Regata Escola Naval

Por: Redação -
29/05/2015

Tradicionalmente realizada no mês de outubro, a Regata Escola Naval, maior prova náutica da América Latina, chega à 70ª edição no próximo dia 13 de junho. A mudança no calendário tem uma razão especial: as comemorações pelos 150 anos da Batalha Naval do Riachuelo, evento militar decisivo ocorrido durante a Guerra da Tríplice Aliança. A 70ª Regata Escola Naval em comemoração aos 150 anos da Batalha Naval do Riachuelo deverá reunir na Baía da Guanabara cerca de 700 embarcações de diversas classes: Oceânicas, Monotipos, Escaleres, Catamarãs, Veleiros Rádio Controlados, Windsurf e Vela Adaptada. Juntamente com a Regata, haverá a 26ª Meia Maratona de Canoagem. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do Grêmio de Vela da Escola Naval (gven.org.br) ou no próprio dia da Regata, até às 11h, nos postos de inscrição montados na Escola Naval e nos clubes coirmãos.

Além da competição na água, a 70ª Regata Escola Naval em comemoração aos 150 anos da Batalha Naval do Riachuelo abrirá as portas da Ilha de Villegagnon para que o público possa participar de diferentes atividades gratuitas. Entre as atrações, haverá uma exposição sobre a Batalha do Riachuelo, atividades infantis com animadores e brinquedos (cama elástica, tobogã, mini parquinho e fazendinha), exposição do Corpo de Fuzileiros Navais e de material da Força Aeronaval, apresentações de música, dança e artes marciais. A organização espera receber cerca de 3 500 visitantes no dia do evento.

No dia 13, a primeira largada será dada às 8h30, com a realização da 26ª Meia-Maratona de Canoagem Oceânica. Às 9h, os competidores iniciam a Regata de Veleiros Rádio Controlados (Classe RG65) e, às 13h, será dada a largada para a principal competição do dia, a tradicional Regata a Vela, reunindo barcos de diferentes classes. Nesse mesmo horário, acontece a Regata de Veleiros Rádio Controlados (Classe IOM). A premiação dos vencedores da Regata a Vela será realizada no dia 26 de junho, durante uma confraternização na Escola Naval.

O evento está incluso no calendário de comemorações dos 450 anos da Cidade do Rio de Janeiro.

Foto Divulgação

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Marinha envia ao Rio Grande do Sul maior navio de guerra da América Latina

    Embarcação transportará carregamento focado em auxiliar as vítimas das enchentes que devastaram o estado

    Com 9 motores no Rio Boat Show, Mercury vê o salão como oportunidade de "desmistificar o setor"

    Marca apresentou equipamentos que foram dos 50 aos 600 hp, além de três opções elétricas

    Condomínio de luxo na Bahia com marina própria foi atração do Kiaroa no Rio Boat Show 2024

    Localizado na belíssima Península de Maraú, o empreendimento atraiu interessados em morar e investir no local

    No Rio, Yanmar exibiu motor de barco que atravessou o Atlântico em série de NÁUTICA

    Além do estande, fabricante japonesa apareceu em embarcações expostas no salão carioca

    ICMBIO levou Ilhas Cagarras, popular destino náutico do Rio, para dentro do Boat Show

    Rico em materiais visuais e informações, estande contou com a parceria do instituto Mar Adentro, Museu Nacional e projeto Ilhas do Rio