Copa Mitsubishi de Vela 2024: confira o resultado da última etapa do torneio
Regata Volta à Ilhabela teve Phoenix como campeão na classe ORC. Veja os demais premiados
Depois de mais de 20 horas de disputa, chegou ao fim, na manhã do último domingo (1), a 24ª edição da Regata Volta à Ilhabela – Sir Peter Blake, etapa final da Copa Mitsubishi de Vela. A equipe Phoenix foi a grande vencedora da classe ORC.
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Mais de 40 equipes de velejadores encararam o desafio final da Copa Mitsubishi: contornar Ilhabela, partindo das proximidades da Vila, rumo sul, ainda na manhã de sábado, 30 de novembro.
Os ventos colaboraram durante a realização da prova. Dessa forma, a flotilha — tanto de veleiros acima de 28 pés, que contornaram Ilhabela, quanto de barcos menores, que circundaram a Ilha de Toque-Toque ou o Farolete 4 da entrada do Canal (no caso da classe HPE 25) — não teve grandes dificuldades para chegar à ponta sul do Canal de São Sebastião.
O Phoenix, de Mauro Dottori e Fabio Cotrim, conseguiu abrir boa vantagem em relação aos demais ainda dentro do canal, o que permitiu que a equipe encontrasse ainda um vento sul constante na área oceânica: “chegamos a velejar a 15 nós em algus pontos”, conta Cotrim.
“Após a Ponta do Boi mudou um pouco, mas ainda avançamos bem até novamente a entrada norte do Canal, quando encaramos uma falta total de vento e muita correnteza. Mas, ainda com essa condição, conseguimos chegar bem”, completou Mauro Dottori.
Fita azul e campeão da disputa final da Copa Mitsubishi, o Phoenix cruzou a linha de chegada, nas proximidades da Ponta das Canas, às 19h32’26”, completando a regata em 7h52’26”.
O segundo veleiro a cruzar a linha de chegada foi o 4Z Phytoervas, de Marcelo Bellotti, às 22h00’8″. Na sequência terminaram o Inaê Soto, às 2h39’40” e o Jazz, de John Julio Jansen, às 6h26’37”.
No tempo corrigido nenhuma mudança: Phoenix, em primeiro, 4z Phytoervas na segunda colocação, Inaê e Jazz, terceiro e quarto, foram os que completaram a prova.
Já na classe Bra-RGS A da final da Copa Mitsubishi 2024, o primeiro a cruzar foi o Kameha Meha, de Abertu Kunath, às 6h9’43”. A pouca diferença para o Beleza Pura 2, de Felipe Degan, que chegou às 6h13’38”, fez com que este último vencesse a regata no tempo corrigido. O Kameha Meha, conquistou, entretanto, a vitória na classe Clássicos.
Na terceira colocação da classe BRA-RGS A ficou o Bl3Urca, de Clauberto Andrade. Completaram a regata, ainda, o Morgazek, de Michelle D’Ippolito, o segundo na classe Clássicos, e o Aries, de Alex Calabria.
As equipes Blu 1, de Marcelo Ragazzo, My Boy, de Lars Muller e Malagueta, de Fabio Tenório, foram as três primeiras colocadas na BRA-RGS B.
A divisão C da BRA-RGS fez a regata que contornou a Ilha de Toque-Toque e a vitória ficou com oTáquion, de Humberto Diniz. Ricardo Zamboni, no comando do Triton, foi o segundo colocado.
Também correndo a regata de Toque-Toque, na classe C30 a vitória ficou com o Relaxa Building, de Tomás Mangabeira. Em segundo, o Bravo, de Jorge Berdasco, e na terceira colocação o Tonka, de Demian Pons.
Na RGS Cruiser, apenas dois veleiros completaram a prova: o João das Botas, da Marinha do Brasil, comandado por Paulo Donário, que venceu na classe, e o Kon Tiki, de Michael Downey.
Os veleiros da Classe HPE25 disputaram uma regata de percurso nos limites do Canal de São Sebastião, já que por suas características não podem fazer o contorno de Ilhabela.
O percurso para a classe era o contorno do farolete 4, que sinaliza a entrada do Canal de São Sebastião, ao sul, e depois terminar a regata no Farol da Ponta das Canas, extremo norte do Canal.
A equipe Ginga, de Breno Chvaicer, foi a primeira a concluir a regata, em pouco mais de duas horas, seguida do Crazy Phoenix, de Mari Lindenhayn. Em terceiro lugar, o veleiro Sibarita, comandado por Thiago Baraçal e tripulado pelos alunos da Escola de Vela de Ilhabela.
Patrocinadora master do evento, a Mitsubishi Motors há mais de duas décadas apoia a vela no Brasil.
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