Centenário

Por: Redação -
22/02/2016

Para homenagear as vítimas do naufrágio do transatlântico Príncipe de Astúrias, que completa 100 anos no dia 5 de março deste ano, a Prefeitura de Ilhabela, em parceria com a Marinha do Brasil, a Marina Igararecê,  o Yacht Club de Ilhabela, a SPORTMAR Empório Náutico e a Sociedade de Amigos da Marinha do Litoral Norte (SOAMAR), realizará um evento com a participação de várias embarcações que formarão um comboio partindo da Marina Igararecê e do Yacht Club de Ilhabela, em direção à Ponta de Pirabura. No local do naufrágio, próximo à costeira, sob a qual repousa o casco soçobrado do Príncipe de Astúrias, será lançada uma coroa de flores em homenagem aos náufragos.

Ainda, como parte dos eventos que marcam o centenário, será lançado o livro “Ilhabela – Príncipe de Astúrias – Um Mistério Entre Dois Continentes”, de Jeannis Michail Platon. Baseado em investigações e no depoimento do neto de um dos sobreviventes – que estará presente na cerimônia –, o livro traz informações inéditas sobre a história, além de revelar importantes acontecimentos que antecederam o misterioso naufrágio.

Na madrugada do dia 5 de março de 1916, Príncipe de Astúrias – que era um dos mais modernos navios de sua época -, chocou-se contra a laje submersa da Ponta de Pirabura, na costa leste de Ilhabela. Depois do impacto, em apenas cinco minutos, o navio foi a pique, ceifando a vida de centenas de passageiros e tripulantes, muitos sepultados no fundo do mar, tornando esta uma das maiores tragédias marítimas do mundo.

Foto: Reprodução

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

 

 

 

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Cercado por água e floresta, resort flutuante na Tailândia só é acessado de barco

    Composto por 32 cabanas, espaço oferece atrações que vão de canoagem a safári e conta com restaurante em jangada

    Metalu foi responsável por estruturas flutuantes do Rio Boat Show 2024

    Marca é especialista no desenvolvimento, fabricação e instalação de soluções em alumínio para píeres e passarelas há mais de 45 anos

    Empresa planeja plantar 100 milhões de árvores de manguezais na costa de Dubai

    Batizada de Dubai Mangroves, ideia da Urb visa proteger a cidade da erosão e do aumento do nível do mar

    Histórico de luxo e cenário paradisíaco: ilha entre a Escócia e a Irlanda do Norte está à venda por R$ 15 milhões

    Local conta com sete casas, praias de tirar o fôlego, um farol e até heliporto

    Conheça o La La Land, superiate com dois cinemas, duas adegas e duas piscinas

    Embarcação de 44 metros de comprimento atrai olhares por oferecer recursos que só costumam estar presentes em megaiates