio Reuter Sottomaior, 1020 – Jd Porto Dourado)
Horário: Das 15h às 22h
Mais informações: site oficial do Foz Internacional Boat Show
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Tags
Relacionadas
Rafael Mesquita captou o momento no final de novembro, nas águas de Ilhabela
Jioscarlos Josue, de 29 anos, foi um dos 71 imigrantes contratados pela Fibrafort através de programas de inclusão. Conheça sua história!
Após votação aberta ao público, empresário garantiu o 1º lugar na categoria “Iniciativa Privada – Empreendedores de Médio e Grande Porte”
A italiana Baglietto atendeu ao pedido do proprietário e desenvolveu um sistema de lançamento da embarcação auxiliar tal qual entre 1940 e 1960
Mostra dá detalhes sobre a carpintaria pré-histórica, as técnicas de construção e os métodos de transporte da época




