É domingo!

Por: Redação -
19/10/2015
15_77696 © Th.Martinez / Sea&Co. ILE DE GROIX - FRANCE . 30 Sept 2015. IMOCA “MACSF” au large de l'ile de Groix (FRA), Bertrand De Broc (FRA) Skipper. Bertrand participera à la Transat Jacques Vabre 2015 à bord de “MACSF” avec Marc Guillemot (FRA), et en 2016 au Vendée Globe.

A Transat Jacques Vabre será mais uma regata oceânica internacional a desembarcar no Brasil. A partir do próximo domingo (25), 42 duplas partem da francesa Le Havre com destino a Itajaí (SC) para um percurso de mais de 10 mil quilômetros. Serão 84 velejadores de 11 países na disputa! A novidade desta edição é a primeira dupla brasileira na história da regata: Eduardo Penido e Renato Araújo competem a bordo do Zetra, veleiro da Class40, uma das quatro categorias da prova. “A responsabilidade é grande por ser a primeira equipe brasileira na história da Transat Jacques Vabre. Nosso plano é completar a regata em 20 dias ou mais”, disse Renato Araújo.

A França é o país sede da Transat Jacques Vabre e por isso tem o maior número de atletas com 66. Ícones da vela local como François Gabart, Charles Caudrelier, Pascal Bidégorry, Jean-Luc Nélias e Thomas Coville estarão na disputa com suas duplas. Os franceses são especialistas em provas oceânicas e investem bastante em campanhas em solitário ou em equipes. “Eu amo o mar! A emoção que a gente encontra nas regatas é o que me motiva”, disse Vicent Riou, atual campeão e integrante do PRB na classe IMOCA.

Além de França e Brasil, a regata terá representantes de Grã-Bretanha, Estados Unidos, Espanha, Canadá, Hungria, Suíça, África do Sul, Itália e Austrália. Os barcos devem chegar na cidade de Itajaí a partir da primeira semana de novembro. O município de Santa Catarina também recebeu a Volvo Ocean Race em abril de 2015.

A maior travessia do Atlântico

Em 25 de outubro, na França, largarão quatro classes divididas entre monocascos e multicascos. Por ordem de tamanho, a Class40 (veleiros de 40 pés) contará com 14 duplas, a Multi50 (50 pés) terá 4, a IMOCA (60 pés) terá 20 e a Ultime (barcos de até 102 pés) outras quatro duplas. Ao todo, serão 84 velejadores ao longo da mais extensa travessia transatlântica.

A Transat Jacques Vabre, regata que é disputada em duplas, larga sempre da cidade portuária de Le Havre, na Normandia, com destino a um país produtor de café, característica que lhe rendeu o apelido de “Rota do Café”. Já tendo passado por cidades como Cartagena (Colômbia), Puerto Limon (Costa Rica) e Salvador (BA) em 11 edições, essa será a segunda vez que a competição terá a cidade catarinense como chegada. Em 2013, a regata reuniu mais de 590 mil visitantes nas duas Vilas da Regata (Le Havre e Itajaí).

Foto: Divulgação

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingwww.nautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Gasolina Podium e Diesel Verana serão produtos de destaque no Rio Boat Show 2024

    Marca de combustíveis náuticos premium terá estande interativo na Marina da Glória e será parceira do NÁUTICA Talks

    Confira um compilado com os mais de 60 barcos que estarão nas águas do Rio Boat Show 2024

    Iate, veleiros, catamarãs, lanchas e botes estarão atracados na Baía de Guanabara, de 28 de abril a 5 de maio

    Porsche exibe carros esportivos de luxo no Rio Boat Show 2024, incluindo sedã híbrido

    Com dois modelos, especialista em carros de luxo terá estande no famoso Espaço dos Desejos

    NÁUTICA Talks: em clima de Olimpíadas, CBVela explica sucesso do Brasil na vela

    Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela, e Luiz Guilherme, head de marketing da confederação, falarão sobre o tema no Rio Boat Show

    No NÁUTICA Talks, Guilherme Guimarães conta porque ilha no Caribe tornou-se o paraíso dos brasileiros

    Recifense que mora no local há mais de 20 anos vai contar tudo que quem pretende ir à ilha precisa saber; palestra acontece dentro do Rio Boat Show 2024