Olho no hélice
Se o motor é o coração do barco, os hélices podem ser considerados uma artéria importante deste órgão. Neste vídeo, Marcio Dottori dá dicas de como fazer a manutenção deles e quais cuidados ter para seu bom funcionamento.
É sempre importante fazer uma vistoria na embarcação antes de navegar. No hélice, a atenção começa pelas pás. Quando tortas ou amassadas, isso pode acarretar em problemas mais graves no motor, como por exemplo vibrações que desencadeam em problemas na engrenagem e vazamento de óleo. A maioria das pás com certo tempo de uso possuem algum tipo de desgaste nas pontas, muitas vezes por aproximação em fundo de areia. O que não pode acontecer é que esse desgaste afete no desenho das pás, daí então o hélice deverá ser corrigido.
O hélice deve ser retirado do motor para manutenção mais ou menos de seis em seis meses. É o tempo ideal para que a lubrificação seja reforçåda, evitando assim uma corrosão da engrenagem. Quando a corrosão age por muito tempo, o hélice praticamente gruda no motor, dificultando bastante na hora de tirá-lo para manutenção e lubrificação. No processo é importante verificar o retentor, que pode estar com linhas de pesca enroladas. As linhas podem pressionar o retentor e ocasionar vazamento de óleo e infiltração de água nas engrenagens internas, o que acarretaria em uma perda da rabeta. Em alto mar, perder o motor pode ser muito perigoso.
Quer conferir o passo a passo de como se retira o hélice para manutenção? Assista ao vídeo abaixo.
E por que a limpeza interna é tão necessária? Pois quando a graxa que estava no motor é limpa e uma nova lubrificação feita, você está automaticamente retirando o sal junto. A água do mar que entra na engrangem, faz com que o sal se acumule junto da graxa, que quando limpa evita corrosão e a colagem do hélice. Por isso, mesmo quando ainda haja uma lubrificação adequada quando a manutenção é feita, é sempre importante fazer a limpeza e depois lubrificar novamente.
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