Mar de rosa


Não é montagem fotográfica. Nada a ver também com filme de ficção científica. As águas em tom cor-de-rosa do Lago Hillier, na Austrália, existem de verdade. E não são únicas no mundo. Nada menos que oito fascinantes lagos cor-de-rosa se distribuem em outros países, três em território australiano. Do Salina de Torrevieja, na Espanha, ao Masazirgol, no Azerbaijão; do Dusty Rose Lake, no Canadá, ao Retba, no Senegal. Nenhum, porém, tão fascinante como Hillier, que fica em Middle Island, a maior das ilhas e ilhotas que compõem o arquipélago de Recherche, no Oeste da Austrália. Separado do oceano por dunas de areia e uma densa floresta de eucaliptos, o lago rosa tem 600 metros de comprimento. A cor é permanente, mas fica mais visível nas estações secas do ano e não é tão perceptível para quem está no solo. Ela é causada por dois motivos: muito sal e algas. Explica-se: a água é infestada com uma microalga que adora comer sal. Ao se alimentar, essa alga produz um pigmento vermelho vibrante que deixa a água curiosamente rosada, quase uma piscina de leite Quik, da Nestlé.
Foto Tom Carey/Red Bull Content Pool/Divulgação
Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Separamos 11 fotos premiadas que arrancaram gargalhadas do público do Comedy Wildlife Photography Awards
Registro de 1949, gravado em um disco de plástico, revela em quase 1 minuto e meio o som emitido por uma baleia-jubarte
Segundo a fabricante holandesa U-Boat Worx, o modelo é o submersível privado mais rápido já construído, capaz de alcançar 300 m de profundidade
Evento que ocorrerá no São Paulo Yacht Club, na Represa do Guarapiranga, aceita inscrições até sexta-feira (3). Saiba mais!
Estreia do Grupo Okean no salão náutico carioca será marcada ainda pelo maior barco do evento: a Ferretti 1000. Encontro acontece de 11 a 19 de abril, na Marina da Glória




