Disputa acirrada

Por: Redação -
08/06/2015

O barco espanhol Mapfre é agora o quinto colocado na classificação geral da Volvo Ocean Race com 27 pontos perdidos. A zona do pódio está cinco pontos na frente, com Team Brunel e Dongfeng Race Team empatados. Ainda restam 14 pontos em jogo nas próximas duas etapas da Volta ao Mundo e o melhor desempenho é do Abu Dhabi Ocean Racing. A primeira começou neste domingo (7) entre Lisboa, em Portugal, e Lorient, na França. “Agora não temos que pensar só no pódio e sim em vencer”, disse André Fonseca do Mapfre, que ajudou seu time a vencer a regata local de Lisboa na véspera.

Antes da decisão de um júri independente da Federação Internacional de Vela (Isaf) que penalizou mais uma vez o Mapfre, o brasileiro André ‘Bochecha’ Fonseca explicou que a luta será contra o barco da Holanda. “A disputa com o Team Brunel é e continuará sendo acirrada. São duas equipes com um nível bastante alto, que contam com velejadores de muita experiência. As equipes estão determinadas a terminar a Volvo Ocean Race no pódio. Será difícil terminar em terceiro lugar, mas é totalmente possível”.

Para o brasileiro, a estratégia nas etapas mais curtas será não errar e velejar bem desde a largada. A oitava perna entre Portugal e França terá um pouco mais do que 600 milhas náuticas, uma distância que obriga as tripulações a tirar o máximo delas. “A gente precisa velejar bem, pois daqui pra frente qualquer erro pode nos colocar lá atrás. No entanto, se nosso time conseguir encaixar uma boa estratégia tem tudo para vencer. Outro fator que coloca mais pressão na regata será a igualdade entre as equipes. Com a entrada do Team Vestas Wind e a subida de produção do Team SCA, será difícil dizer quem é o favorito”.

André ‘Bochecha’ Fonseca reconhece, entretanto, que será difícil pegar o Abu Dhabi Ocean Racing, líder absoluto na classificação com 16 pontos perdidos – seis a mais do que o vice-líder Team Brunel. “É a equipe favorita ao título e que terminou quase todas as etapas no pódio. O barco é rápido e eles começaram a treinar muito antes”.

Líderes da Volvo Ocean Race, Ian Walker (GBR) e seus sete tripulantes do Abu Dhabi Ocean Racing partiram de Lisboa para a oitava etapa de olho nos adversários. Ele não quer errar para não ser surpreendido no final. “Eu já vi equipes perderem nos últimos segundos. Temos um longo caminho para ganhar a regata. Quando você pensa que já ganhou é onde começa a perder. Eu prefiro não olhar para o placar”, contou Ian Walker.

A oitava etapa marca também o retorno do Team Vestas Wind, barco da Dinamarca. A equipe perdeu a maioria das pernas após encalhar em um banco de areia na segunda etapa da Volvo Ocean Race.

Foto Ian Roman / Abu Dhabi Ocean Racing

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Travessia entre São Sebastião e Ilhabela ganha nova embarcação exclusiva para pedestres e ciclistas

    Catamarã de 29,5 metros de comprimento com capacidade para 370 passageiros passou por reforma e promete reduzir o tempo de espera em horários de pico

    Patrulha de jet: GCM apresenta motos aquáticas para reforçar fiscalização na orla de São Vicente

    Novos equipamentos, adquiridos por meio de emenda parlamentar, foram apresentados no último domingo (29)

    Globe 40: Barco Brasil parte de Recife rumo a Lorient, na França, em busca do 1º lugar na categoria

    Equipe que representa o Brasil na regata de volta ao mundo guarda histórico otimista para conquistar o 1º lugar entre os barcos Sharp e o 3º na classificação geral

    Búzios Sailing Week 2026 começa nesta quarta-feira (1º); evento ainda aceita inscrições

    Competição, que segue até o dia 5 de abril, terá classes ORC (Performance e Cruzeiro/Regata), BRA-RGS e RGS-Cruiser, além da presença de Torben Grael

    Procurando um jet? Modelos Kawasaki, Sea-Doo, Yamaha e Ventura estarão no Rio Boat Show 2026

    Ao todo, 17 modelos estarão expostos durante o salão náutico, que acontece de 11 a 19 de abril, na Marina da Glória