Paraná fomentou turismo náutico, empreendedorismo e educação ambiental no Boat Show de Foz

Em parceria com Instituto Água e Terra e Adetur, secretaria de turismo divulgou destinos e engajou empreendedores

02/12/2024
Foto: Douglas Guimarães / Revista Náutica

Com diversas iniciativas de empreendedores locais que valorizam o estado do Paraná, a Secretaria do Turismo (Setu) e o Viaje Paraná — órgão de promoção comercial do setor do Estado — marcaram presença no Boat Show de Foz. Lá, mais de 20 expositores de diversos ramos tiveram a oportunidade de ter seus produtos expostos no Iate Clube Lago de Itaipu.

O espaço contou com exibição de produtos artesanais locais — incluindo alimentos e bebidas –, hotelaria e agência de viagens, além de ser palco de iniciativas de promoção do turismo do Paraná. Durante visita ao evento, Márcio Nunes, secretário estadual do Turismo, destacou a parceria com os empreendedores.

O secretário de turismo do Paraná, Marcio Nunes, em visita ao Boat Show de Foz. Foto: Douglas Guimarães / Revista Náutica

Sempre abrimos esse espaço, esse convite, para que os empreendedores estejam conosco, divulgando seus produtos, serviços e promovendo o turismo do Paraná como um todo– Marcio Nunes, secretário de turismo do Paraná

Além de apoiar os empreendedores, o secretário aproveitou para destacar, durante o Foz Internacional Boat Show, o investimento de R$ 35 milhões do governo em estruturas náuticas na região, a fim de potencializar o turismo náutico local.

Turismo sem infraestrutura não existe. Para receber barcos, é preciso oferecer as condições adequadas para navegação– disse o secretário

Foto: Douglas Guimarães / Revista Náutica

Herico Puehler, assessor técnico da Setu, aposta que o Boat Show de Foz irá elevar e valorizar o turismo náutico do Paraná. À NÁUTICA, ele comentou sobre os pontos de interesse na região, e que tudo pode ser acesso no site turismo.gov.br e redes sociais do Viaje Paraná.

Como o ano passado foi o primeiro Boat Show em água doce, levantou esse ponto de alerta na cabeça das pessoas, de que não é só navegação em água salgada no Paraná– Herico Puehler

Expositores convidados pela Setu

Rodrigo Neratika, chefe de departamento de turismo náutico do Viaje Paraná, comandava o espaço da marca. Por lá, um mapa completo de turismo náutico — criado especificamente para o Foz Internacional Boat Show — era exibido ao público. O mapa contempla cerca de 45 destinos, com sua maior parte em água doce.

Rodrigo Neratika, do Viaje Paraná. Foto: Douglas Guimarães / Revista Náutica

Rodrigo também ressaltou a importância de um evento náutico deste porte na região. “A gente pode conciliar o lançamento de um material extremamente específico, para um público qualificado e dentro do Paraná. Casou com a nossa estratégia”.

 

Puehler também destacou a importância do mapa para o desenvolvimento do turismo náutico. “O pessoal, graças ao mapa, consegue saber onde você consegue navegar, gerando novas oportunidades para os municípios e pontos turísticos do Paraná, de receber esse nicho de embarcações”, apontou.

Foto: Douglas Guimarães / Revista Náutica

Marcia Regina Catão, proprietária da agência Entre Turismo & Viagem, veio a convite da Setu para buscar novos clientes no Iate Clube Lago de Itaipu. A empresa atracou em Foz para apresentar as belezas turísticas do Paraná — e não apenas Foz do Iguaçu.

 

No catálogo da empresa, há destinos como o Trem da Serra Verde, em Curitiba, Parque Barigui, jantares no restaurante Madalosso, um dos maiores da América Latina. Segundo Marcia, “existe turismo após Foz”, e há muito ainda a ser descoberto no estado.

 

“O próprio paranaense não sabe o que tem no Paraná. Quando a gente fala ‘sabia que você tem um passeio de balão? Sabia que você tem lavandário? Sabia que você tem Rota do Café?’, eles falam ‘não’”, contou a empresária.

IAT no Boat Show de Foz

Para agregar conscientização ambiental e preservação ao Foz Internacional Boat Show 2024, o Instituto Água e Terra (IAT) apresentou os parques ambientais do Paraná, valorizando as belezas da natureza no estado.

Beatriz de Oliveira Kaiser, do IAT. Foto: Douglas Guimarães / Revista Náutica

As unidades de conservação paranaenses são abertas para visitação e oferecem atividades para fomentar o turismo. Para Beatriz de Oliveira Kaiser, que trabalha na parte de compensação ambiental do IAT, a exposição no Boat Show de Foz serve também como uma forma de educar.

 

“A gente acredita que a população, se bem instruída e bem orientadas — que é o nosso objetivo sempre — ajuda a fomentar a preservação ambiental e a sustentabilidade”, explicou Beatriz.

Foto: Douglas Guimarães / Revista Náutica

Com a presença no evento, o Instituto Água e Terra pretende mostrar que o Paraná está de portas abertas para o público conhecer — ou visitar de novo — as unidades de conservação.

 

O Instituto Água e Terra é responsável por toda a parte da biodiversidade do Paraná, cuidando de todos os programas ambientais do estado. O órgão estadual oferece iniciativas como o ICMS Ecológico — uma espécie de crédito de carbono — , além de cuidar e fiscalizar o patrimônio ambiental paraense.

O Paraná foi eleito pela quarta vez o estado mais sustentável do Brasil, e o Instituto também preza para que a gente leve esse título para frente– Beatriz Kaiser

Adetur no Boat Show de Foz

A Agência de Desenvolvimento da Região Turística Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu — ou simplesmente Adetur — também teve seu espaço no Boat Show de Foz, em parceria com o Itaipu Parquetec e Itaipu Binacional.

Foto: Douglas Guimarães / Revista Náutica

O objetivo da iniciativa foi divulgar os principais atrativos da região do Lago de Itaipu, mais precisamente de 19 munícipios. Além disso, a Adetur destaca os Caminhos do Iguaçu, que visa conectar o Parque Nacional de Ilha Grande, em Guaíra, ao Parque Nacional de Iguaçu, em Foz.

 

A agência ainda possui material promocional e de associados. Além das prefeituras que fazem parte da Adetur, eles têm empreendimentos ligados ao turismo, como hotéis, pousadas, restaurantes e parte do turismo rural.

Priscila Daiana Rabaiolli, da Adetur. Foto: Douglas Guimarães / Revista Náutica

“Acreditamos que o Boat Show de Foz fortalece ainda mais nossa região, por ser palco desse evento, que é nacional e traz representantes da indústria náutica e vários segmentos do turismo náutico”, avaliou Priscila Daiana Rabaiolli, assessora de comunicação da Adetur.


Foz Internacional Boat Show 2024

A segunda edição do Foz Internacional Boat Show levou lanchas, pontoons, jets, motores, equipamentos e acessórios ao Lago de Itaipu, o “mar doce” da região. Foram quatro dias de salão náutico, entre 28 de novembro e 1º de dezembro, dentro do Iate Clube Lago de Itaipu.

Foto: Victor Santos / Revista Náutica

Único evento Boat Show em águas doces, a feira contou ainda com test-drive de barcos nas águas, atrações de vela, expedição de jet com 150 participantes, campeonato de pesca e o 2º Congresso Internacional Náutica edição especial Lago de Itaipu.

 

O Foz Internacional Boat Show teve apoio do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Turismo, da Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec.

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Tags

    Relacionadas

    Boat Show de Foz contou com ações do Instituto Orizzonte para promover sustentabilidade

    Reciclagem de resíduos e compensação de carbono foram destaque dentro do evento náutico do oeste do Paraná

    Toulon Náutica se consolida como representante oficial da FS Yachts em Paraty

    Linha completa do estaleiro catarinense está à disposição; clientes garantem benefícios exclusivos da loja na compra das embarcações

    Tubarão "fantasma” extremamente raro é encontrado na costa da Albânia

    Animal da espécie Oxynotus Centrina possui leucismo, condição responsável pela “aparência fantasmagórica”

    Paraná fomentou turismo náutico, empreendedorismo e educação ambiental no Boat Show de Foz

    Em parceria com Instituto Água e Terra e Adetur, secretaria de turismo divulgou destinos e engajou empreendedores

    Copa Mitsubishi de Vela 2024: confira o resultado da última etapa do torneio

    Regata Volta à Ilhabela teve Phoenix como campeão na classe ORC. Veja os demais premiados