Cerimônia de abertura marca o início do Foz Internacional Boat Show 2024

Com presença de autoridades e diretoria da Itaipu Binacional, momento abriu as portas da 2ª edição do salão náutico

Por: Redação -
28/11/2024
Eduardo Colunna, presidente da Acobar; Enio Verri, diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional; Vice-Almirante Trovão; Sheila Melo, policial da Casa Civil do estado do Paraná; Márcio Nunes, secretário de Turismo do estado do Paraná; Ernani Paciornik, presidente de NÁUTICA; Justo Zacarias Irún, diretor-geral paraguaio da Itaipu Binacional e Yuri Benites, diretor de Turismo da Itaipu Parquetec. Foto: Descio Oliveira/ Revista Náutica

Aconteceu na tarde desta quinta-feira (28) a cerimônia de abertura oficial da segunda edição do Foz Internacional Boat Show. O momento do tradicional desenlace da fita foi prestigiado por autoridades locais, diretores da Itaipu Binacional e visitantes do salão, que acontece no iate Clube Lago de Itaipu (ICLI) até domingo (30), das 15h às 22h.

Durante a cerimônia, Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica, ressaltou o “apoio amplo, total e irrestrito” recebido para viabilizar o evento na região de Itaipu, bem como agradeceu aos presidentes brasileiro e paraguaio da Itaipu Binacional, o governo do Paraná e do Itaipu Parquetec.

Ernani Paciornik. Foto: Descio Oliveira/ Revista Náutica

O Boat Show é só um pedaço do que a gente fez aqui. O evento Foz Internacional Boat Show é na verdade o Itaipu Internacional: a ligação dos 2 países. É uma coisa só– Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica

O potencial do Lago de Itaipu, uma das maiores reservas artificiais de água doce do mundo, também foi destacado por Pacionik. “A gente tem na mão um ouro. Vamos habitar esse lago. A gente tem que fazer isso em Itaipu inteiro”.

Ernani Paciornik. Foto: Descio Oliveira/ Revista Náutica

Não existe fronteira no lago. E eu acho que o mundo náutico pode ajudar a povoar, dar emprego e a fazer isso ser uma outra realidade– apontou Ernani, na cerimônia

Justo Zacarias, diretor-geral paraguaio da Itaipu Binacional, enfatizou a parceria entre os dois países. “O Paraguai e o Brasil são povos irmãos, que trabalham juntos e que podem explorar muitas coisas, inclusive essa riqueza enorme que temos, que é o Lago de Itaipu”.

Justo Zacarías. Foto: Descio Oliveira/ Revista Náutica

A cooperação entre nações também foi frisada por Enio Verri, diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional. “Itaipu não tem duas, nós somos uma única usina, 50% do Brasil e 50% do Paraguai. Esses recursos que nós temos nos permite fazer investimentos como esse, que mudam a vida das pessoas e que podem garantir um futuro melhor para os dois países”, conclui.

Enio Verri. Foto: Descio Oliveira/ Revista Náutica

Já Márcio Nunes, secretário de Turismo do estado do Paraná, aposta em mais um evento de sucesso nas águas de Itaipu.

Da mesma forma que no ano passado o Boat Show de Foz foi um marco histórico, pode ter certeza de que a data de hoje é outro gol de placa– Márcio Nunes, secretário de Turismo do estado do Paraná

Nunes também destacou que o turismo pode ser um grande gerador de empregos, “principalmente porque hoje nós temos tecnologia e know-how para fazer empreendimentos sem prejudicar o meio ambiente”, explicou.

Márcio Nunes. Foto: Descio Oliveira/ Revista Náutica

Por sua vez, Evandro Ferreira, comodoro do Iate Clube Lago de Itaipu — palco do evento –, não escondeu a empolgação pela segunda edição do salão náutico. “Como cidadão iguaçuense, sou muito grato por ter nos escolhido para fazer esse evento”.

Evandro Ferreira. Foto: Descio Oliveira/ Revista Náutica

O presidente da Acobar, Eduardo Colunna, apontou outros benefícios das ações náuticas promovidas no lago de Itaipu. “Navegar no lago é tudo que precisa para que se distribua renda, gere emprego. Essa é a nossa grande oferta para toda a comunidade e todos os munícipios que têm esse potencial do turismo náutico”.

Eduardo Colunna, presidente da ACOBAR. Foto: Descio Oliveira/ Revista Náutica

O vice-almirante Marco Antônio Ismael Trovão de Oliveira, Comandante do 8° Distrito Naval da Marinha do Brasil, anunciou que, em parceria com a Itaipu Binacional, a Marinha tem realizado um levantamento hidrográfico de todo o Lago de Itaipu e do Rio Paraná. “Com isso, vamos navegar mais seguros. Vamos aumentar o número de barcos e estar sempre juntos.”

Vice-almirante Marco Antônio Ismael Trovão de Oliveira, Comandante do 8° Distrito Naval da Marinha do Brasil. Foto: Descio Oliveira/ Revista Náutica

Para o momento especial do desenlace da fita de inauguração, se reuniram Ernani Paciornik, presidente de NÁUTICA; Enio Verri, diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional; Justo Zacarias Irún, diretor-geral paraguaio da Itaipu Binacional; Evandro Ferreira, comodoro do late Clube de Itaipu; Eduardo Colunna, presidente da ACOBAR; Márcio Nunes, secretário de turismo do estado do Paraná; vice-almirante Marco Antônio Ismael Trovão de Oliveira, comandante do 8° Distrito Naval da Marinha do Brasil; Rafael Andreguetto, representando Everton Souza, secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável do Paraná; comandante dos Portos do Rio Paraná, Capitão de Fragata Uanderson Simonin Lauriano da Silva, da Marinha do Brasil; Yuri Benites, diretor de Turismo da Itaipu Parquetec; Luis Fernando Delazari, diretor juridico da Itaipu Binacional; Augusto da Cruz Rodrigues, agente de Polícia Federal classe especial, chefe do Núcleo Especial da Polícia Marítima da delegacia de Polícia Federal de Foz do Iguaçu; Antônio Sapia, secretário de Esporte e Lazer de Foz, representando o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro; Edson dos Santos, prefeito de Ramilândia; Lafaiete, vereador de São Miguel do Iguaçu; Irapuan Cortes Santos, diretor-presidente da Viaje Paraná; Mateus Vermelho, deputado estadual; Alexandre Cury, deputado estadual; Sheila Melo, policial da Casa Civil do estado do Paraná e Evandro Miguel Grade, o Zado, prefeito de Santa Helena.

Momento do Hino Nacional Brasileiro. Foto: Descio Oliveira/ Revista Náutica
Eduardo Colunna, presidente da Acobar; Enio Verri, diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional; Vice-Almirante Trovão; Sheila Melo, policial da Casa Civil do estado do Paraná; Márcio Nunes, secretário de Turismo do estado do Paraná; Ernani Paciornik, presidente de NÁUTICA; Justo Zacarias Irún, diretor-geral paraguaio da Itaipu Binacional e Yuri Benites, diretor de Turismo da Itaipu Parquetec. Foto: Descio Oliveira/ Revista Náutica. Foto: Descio Oliveira/ Revista Náutica

Foz Internacional Boat Show 2024

A segunda edição do Foz Internacional Boat Show chegou! Com lanchas, pontoons, jets, motores, equipamentos e acessórios, o salão náutico paranaense atraca de 28 de novembro a 1º de dezembro no Iate Clube Lago de Itaipu, o “mar doce” da região.

Foto: Victor Santos/ Revista Náutica

Realizado no oeste do Paraná, o evento acontece sobre as águas doces de Foz do Iguaçu e conta com a 2ª edição do Congresso Internacional Náutica, test-drive de embarcações, atrações de vela, expedições de jet, campeonato de pesca e milhares de apaixonados pelo universo náutico nas águas navegáveis do Lago de Itaipu.

 

Além disso, o salão ocorre na região da tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, e pertinho das Cataratas do Iguaçu, uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo! O Foz Internacional Boat Show tem apoio do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Turismo e Viaje Paraná, da Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec.

 

Anote aí!
2º FOZ INTERNACIONAL BOAT SHOW

Quando: De 28 de novembro a 1º de dezembro de 2024
Onde: Iate Clube Lago de Itaipu (R. Inacio Reuter Sottomaior, 1020 – Jd Porto Dourado)
Horário: Das 15h às 22h
Mais informações: site oficial do Foz Internacional Boat Show

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Tags

    Relacionadas

    Navio de cruzeiro fica preso na Irlanda por 4 meses e passageiros anunciam casamento

    Parada técnica do cruzeiro Villa Vie Odyssey rendeu a Gian Perroni e Angela Harsany um novo rumo além do programado roteiro mundial de 3 anos

    Senna, além de ídolo das pistas, também acelerava sobre as águas

    Piloto brasileiro de F1 participou ativamente da construção de seus 3 barcos; um deles, Ayrton jamais conheceu

    Embarcação dos anos 60 vai virar restaurante flutuante de luxo no Rio de Janeiro

    Novidade teve investimento de R$ 10 milhões e promete centro de eventos, bar rooftop e área vip na Marina da Glória

    Seychelles: ilha paradisíaca será sede da Copa do Mundo de Futebol de Areia

    Essa será a primeira vez que um país africano receberá a competição, que acontece de 1º a 11 de maio de 2025; hexacampeão, Brasil briga por vaga

    Pela primeira vez, baleia mais rara do mundo começa a ser estudada por cientistas

    Animal só foi encontrado sete vezes ao longo da história, o que o torna um verdadeiro enigma para a ciência