Atenção ao manete!

Por: Redação -
05/08/2015

Uma pilotagem abusiva afeta não só o motor, mas também o sistema de propulsão, que tem engrenagens e eixos muito bem sincronizados. Por isso, bruscas alternâncias de aceleração ou esforços contínuos em regime máximo causam desgastes ao conjunto. E não é só isso. Também a cabine e os porões sofrem uma barbaridade quando o casco é submetido a uma pilotagem mais “agressiva”, especialmente em dias de mar picado. Nessas ocasiões, as conexões elétricas e hidráulicas tornam-se vítimas frequentes dos solavancos. Fios se soltam, parafusos afrouxam e costumam surgir danos até em vasos sanitários. No porão, o problema é ainda mais sério. Com as pancadas no casco, braçadeiras e baterias tendem a afrouxar, gerando vazamentos e panes elétricas. Veja 5 dicas para evitar problemas assim:

1 – Não engate ou desengate o motor de maneira ríspida, para frente e para trás, se a lancha ainda estiver com bom avanço, porque isso força as engrenagens da rabeta e pode gerar danos sérios ao sistema de propulsão.

2 – Execute ações firmes (mas não com força) nos engates, especialmente no caso de motores de popa. Mas, se acionar os manetes com suavidade excessiva, as engrenagens também poderão sofrer desgastes, por falta de precisão nos engates.

3 – Aguarde alguns segundos até que o propulsor pare de girar em um determinado sentido, para, só então, engatá-lo no sentido oposto. Do contrário, você forçará as engrenagens do reversor.

4 – Cuidado para não acionar o trim de apenas um motor, quando operar um barco com dois. Isso sobrecarregará o outro motor e ainda fará o barco navegar desequilibradamente.

5 – Evite navegar com manetes em posições diferentes quando usar dois motores ao mesmo tempo. Isso gerará esforços e desgastes diferentes nos dois motores e complicará também as revisões de manutenção.

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Azimut Yachts atraca no Rio Boat Show 2024 com sucesso mundial de vendas

    Ao lado de outros quatro modelos elogiados, lancha de 62 pés é destaque no salão náutico

    Mistura de jet com inflável, barco ‘diferentão’ da Casarini Boats chega para atender a demandas do mercado

    C350 é o primeiro produto do novo estaleiro paulista e comporta cinco pessoas em design esportivo

    Zath Mariner estreia com venda no Rio Boat Show 2024 e destaca modelo de 32,8 pés como "além de seu tempo"

    Estaleiro carioca está no salão com duas lanchas e destaca pontos fortes da Zath 328 HT, exposta nas águas da Baía de Guanabara

    Benet Boat estreia no Rio Boat Show com boas opções de lanchas de entrada

    Modelos se destacam pelo valor mais acessível e cascos fortes, oriundos de embarcações de serviço da Compact Fibras

    Veja quem passou no lounge de NÁUTICA no 2º dia de Rio Boat Show 2024

    Espaço exclusivo da Revista Náutica contou com grandes nomes do setor na última terça-feira (29)