Crianças do Velejar é Preciso mergulham com profissionais nas águas do Lago de Itaipu
Atividade aconteceu nesta sexta-feira (29), durante o segundo dia do Boat Show de Foz, em parceria com o centro de mergulho Pro Driver
Além de inserir centenas de crianças na prática da vela, o projeto Velejar é Preciso também oferece a elas outras experiências imersivas no mundo náutico, como a desta sexta-feira (29): uma sessão de mergulho nas águas do Lago de Itaipu. A ação aconteceu com o apoio do centro de mergulho Pro Driver, que levou mergulhadores profissionais para realizarem a atividade com os pequenos durante o Foz Internacional Boat Show 2024.
Cerimônia de abertura marca o início do Foz Internacional Boat Show 2024
Iniciativa do Grupo Náutica, JAQ afirma acordo com Itaipu Parquetec para barcos com hidrogênio verde
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Mais de 10 crianças participaram da iniciativa, sendo que muitas delas nunca haviam tido a experiência até então. Antes de mergulharem nas águas do Lago de Itaipu, todas receberam, além das técnicas básicas, as instruções sobre os imprescindíveis sinais não verbais usados durante a imersão total na água.
Entre os mergulhadores da Pro Driver que instruíram os pequenos estava Alessandro Miranda, que também é velejador. Ele se encantou pela superação e empolgação das crianças em aprenderem uma coisa nova, e acredita que atividades como essa podem formar novos mergulhadores.
Já veio bastante gente perguntar se ia ter mergulho para todo mundo. Só de ver o equipamento elas já se empolgam– Alessandro Miranda à NÁUTICA
Neste sábado (30), a experiência do mergulho com profissionais se estenderá aos visitantes do Foz Internacional Boat Show, das 15h até às 17h, no Iate Clube Lago de Itaipu.
O que as crianças acharam?
Se existia algum medo antes de mergulhar, ele sumiu. Mesmo com certa apreensão ao chegar ao fundo do Lago de Itaipu, Tiago Rodrigues, de 12 anos e aluno do Velejar é Preciso a cerca de 10 meses, adorou a experiência e disse que voltaria a realizá-la — até então, ele só tinha mergulhado em piscina.
Foi bem legal ver as algas lá no fundo do lago. Quando chega lá no fundo dá um pouquinho de medo, mas depois você já se acostuma e fica bem de boa– disse o garoto, que por ele, faria o mergulho todo dia
Felipe Augusto foi outro pequeno que encarou as simpáticas águas paranaenses, no palco do Boat Show de Foz. O garoto, que tem apenas 10 de idade, garantiu que não teve medo algum, e que “faria de novo”. Felipe é aluno do projeto desde 2023, e sonha em ser professor de vela — no próprio ICLI.
Velejar é muito divertido. Dá muito orgulho para mim e para minha família– disse Felipe Augusto
Há nove meses no projeto, Vinicius Satti sonha em ser um velejador profissional de sucesso — e está no caminho certo. O garoto de 13 anos experimentou o mergulho pela primeira vez na vida, achou que não conseguiria encarar, mas cumpriu sua missão.
Minha experiência foi muito incrível. Eu nunca tinha pensado que faria isso na minha vida, e agora eu fiz. É muito legal lá no fundo– contou Vinicius Satti
Amante da adrenalina, Mario Arimateia é outro rapaz que sonha em ser velejador quando crescer. A atividade, para ele, traz paz, e quer seguir praticando-a no futuro. O menino já tinha até nadado — mas nunca com equipamentos — , aprendeu os sinais corretamente e garantiu que convidaria os amigos para mergulhar também.
Por um futuro um pouco mais náutico
A ação no Lago de Itaipu teve apoio da Pro Driver, um centro de mergulho que atua em águas doces no rio Paraná e Rio Paranapanema. Para Fabio Santana, sócio proprietário da instituição, o intuito da atividade é despertar a paixão das crianças pela prática e destacar o potencial do lago.
Fábio conta que a ideia é fazer com que as crianças se tornem mergulhadoras certificadas, para que no futuro possam se tornar guias de mergulho local.
Temos condições de desenvolver tanto mergulho recreativo, quanto um mergulho exploratório. Temos aqui uma cidade submersa. No passado, uma população vivia aqui embaixo. A ideia é visitar esses pontos e verificar como ficou desenvolvido o ecossistema após o alagamento do reservatório– contou Fábio
Coordenadora do Velejar é Preciso, Edilma Patriota destacou a importância de inserir as crianças nos esportes náuticos. Para ela, esse tipo de iniciativa as torna cidadãos, e, se quiserem, no futuro, velejadores profissionais — como Andrey Godoy e Alan Godoy, velejadores profissionais que saíram do ICLI. Para ela, atividades como essa “abrem novas portas”.
Foz Internacional Boat Show 2024
A segunda edição do Foz Internacional Boat Show chegou! Com lanchas, pontoons, jets, motores, equipamentos e acessórios, o salão náutico paranaense atraca de 28 de novembro a 1º de dezembro no Iate Clube Lago de Itaipu, o “mar doce” da região.
Realizado no oeste do Paraná, o evento acontece sobre as águas doces de Foz do Iguaçu e conta com a 2ª edição do Congresso Internacional Náutica, test-drive de embarcações, atrações de vela, expedições de jet, campeonato de pesca e milhares de apaixonados pelo universo náutico nas águas navegáveis do Lago de Itaipu.
Além disso, o salão ocorre na região da tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, e pertinho das Cataratas do Iguaçu, uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo! O Foz Internacional Boat Show tem apoio do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Turismo e Viaje Paraná, da Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec.
Anote aí!
2º FOZ INTERNACIONAL BOAT SHOW
Quando: De 28 de novembro a 1º de dezembro de 2024
Onde: Iate Clube Lago de Itaipu (R. Inacio Reuter Sottomaior, 1020 – Jd Porto Dourado)
Horário: Das 15h às 22h
Mais informações: site oficial do Foz Internacional Boat Show
Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Tags
Relacionadas
Animal só foi encontrado sete vezes ao longo da história, o que o torna um verdadeiro enigma para a ciência
Americano realizou o feito em novembro de 2008, prometendo prêmio para quem a encontrasse; saiba o que ele escreveu
Região onde animais foram avistados é rodeada de mistérios, como cânions submarinos e hotspots de biodiversidade
Viagens no navio de 230 pés com capacidade para 38 hóspedes acontecerão a partir de 2026
Atração ficará disponível até domingo (8), promove sustentabilidade e traz atividades para todas as idades