Baleias jubarte surpreendem tripulantes de transporte aquaviário em Ilhabela; assista

Usuários do Aquabus flagraram os animais dando um show nas águas a poucos metros do catamarã usado no novo sistema público da cidade

09/07/2024
Imagem ilustrativa

São raras as pessoas que têm a oportunidade de se deparar, repentinamente, com baleias jubarte a poucos metros de distância, mas essa é uma experiência que os tripulantes do novo sistema aquaviário de Ilhabela — o Aquabus — podem contar, para todo mundo, que tiveram.

Em imagens registradas no mês passado, é possível ver os moradores da cidade fascinados com os animais que davam um show nas águas, próximos ao catamarã que exerce a função de transporte público.

Imagem ilustrativa

Diante dos saltos das baleias, os usuários do Aquabus de Ilhabela se reuniram à janela para acompanhar a cena. O vídeo, capturado pelo tripulante Theodoro Quaglia, foi publicado nas redes sociais da prefeitura e acumula quase cinco mil curtidas.

 

Confira abaixo!

 

Baleias não estão só em Ilhabela

De junho a novembro, os entusiastas por um encontro com esses gigantes do mar podem desfrutar da temporada de baleias em território brasileiro.

Imagem ilustrativa

Nessa época, os animais costumam sair das águas geladas da Antártica para se reproduzirem e terem seus filhotes nos mares quentinhos do Brasil. A viagem, de lá para cá, leva em torno de dois meses, já que mais de 4,5 mil quilômetros separam as regiões.

 

Diversos projetos ambientais promovem o avistamento de baleias, mas é importante destacar que existem regras e boas maneiras para se aproximar das espécies que abrilhantam as águas.


A prefeitura de Arraial do Cabo (RJ), por exemplo, lançou um guia com todas as informações necessárias para quem deseja encontrá-las, incluindo conteúdos sobre proibições e locais ideais para o avistamento.

Foto: Instagram @rafa.mesquita/ Reprodução

Assim como em Ilhabela, outros locais no litoral de São Paulo foram palco para registros impressionantes de baleias jubartes. Em maio, o fotógrafo Rafael Mesquita viralizou nas redes sociais ao fazer um flagra da espécie atravessando um enorme cardume de raias ticonha — cena que, conforme revelou à NÁUTICA, foi uma das mais inéditas que já fez.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Brasília Boat Show transformará a capital do país no epicentro do mercado náutico

    Primeira edição do salão no Centro-Oeste acontece de 14 a 18 de agosto, nas águas do Lago Paranoá; garanta seu ingresso!

    NX Boats desembarca nos EUA com sua maior lancha, a NX 50 Invictus

    Modelo de 50 pés com hardtop estreou recentemente em águas norte-americanas; estaleiro descreveu momento como “histórico”

    Professor larga tudo para dar volta ao mundo em veleiro de 8 metros

    Pelas redes sociais, Luke Hartley compartilha suas aventuras a bordo de uma 27 pés de 1976

    Mestra Boats exibirá grandes sucessos de 29 a 35 pés no Brasília Boat Show

    Estaleiro disponibilizará aos visitantes do evento náutico a Mestra 352 HT, seu maior modelo, e outros dois barcos bem resolvidos; confira

    No século 17, maior navio do mundo foi construído no Brasil e batizou o Aeroporto do Galeão

    Embarcação de guerra foi construída a pedido da coroa portuguesa, que buscava recuperar terras perdidas para a Espanha