Barco compartilhado: confira 8 motivos para investir na modalidade
No modelo Flip Boat Club, você paga apenas uma parte do valor da embarcação, mas tem o privilégio de usá-la com exclusividade


Já pensou deixar as dores de cabeça de lado e aproveitar somente o que de melhor uma embarcação tem a oferecer — e ainda economizar? Isso é possível em um conceito já consolidado no mundo todo: a multipropriedade de embarcações (ou barco compartilhado). No Brasil, a Flip Boat Club é uma das pioneiras na modalidade, e aqui você confere o motivo — ou melhor, 8 deles.
Barco compartilhado: Flip Boat Club agora tem cotas de lanchas em seu portfólio
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Na multipropriedade, um bem — no caso, o barco — é dividido entre várias pessoas, que podem usá-lo de forma compartilhada — mas calma, você não vai precisar dividir um dia de lazer a bordo com alguém que não conhece. Até porque, na Flip Boat Club a propriedade é compartilhada, mas o uso é exclusivo.
Ou seja, dentro do seu período de uso, você pode utilizar a embarcação de forma particular. Nesse tempo, o barco é 100% seu — seja ele uma lancha ou um veleiro, ambos disoníveis no catálogo da Flip.
8 motivos para ter um barco compartilhado
Cotas
Os barcos da Flip Boat Club são divididos em 4 ou 6 cotas em lanchas e 8 cotas em veleiros. O uso entre os proprietários, por sua vez, fica dividido entre 45, 60 ou 90 dias por ano.
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São até 90 dias por ano para usar a embarcação, número mais do que suficiente — especialmente quando se leva em conta que usuários de barcos de lazer costumam pagar por 365 dias de posse, mas usufruem, de fato, cerca de 20 deles, conforme estimam especialistas e players do setor.
Além disso, cada proprietário pode ter até duas cotas no mesmo barco ou ainda cotas diversas em várias embarcações, de variadas localidades. Assim, de acordo com a empresa, o cotista pode navegar em diferentes regiões dentro da base dos barcos em que possui cotas.
Economia na aquisição e na manutenção do barco
Outro bom motivo para ter um barco compartilhado é que todos os custos — como seguro, manutenção, marina e o valor do próprio barco — são pagos de forma proporcional à quantidade de uso de cada cotista.
Em aquisições tradicionais, onde o proprietário adquire um barco sozinho, estima-se que os custos de manutenção anual girem em torno de 10% do valor de mercado do barco — e para iates ou embarcações maiores, esse número pode chegar a 15% ou mais.
Propriedade compartilhada, uso exclusivo
Apesar de a propriedade ser compartilhada, durante o período vigente do multiproprietário o uso é 100% exclusivo daquele cotista — o que dá toda a tranquilidade necessária para convidar familiares e amigos para dias de lazer sobre as águas.
Barco pronto para sair
Na data escolhida para usar a embarcação, o multiproprietário tem o conforto de encontrar o barco limpo, de enxoval montado e revisado por uma equipe de especialistas experientes para a viagem — é entrar e navegar, nada de precisar programar a famosa “geral” no barco antes do passeio. Quer melhor motivo para aderir ao barco compartilhado?
Reservas facilitadas por app
A Flip Boat Club possui um aplicativo com acesso exclusivo aos cotistas. Através dele, é possível consultar datas disponíveis para reservas e realizá-las online, na hora, de forma ágil, intuitiva e prática.
Possibilidade de venda da cota
Assim como qualquer patrimônio, na Flip Boat Club o multiproprietário pode, a qualquer momento, vender sua cota. E o melhor: esse processo, que muitas vezes é visto como burocrático, torna-se simples e seguro com o suporte completo da Flip.
A empresa oferece um pacote de serviços que inclui a divulgação e promoção da oferta, atendimento e qualificação dos interessados e mediação das negociações, além da formalização da transação com apoio jurídico e administrativo.
Ou seja, se em algum momento a multipropriedade deixar de fazer sentido para você, há uma saída prática e facilitada — especialmente porque o modelo de compartilhamento de barcos já é reconhecido mundialmente, com benefícios cada vez mais valorizados.
Renovação da embarcação
Na modalidade de lanchas — a mais recente da Flip Boat Club — os cotistas adquirem embarcações novas, com garantia direto dos estaleiros. Quando essa garantia estiver próxima do fim, o grupo tem a opção de renovar o barco, trocando por um novo modelo e pagando apenas a diferença de valor, conforme a tabela da fabricante
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Essa troca parte de tempos mínimos de uso da embarcação atual: 3 anos em lanchas da Mestra e 500 horas em embarcações da Sessa. Depois desse período, é possível trocar de barco por um preço especial — nada de ficar para trás!
Mais que um serviço, uma comunidade
Uma das premissas da Flip Boat Club é inserir seus clientes em uma comunidade — que, inclusive, é carinhosamente chamada de “Flippers”.


Nela, os multiproprietários participam de viagens para o avistamento de baleias, expedições internacionais, marcam presença em regatas importantes — como a Semana de Vela de Ilhabela e a Refeno — e têm acesso a clínicas de navegação. Afinal, navegar é também sobre somar milhas ao lado de quem também tem o mar como paixão!
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