Olho no hélice

Por: Redação -
25/12/2015
boat propeller in the river

Se o motor é o coração do barco, os hélices podem ser considerados uma artéria importante deste órgão. Neste vídeo, Marcio Dottori dá dicas de como fazer a manutenção deles e quais cuidados ter para seu bom funcionamento.

É sempre importante fazer uma vistoria na embarcação antes de navegar. No hélice, a atenção começa pelas pás. Quando tortas ou amassadas, isso pode acarretar em problemas mais graves no motor, como por exemplo vibrações que desencadeam em problemas na engrenagem e vazamento de óleo. A maioria das pás com certo tempo de uso possuem algum tipo de desgaste nas pontas, muitas vezes por aproximação em fundo de areia. O que não pode acontecer é que esse desgaste afete no desenho das pás, daí então o hélice deverá ser corrigido.

O hélice deve ser retirado do motor para manutenção mais ou menos de seis em seis meses. É o tempo ideal para que a lubrificação seja reforçåda, evitando assim uma corrosão da engrenagem. Quando a corrosão age por muito tempo, o hélice praticamente gruda no motor, dificultando bastante na hora de tirá-lo para manutenção e lubrificação. No processo é importante verificar o retentor, que pode estar com linhas de pesca enroladas. As linhas podem pressionar o retentor e ocasionar vazamento de óleo e infiltração de água nas engrenagens internas, o que acarretaria em uma perda da rabeta. Em alto mar, perder o motor pode ser muito perigoso.

Quer conferir o passo a passo de como se retira o hélice para manutenção? Assista ao vídeo abaixo.

E por que a limpeza interna é tão necessária? Pois quando a graxa que estava no motor é limpa e uma nova lubrificação feita, você está automaticamente retirando o sal junto. A água do mar que entra na engrangem, faz com que o sal se acumule junto da graxa, que quando limpa evita corrosão e a colagem do hélice. Por isso, mesmo quando ainda haja uma lubrificação adequada quando a manutenção é feita, é sempre importante fazer a limpeza e depois lubrificar novamente.

Veja tudo isso e muito mais na TV Náutica!

Inscreva-se no canal da TV NÁUTICA no youtube para não perder nenhum novo vídeo!

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira as palestras desta quarta-feira (1º) no NÁUTICA Talks do Rio Boat Show 2024

    Programação do dia terá bate-papos sobre aventura, travessia e meteorologia

    Azimut Yachts atraca no Rio Boat Show 2024 com sucesso mundial de vendas

    Ao lado de outros quatro modelos elogiados, lancha de 62 pés é destaque no salão náutico

    Mistura de jet com inflável, barco ‘diferentão’ da Casarini Boats chega para atender a demandas do mercado

    C350 é o primeiro produto do novo estaleiro paulista e comporta cinco pessoas em design esportivo

    Zath Mariner estreia com venda no Rio Boat Show 2024 e destaca modelo de 32,8 pés como "além de seu tempo"

    Estaleiro carioca está no salão com duas lanchas e destaca pontos fortes da Zath 328 HT, exposta nas águas da Baía de Guanabara

    Benet Boat estreia no Rio Boat Show com boas opções de lanchas de entrada

    Modelos se destacam pelo valor mais acessível e cascos fortes, oriundos de embarcações de serviço da Compact Fibras