Noite selvagem

Por: Redação -
24/03/2015

As últimas horas da quinta etapa da Volvo Ocean Race foram bem complicadas e perigosas para os atletas que navegam rumo ao Brasil. Passando pelo Oceano Antártico, as equipes foram obrigadas a fazer manobras e trocas de vela arriscadas na alta velocidade do vento de popa. Os veleiros ficaram literalmente colados na água. Apesar da complexidade dos movimentos, nenhum velejador saiu ferido. O brasileiro André ‘Bochecha’ Fonseca, integrante do Mapfre, participou das manobras.

“Quando o mastro ficou quase grudado na água eu sofri o maior susto da minha vida”, disse o repórter a bordo do Mapfre, Fran Vignale. “Tivemos que reparar velas e perdemos tempo com isso. Mesmo com o susto e as manobras, não perdemos muito tempo e conseguimos nos recuperar”.

O time do Dongfeng foi o primeiro a relatar a realização dessa manobra, chamada de jibe chinês. “Levou de duas a três horas para resolver a confusão, o barco estava todo de lado”, disse Yann Riou, repórter a bordo da equipe vermelha.

O comandante Charles Caudrelier relatou a experiência. “Curioso experimentar o meu primeiro jibe chinês em um barco chinês. Será uma história que contarei para todas as gerações, mas confesso que a noite passada foi um inferno. Ficamos deitados na água, com 40 nós de vento e 5 metros onda. Isso não é divertido. Estranhamente, no entanto, esta posição é muito calma e tranquila a bordo. Não temos o barulho usual e dá para se comunicar”.

A liderança da etapa cinco – entre Auckland e Itajaí – está nas mãos dos holandeses do Team Brunel. O Abu Dhabi é que está mais próximo deles. Em terceiro está o Team Alvimedica, seguido pelo Mapfre, Dongfeng e Team SCA.

Veja o vídeo da manobra “jibe chinês”:

 

Foto: Matt Knighton/Divulgação

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Criança de 11 anos encontra fóssil de ictiossauro pré-histórico, o maior réptil marinho que já existiu

    Com a companhia do pai e pesquisadores, garota ajudou a desvendar a vida marinha de 200 milhões de anos atrás

    Arquipélago de São Pedro e São Paulo, pedaço do Brasil mais próximo da África, ganha nova estação de pesquisa

    Construção substituirá a atual e garantirá a continuidade dos interesses nacionais na região rica em biodiversidade e história

    NÁUTICA Talks estreia com sucesso de público no Rio Boat Show 2024

    Mais de mil pessoas passaram pelo ciclo de palestras que ultrapassou a marca de 40 importantes nomes do setor

    Agora submersa, área na costa da Austrália pode ter abrigado até 500 mil pessoas no passado

    Paleocontinente de Sahul pode ter atingido os 390 mil km² e ter sido um local habitável antes de afundar

    Exclusivo e veloz: escuderia alemã entra no ramo náutico e lança barco elétrico que chega aos 85 km/h

    ABT Sportsline fechou parceria com a austríaca Marian para lançar 20 exemplares da lancha; valores chegam aos R$ 2,5 milhões