É hoje! Na véspera da COP30, Grupo Náutica lançará JAQ H1, embarcação movida a hidrogênio

Com o lema "o barco que ensina, explora e transforma", navio revolucionário será apresentado mundialmente em Belém (PA), neste domingo (9)

09/11/2025
Navio JAQ H1, que será lançado neste domingo (9). Foto: Divulgação

Chegou o momento em que um dos projetos mais revolucionários do universo marítimo será apresentado aos holofotes mundiais. Neste domingo (9), às 17h, terá o lançamento do JAQ H1, barco movido 100% a hidrogênio e que vai ser exposto na COP30. O evento de escala global, que reúne autoridades de todo o planeta e quase 200 países em solo brasileiro, começa na segunda-feira (10) em Belém (PA).

Com o lema “o barco que ensina, explora e transforma”, o Grupo Náutica, liderado por Ernani Paciornik, em parceria com outros nomes de peso, atracará uma solução inovadora de 10 a 21 de novembro na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, um dos encontros mais importantes do mundo.

JAQ H1. Foto: Divulgação

A embarcação de 36 metros marca a primeira fase do projeto JAQ Hidrogênio, que será lançado com as suas operações (hotelaria) utilizando o poder da molécula. Porém, durante a COP30, por uma questão logística, o navio funcionará com baterias de lítio, tecnologia também de zero emissão de carbono, mantendo a proposta de navegação limpa e sustentável.

 

Tido como um avançado laboratório flutuante, o JAQ H1 será dedicado à promover educação ambiental e estudos dos biomas marinhos e fluviais, tornando-se o primeiro barco de explorações e pesquisas do mundo movido a hidrogênio verde — tudo isso com o equivalente a uma área de cerca de 400 m².

Após apresentar a embarcação aos olhos do mundo na véspera da COP30 e destacar as suas funcionalidades internas operando com hidrogênio, a empresa vai anunciar as próximas fases que culminam com o desenvolvimento do JAQ H2, um barco ainda maior, de 50 metros e 100% autossuficiente.

O futuro é agora

O projeto “verde” que será levado à COP30 com suas operações internas — de iluminação a serviço de bordo — em funcionamento com o hidrogênio, é sustentado por um grupo de parceiros estratégicos, uma aliança que demonstra a capacidade de curadoria e de articulação de seu idealizador, Ernani Paciornik.

Ernani Paciornik. Foto: Divulgação

A parceria une gigantes: a expertise em energia da Itaipu Parquetec à força industrial da GWM (chinesa automotiva) e da MAN (alemã de motores), as quais mitigam os riscos que paralisaram outros projetos de hidrogênio verde globalmente.

 

Também se aliam ao consórcio marcas de renome em design como a Artefacto, Café Orfeu e a Heineken, que vem revolucionando a forma de fabricar produtos com a utilização de energia limpa.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Precisa revestir seu barco? Laminados sintéticos da Agro Química estarão no Salvador Boat Show 2026

    Revestimentos com tratamento antifungo, antimofo e anti-UV serão destaques no estande da Kelson's no salão baiano

    Por dentro do novo iate de Messi! Veja detalhes e preço do catamarã de luxo

    Após deixar a seleção da Argentina, o capitão do Inter Miami encomendou um catamarã Sunreef 88 Ultima que poderá ser alugado

    Pisos e acessórios náuticos da Kapazi estarão no Salvador Boat Show 2026

    Com amplo catálogo de produtos, marca apresentará opções de revestimentos e acessórios no maior evento náutico da Bahia

    Brasil avança no turismo sustentável com 75 praias e marinas premiadas; veja lista completa

    Bandeira Azul reconhece 63 praias e 12 marinas brasileiras para a temporada 2026/2027

    Teste Ross SR 200 Vector: desempenho que surpreende!

    Com 150 hp na popa e 41 nós de velocidade máxima, a nova Ross SR 200 Vector prova que lancha de entrada também pode entregar muita emoção