Baleias jubarte surpreendem tripulantes de transporte aquaviário em Ilhabela; assista
Usuários do Aquabus flagraram os animais dando um show nas águas a poucos metros do catamarã usado no novo sistema público da cidade
São raras as pessoas que têm a oportunidade de se deparar, repentinamente, com baleias jubarte a poucos metros de distância, mas essa é uma experiência que os tripulantes do novo sistema aquaviário de Ilhabela — o Aquabus — podem contar, para todo mundo, que tiveram.
Baleia arrasta barco de pescador no RJ após ficar presa em cabo; veja
‘Cemitério’ no meio do oceano será última morada de estação espacial da NASA
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Em imagens registradas no mês passado, é possível ver os moradores da cidade fascinados com os animais que davam um show nas águas, próximos ao catamarã que exerce a função de transporte público.
Diante dos saltos das baleias, os usuários do Aquabus de Ilhabela se reuniram à janela para acompanhar a cena. O vídeo, capturado pelo tripulante Theodoro Quaglia, foi publicado nas redes sociais da prefeitura e acumula quase cinco mil curtidas.
Confira abaixo!
Ver essa foto no Instagram
Baleias não estão só em Ilhabela
De junho a novembro, os entusiastas por um encontro com esses gigantes do mar podem desfrutar da temporada de baleias em território brasileiro.
Nessa época, os animais costumam sair das águas geladas da Antártica para se reproduzirem e terem seus filhotes nos mares quentinhos do Brasil. A viagem, de lá para cá, leva em torno de dois meses, já que mais de 4,5 mil quilômetros separam as regiões.
Diversos projetos ambientais promovem o avistamento de baleias, mas é importante destacar que existem regras e boas maneiras para se aproximar das espécies que abrilhantam as águas.
A prefeitura de Arraial do Cabo (RJ), por exemplo, lançou um guia com todas as informações necessárias para quem deseja encontrá-las, incluindo conteúdos sobre proibições e locais ideais para o avistamento.
Assim como em Ilhabela, outros locais no litoral de São Paulo foram palco para registros impressionantes de baleias jubartes. Em maio, o fotógrafo Rafael Mesquita viralizou nas redes sociais ao fazer um flagra da espécie atravessando um enorme cardume de raias ticonha — cena que, conforme revelou à NÁUTICA, foi uma das mais inéditas que já fez.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Parada técnica do cruzeiro Villa Vie Odyssey rendeu a Gian Perroni e Angela Harsany um novo rumo além do programado roteiro mundial de 3 anos
Piloto brasileiro de F1 participou ativamente da construção de seus 3 barcos; um deles, Ayrton jamais conheceu
Novidade teve investimento de R$ 10 milhões e promete centro de eventos, bar rooftop e área vip na Marina da Glória
Essa será a primeira vez que um país africano receberá a competição, que acontece de 1º a 11 de maio de 2025; hexacampeão, Brasil briga por vaga
Animal só foi encontrado sete vezes ao longo da história, o que o torna um verdadeiro enigma para a ciência