“Copa do Mundo do Oceano” será sediada no Brasil em 2027
3ª Conferência da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável acontecerá no Rio de Janeiro


A cidade do Rio de Janeiro foi escolhida para sediar, em 2027, a 3ª Conferência da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, encontro tido como a “Copa do Mundo do Oceano”. A decisão foi feita durante a Assembleia da Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da UNESCO, que aconteceu dia 27 de junho.
Novas regras para reciclagem de barcos no Brasil preparam país para convenção internacional
Câmara aprova uso de água da chuva e do mar em prédios no litoral; entenda o que muda
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Mais de 2 mil especialistas de todo o mundo são esperados para o evento promovido no contexto da Década da Ciência Oceânica (2021–2030), proclamada pela Assembleia Geral da ONU, em 2017.
O encontro acontece a cada três anos e visa reunir cientistas, formuladores de políticas públicas, setor privado e sociedade civil para desenvolver soluções concretas para a saúde e a sustentabilidade dos oceanos. A primeira edição, em 2021, foi sediada pela Alemanha no formato virtual, enquanto a segunda, em 2024, aconteceu na Espanha. Em 2027, o destino será a cidade do Rio de Janeiro.
A proposta de sediar a “Copa do Mundo do Oceano” foi apresentada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) — ao qual o Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO) está vinculado — com apoio do Ministério das Relações Exteriores e co-organização do COI e da prefeitura do Rio de Janeiro.
Um evento desse porte significa que o assunto vai permear a nossa sociedade […] Nossa juventude vai conseguir entender melhor o que está se passando quando se fala em preservação e uso sustentável do oceano– destacou Segen Estefen, Diretor-Geral do INPO
Liderança brasileira na Década do Oceano
O Brasil se sagrou como o primeiro país a criar um comitê nacional para a Década da Ciência Oceânica. Ele encabeça mais de 30 ações e contribuições nacionais em iniciativas como igualdade de gênero, restauração de manguezais, reutilização de redes fantasmas e combate a microplásticos e toxinas marinhas.
Recentemente, o país se tornou o primeiro do mundo a incluir a educação oceânica no currículo escolar, no chamado “Currículo Azul”.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Embarcação concluirá volta ao mundo histórica com Aleixo Belov ao retornar a Salvador, de onde partiu em abril de 2025
Comportamento não natural pode estar relacionado a linha de pesca
Ela mostra os desafios da jornada junto a Juliano Leal no mini documentário "Entre duas Guerras". Prestes a completar 60 anos, Izabel ainda enfrentará o Drake rumo à Antártica
Iniciativa totalmente custeada pela iniciativa privada se tornará o maior parque urbano público da cidade. Saiba mais!
Batizada de Frauscher x Porsche 790 Spectre, embarcação foi desenvolvida em parceria com estaleiro austríaco e chega com motor de 400 kW




